Destaque
Vestibular Unesp 2025 divulga a consulta de local de prova da primeira fase
A 1ª fase do Vestibular Unesp 2025 será realizado em 15 de novembro (feriado nacional), em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br) a consulta de local de prova da primeira fase do Vestibular 2025, com 64.851 candidatos e 6.596 vagas. O exame será realizado em 15 de novembro (feriado nacional), em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo e ainda em Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR e Uberlândia/MG.
A primeira fase da Unesp terá duração de 5 horas e será composta por 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias. A prova poderá conter questões interdisciplinares.
O calendário do Vestibular Unesp 2025 prevê publicação do resultado da primeira fase em 2 de dezembro, aplicação da segunda fase em 8 e 9 de dezembro (domingo e segunda-feira) e divulgação do resultado final em 31 de janeiro de 2025. O calendário completo está disponível no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para a modalidade Enem-Unicamp 2025
As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de novembro de 2024, pela internet, com pagamento da taxa até o dia 29/11.
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2025. As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente pela página eletrônica da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/enem-2025/), no período de 1º e 25 de novembro de 2024. Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e recolher o valor da taxa de inscrição, no valor de 40 reais. O pagamento poderá ser realizado até o dia 29 de novembro. Candidatos inscritos no Vestibular Unicamp 2025 com isenção da taxa estão isentos para o processo Enem-Unicamp. O Edital com as regras do processo já está disponível na página eletrônica da Comvest.
São oferecidas 345 vagas, destinadas a três segmentos de inscrição: candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais); candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 31 vagas reservadas a pessoas com deficiência. A lista de cursos e vagas está disponível no Edital. É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar sua pontuação considerando-se exclusivamente a edição do Enem de 2024.
Candidatos que tenham cursado algum período do ensino médio em instituição privada, ainda que na condição de bolsista, não podem concorrer às vagas da modalidade Enem-Unicamp, exceto os candidatos optantes pela reserva de vagas para PCDs. Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não podem concorrer na modalidade Enem-Unicamp.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão preencher o campo específico de autodeclaração no formulário de inscrição e, caso convocados, deverão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos, para validação da autodeclaração. Os optantes pelas vagas indígenas deverão apresentar a documentação exigida pelo Edital, durante o procedimento de matrícula.
Candidatos com deficiência
Candidatos que desejam optar pelas cotas para PCDs precisarão comprovar, por meio da documentação exigida, atenderem ao perfil estabelecido no Edital do processo. O documento médico deverá:
-ter sido expedido no prazo máximo de cinco anos a contar da data de início da inscrição, por um especialista na área.
-conter a descrição da deficiência e o Código Internacional de Doenças (CID) ou Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF), referente à deficiência devidamente detalhada e justificada pelo(a) profissional.
-ser preenchido com letra legível, pelo especialista na área, e conter sua assinatura e carimbo, com o respectivo registro no CRM e/ou no conselho de classe, sob pena de ser considerado documento inválido.
A análise dos documentos médicos apresentados será realizada por uma junta de especialistas designada pela Comvest, com a participação da Diretoria Executiva de Apoio ao Estudantil e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos. O resultado da análise será divulgado na página da Comvest no dia 06 de janeiro de 2025.
Para a reserva de vagas para PCDs, as deficiências serão consideradas conforme caput do art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 12.764/2012 (Transtorno do Espectro Autista), o § 1º do art. 5º do Decreto Federal nº 5296/2004, o art. 4º do Decreto nº 3.298/1999 e o previsto na Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça.
Provas e convocação
As provas do Enem são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.
Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do Vestibular Unicamp 2025, cuja primeira convocação será no dia 24 de janeiro de 2025, para matrícula online nos dias 27 e 28 de janeiro de 2025.
Múltiplas Inscrições
Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2025 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp, Vestibular Indígena, modalidade Vagas Olímpicas e Provão Paulista). Na época das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular 2025 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular. Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular 2025 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção, no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o(a) candidato(a) será excluído(a), automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito(a) no mesmo curso, seja convocado(a) em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Saiba como utilizar a nota do ENEM no Vestibular de Verão Mauá 2025!
O Exame Nacional do Ensino Médio pode ser utilizado para ingresso no Instituto Mauá de Tecnologia; inscrições vão até 02 de dezembro e possui taxa de R$ 120 (por processo).
O ENEM 2024 ocorre em 3 e 10 de novembro. E a Mauá considera a nota das edições anteriores para ingresso por meio do Vestibular de Verão!
Você tem a opção de ingressar com a nota obtida das edições de 2021, 2022 ou 2023, numa das melhores IES do País que oferece cursos de Graduação em Administração, Relações Internacionais, Arquitetura e Urbanismo, Design, 9 Engenharias, Ciência da Computação, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Sistemas de Informação.
Para isso, basta se cadastrar na página do Vestibular e escolher o ano. Por meio de seus dados, o sistema terá acesso à nota e você concorrerá com os demais candidatos.
Bolsas de Estudo
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Segundo o regulamento do Edital de Verão 2025, a Mauá oferecerá 60 bolsas de estudo: 20 integrais e 40 parciais de 50%. Dessas, serão dedicadas ao ingresso via ENEM:
– 05 (cinco) bolsas integrais para os candidatos mais bem classificados por essa forma de ingresso, independentemente da sua primeira opção de curso;
– 05 (cinco) bolsas parciais de 50% (cinquenta por cento) para os candidatos mais bem classificados por esse processo, a partir da 6.ª posição, independentemente da sua primeira opção de curso.
A classificação dos candidatos da forma de ingresso ENEM será realizada segundo uma lista única de classificação que ordena todos os candidatos de todos os cursos na ordem decrescente da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio — edições do ENEM de 2021, 2022 ou 2023, calculada com a média aritmética das notas obtidas em cada uma das seguintes áreas de conhecimento — Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação — com o mesmo peso entre elas.
Se você busca um ambiente que prepare você para os desafios do mercado global e estimule a inovação por meio Criatividade, Negócios e Tecnologia, a Mauá é o lugar ideal. Venha fazer parte dessa jornada de inovação e transformação!
Inscreva-se em: maua.br/vestibular
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Mackenzie 2025.1 recebe inscrições até 18 de novembro
A prova está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido.
O sonho de se tornar Mackenzista está cada vez mais perto. A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que foi eleita a Melhor Universidade Privada de São Paulo, de acordo com a Folha de S.Paulo, abriu as inscrições para o Vestibular 2025.1. O período para se inscrever no vestibular vai até o dia 18 de novembro.
Vestibular Mackenzie 2025.1
Em casos de dúvidas, o edital já está disponível para consulta. Nele é possível obter informações sobre quais cursos cada campi oferece, quantas vagas são ofertadas por curso, qual o modelo da prova, documentos necessários para a realização da prova, entre outros.
A prova está marcada para os dias 27 e 28 de novembro, de acordo com o curso escolhido. O Mackenzie também aceita a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos três anos (2021,2022 e 2023).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Seu sonho começa aqui, inscreva-se e venha fazer parte da família Mackenzie!