Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular UEMG 2025: inscrições serão abertas no final de novembro
As provas do VESTIBULAR UEMG 2024 serão realizadas em janeiro de 2025.
A Comissão Permanente do Vestibular da UEMG (Copeve) informa aos interessados que até a segunda semana de novembro será divulgado nesta página o edital do VESTIBULAR UEMG 2024, contendo todas as informações para participação no processo seletivo, incluindo cursos e vagas disponíveis, documentos exigidos e cronograma das etapas.
Enquanto isso, antecipou duas datas relevantes:
– 27/11/2024 – previsão da abertura das inscrições,
– 12/01/2025 – previsão da realização das provas de Conhecimentos Gerais
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Ainda que essas datas tenham sido divulgadas pela Copeve, poderão sofrer alterações, então é necessário aguardar a publicação do edital para se certificar.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase do Vestibular da Fuvest?
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17). Veja quando sai a convocação para a próxima fase.
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17) e registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. No ano passado, a taxa foi de 8,68%. Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase?
Confira abaixo a programação divulgada pela Fuvest:
- 2 de Dezembro de 2024 – Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase
- 9 a 12 de Dezembro de 2024 – Provas de Competências Específicas – Música (São Paulo e Ribeirão Preto)
- 15 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Português e Redação
- 16 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade de Medicina de Petrópolis obtém nota máxima em relatório de comissão avaliadora do INEP/MEC
As inscrições para o vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis terminam nesta terça-feira, 19 de novembro.
A Comissão de Avaliação do INEP/MEC concedeu à Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) nota máxima no processo de recredenciamento institucional. A avaliação foi feita na última semana, de 11 a 13 de novembro, com verificação das instalações do campus e dos cenários de prática externos – Ambulatório Escola, Unidades de Saúde da Família e Hospital de Ensino Alcides Carneiro, além de reuniões com funcionários, alunos e professores.
“O relatório evidencia tudo aquilo pelo que trabalhamos no nosso dia a dia: a busca constante pela excelência e o cuidado que temos com tudo aquilo que envolve essa missão. Ver que os avaliadores conseguiram perceber todo o amor que funcionários, docentes e discentes têm por essa instituição nos dá mais força para seguirmos em frente, superando cada obstáculo e celebrando cada vitória”, frisou a Reitora da UNIFASE e Supervisora Geral da FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, lembrando que a FMP tem como principal diferencial a relação próxima com o SUS.
“Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, o médico pediatra Álvaro Veiga lembrou que, ao longo dos quase 60 anos de história, a Faculdade de Medicina de Petrópolis já formou mais de 5 mil médicos que hoje atuam dentro e fora do país. “A FMP tem uma relação muito próxima com o sistema público de saúde, iniciada antes mesmo da criação do SUS. Formamos médicos para que tenhamos um sistema melhor e mais qualificado, para que as pessoas tenham acesso a assistência humanizada e de qualidade”, frisa, lembrando que, nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia permite uma vivência ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho.
Inscrições para o vestibular da FMP terminam nesta terça-feira, dia 19
As inscrições para o vestibular da Faculdade de Medicina de Petrópolis terminam nesta terça-feira, 19 de novembro. As provas serão no dia 24 de novembro. Informações e inscrições no site da instituição: www.unifase-rj.edu.br. Contato com a equipe de Relacionamento pelo telefone (24) 2244-6471.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para o Vestibular de Verão da UEM terminam nesta terça-feira (19)
Ao todo, o Vestibular de Verão 2024 oferta 489 vagas para ampla concorrência e 403 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).
O período de inscrições para o Vestibular de Verão 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) termina nesta terça-feira (19). É a última chance para candidatos de todo o Brasil se inscreverem no processo seletivo, que oferta 892 vagas de graduação para ingresso na UEM em 2025.
Para realizar a inscrição, basta acessar o site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou o App Vestibular UEM, selecionar o concurso Vestibular de Verão 2024 e prosseguir com o preenchimento do formulário de inscrição. Obrigatório para a confirmação da inscrição de candidatos não isentos, o pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuado até quinta-feira (21).
A divulgação do edital com a relação de inscrições homologadas e não homologadas ocorre a partir de sexta-feira (22). Mais orientações estão disponíveis no edital de abertura e no Manual do Candidato do Vestibular de Verão 2024.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Ao todo, o Vestibular de Verão 2024 oferta 489 vagas para ampla concorrência e 403 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD). As 892 vagas do concurso estão distribuídas entre mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, lotados no câmpus sede, em Maringá, e em outros cinco câmpus regionais da instituição – Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.
A prova do Vestibular de Verão 2024 será realizada em 12 de janeiro de 2025, com aplicações nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.
Neste domingo (24), porém, candidatos ao curso de graduação em Música prestam a prova de habilidades específicas. A avaliação é presencial e será realizada no Bloco B33, localizado no câmpus sede, em Maringá.
Novidades
Uma das principais novidades do processo seletivo diz respeito ao calendário acadêmico: após seis anos, o calendário da UEM voltará a coincidir com o calendário civil – o próximo ano letivo terá início em março e término em dezembro de 2025. Portanto, os aprovados no Vestibular de Verão 2024 ingressarão na Universidade com o calendário já ajustado.
Outra inovação é que o Vestibular de Verão oferta vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM – Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.
Além disso, cursos já ofertados pela instituição serão desenvolvidos em novos turnos. É o caso da graduação em Música, no câmpus Maringá, que terá aulas em período matutino. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ambas do CAU, em Umuarama, passarão a ser ofertados no período noturno.
Também seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes – os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área.
Desde os últimos processos seletivos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas – no Vestibular de Inverno 2024, por exemplo, 99,36% das vagas tiveram candidatos aprovados.
Outras alterações referem-se à pontuação da prova. A redação passou a valer 120 pontos, e alguns itens que zeravam a redação foram retirados. Além disso, o candidato que não pontuar nas questões objetivas, ainda assim, terá seu texto avaliado. A desclassificação automática só ocorrerá em caso de falta ou nota zero na redação.
Mais informações sobre o processo seletivos estão disponíveis no site do Vestibular de Verão, bem como no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível consultar a Secretaria Virtual da CVU.