Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular de Verão UPF: conheça os oito cursos que são novidade para 2024

As graduações são oferecidas nas modalidades presencial e híbrida, em toda a estrutura multicampi da UPF

Publicado

em

Vestibular de Inverno UPF 2022 resultado

Sempre atenta às demandas do mercado, a Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou oito novos cursos de graduação para o Vestibular de Verão 2024. Os cursos se destacam por proporcionar uma formação completa aos futuros profissionais, possibilitando a utilização de diversos espaços de aprendizagem durante a trajetória acadêmica. As graduações são oferecidas nas modalidades presencial e híbrida, em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Conheça os diferenciais dos cursos e as possibilidades de atuação:

Alimentos (CST) – Híbrido

Os profissionais formados no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos poderão trabalhar nas diferentes etapas da transformação e distribuição de alimentos, em conformidade com as exigências atuais de inovação tecnológica. Durante a formação, o estudante desenvolve habilidades necessárias para analisar quimicamente as matérias primas agropecuárias, desenvolver produtos alimentícios em consonância com as necessidades de saúde e bem-estar do consumidor, controlar a qualidade durante os processos produtivos industriais, visando a segurança do alimento, atuar na indústria de alimentos ou em instituições de pesquisa na temática de ciência e tecnologia em alimentos, inovar na área de alimentos, através da criação de seu próprio negócio na área de alimentos, contando com o apoio do ambiente de inovação do UPF Parque Científico e Tecnológico.

Automação Industrial (CST) – Híbrido

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com rápida formação e inserção no mercado de trabalho, o Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial prepara o estudante para desenvolver atividades na área tecnológica da automação industrial, solucionar questões do setor de manufatura e garantir qualidade e produtividade aos processos da área de atuação. A grade curricular alia conteúdos teóricos e práticos e possibilita que, ao final do curso, o profissional saia apto para projetar e gerenciar sistemas de instalação e controle, supervisionar, implantar e operar redes industriais, sensores e atuadores presente nos processos, além de realizar vistorias, perícias, emitir laudos e pareceres técnicos.

Design de Interiores (CST) – Híbrido

Com diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, o curso de Design de Interiores desenvolverá o futuro profissional para realizar pesquisa de tendências, planejar, desenvolver e gerenciar projetos de interiores com o uso de materiais e recursos sustentáveis, bem como desenhar, representar e expressar o projeto de interiores graficamente de forma bi e tridimensional, elaborando maquetes e modelos volumétricos com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica, além de avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação. A formação possibilita ao profissional atuar em construtoras, empresas de decoração, escritórios de Design e Arquitetura, indústria de mobiliários, lojas do ramo, entre outros espaços.

Energias Renováveis (CST) – Híbrido

Com a elevação da demanda por energia, o setor do agronegócio é considerado um mercado potencial para alavancar o crescimento de sistemas de geração distribuída para produtores rurais, principalmente com a instalação de painéis fotovoltaicos. Com isso, o curso estabelece a sua relevância diante da necessidade de impulsionar o potencial para a geração de energias renováveis a partir da formação de profissional para atender o setor produtivo local. Durante o curso, o estudante irá conhecer as principais fontes de energias renováveis e ao final da graduação estará habilitado para empreender e gerir sistemas de energias renováveis, projetar, instalar, operar e manter sistemas residenciais, comerciais e industriais baseados em energias renováveis (eólica, solar, hidráulica, biocombustíveis, biomassa, bem como outras fontes emergentes).

Engenharia Biomédica (B) – Presencial

O curso habilita o profissional a projetar e desenvolver equipamentos médicos e tecnologias inovadoras, fabricar dispositivos eletrônicos para diagnósticos, tratamento e prevenção de doenças, otimizar sistemas e processos diagnósticos ou terapêuticos. Durante o curso, o estudante utiliza de toda a estrutura de laboratórios e espaços de formação da Universidade e após a conclusão está apto a atuar em todos os níveis da interface Engenharia e Saúde.

Gestão Ambiental (CST) – Híbrido

O curso de Gestão Ambiental forma o profissional que irá atuar no planejamento e na gestão ambiental aplicada em empresas públicas ou privadas. Com rápida formação, o profissional sai preparado para realizar análises químicas e físico-químicas ambientais, coordenar equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental, vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação, planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, medidas mitigadoras, de recuperação de áreas degradadas e de licenciamento ambiental, além de elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos, controle e monitoramento ambiental.

Gestão da Qualidade (CST) – Híbrido

Por meio de conhecimentos tecnológicos obtidos durante o curso, os profissionais formados em Gestão da Qualidade irão contribuir e atender a demanda para o aperfeiçoamento das indústrias locais e regionais. O profissional pode atuar em planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, empresas em geral (indústria, comércio e serviços), órgãos públicos, institutos e centros de pesquisa e ensino. Entre os diferenciais do curso está um currículo flexível e conteúdos feitos em módulos, que oportuniza ao acadêmico a escolha das disciplinas de acordo com o tempo e horário disponíveis.

Gestão de Recursos Humanos (CST) – Híbrido

O curso capacita o egresso a planejar e aplicar políticas e práticas de recursos humanos, promovendo a aprendizagem técnica e o desenvolvimento comportamental para interagir e modificar a cultura organizacional de onde estiver inserido, colaborando com a obtenção de um clima organizacional propício à produtividade e ao bem-estar. A atuação no mercado de trabalho está voltada para diagnosticar e realizar o desenvolvimento de ações de implementação de políticas e práticas de gestão de pessoas, trabalhar com as rotinas de departamento de pessoal, executar atividades de recrutamento e seleção para organizações, diagnosticar necessidades de treinamento e desenvolvimento, formular e executar os seus respectivos programas, além de sugerir estruturas de remuneração e recompensas alinhadas estrategicamente à organização.

Construa sua trajetória profissional na UPF

O Vestibular de Verão da UPF está com inscrições abertas para cursos presenciais e híbridos em Passo Fundo e em toda a estrutura multicampi (Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade). Os candidatos devem se inscrever no site upf.br/ingresso até o dia 28 de novembro. É possível escolher uma das três formas de seleção: prova presencial, nota de redação do Enem ou prova de redação on-line.

Na UPF, os estudantes têm a possibilidade de trilhar sua própria trajetória acadêmica, se inserindo em diferentes atividades e projetos que ampliam seu conhecimento e experiências e os ajudam a construir uma importante rede de contatos. Quer conhecer todos os cursos oferecidos? Acesse upf.br/ingresso/cursos.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica

Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.

A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.

Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.

As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares

Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

Publicado

em

por

Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.

Novas obras

Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.

Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.

Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027

*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas

Autores Obras
Ailton Krenak A vida não é útil
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Caio Fernando Abreu Morangos mofados (Contos escolhidos)*
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Conceição Evaristo Olhos d’água
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028

Autores Obras
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029

Autores Obras
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias
Cruz e Souza Broquéis
Maria Benedita Bormann (Délia) Lésbia
Olinda Beja Chá do príncipe

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unifeso abre inscrições para Vestibular de Medicina com dupla chance de ingresso

O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.

Publicado

em

por

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) abriu inscrições para o Vestibular de Medicina 2025.2, oferecendo aos candidatos a oportunidade de ingresso por duas modalidades distintas: prova de vestibular presencial e o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.

O candidato pode optar pelo ingresso por meio do Vestibular (prova), que oferece 20 vagas, ou pelo aproveitamento da nota do Enem (edições entre 2020 e 2024), também com 20 vagas. Caso o candidato opte pela nota do Enem e não seja aprovado nesta modalidade, ele ainda poderá realizar a prova do vestibular e concorrer a uma das vagas disponíveis.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio pelo site https://medicinaunifeso.com.br . A taxa de inscrição é de R$ 400, podendo ser paga via boleto ou cartão de crédito. Lembrando que o registro de interesse no aproveitamento do Enem deve ser feito até o dia 6 de maio.

Prova Presencial

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A prova será presencial, aplicada no dia 1º de junho, no horário das 9h às 13h30, e os candidatos poderão optar pelas cidades de Teresópolis, Niterói, Nova Friburgo, Maricá, Rio de Janeiro ou Saquarema.

O vestibular contará com uma prova objetiva composta por 60 questões de múltipla escolha, totalizando 60 pontos, além de uma prova de redação, valendo 40 pontos.

Candidatos que necessitem de atendimento especial para a prova devem entrar em contato pelo e-mail [medicinaunifeso@econrio.com.br] dentro do prazo estabelecido no edital.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem acessar o site medicinaunifeso.com.br.

 

Continue lendo