Destaque
Vestibular de Verão 2022: pioneiro, curso de Relações Internacionais da PUC-SP está entre os melhores do Brasil
O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019

Pioneiro no Brasil, o curso de Relações Internacionais da PUC-SP é considerado o melhor do país entre as universidades privadas, segundo o Ranking Universitário Folha 2019.
Com uma grade curricular atualizada e multidisciplinar, proporciona ao estudante formação humanista, senso crítico e capacidade analítica aguçada, o que lhe garante um perfil profissional flexível, capaz de compreender os principais fenômenos da política internacional.
“O internacionalista pode atuar em diferentes âmbitos do setor privado, público ou terceiro setor, direta ou indiretamente, conectados a questões do cenário internacional. Este profissional costuma ser procurado por sua habilidade em analisar cenários complexos de múltiplos fatores e detectar oportunidades diante de mudanças. Mesmo diante da atual situação econômica, aprovamos cotidianamente estágios de nossos alunos em condições de boa colocação profissional”, afirma a professora Natalia Mello, vice-coordenadora do curso.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Em 2019, a graduação passou por uma atualização da grade curricular que inseriu disciplinas de profissionalização e aprendizagem prática e aumentou a valorização de disciplinas optativas que podem ser escolhidas a partir do quarto período.
Investimentos e incentivos à pesquisa
A área de Relações Internacionais conta com um curso de graduação e duas pós-graduações (Mestrado Profissional em Governança Global PUC-SP e Mestrado e Doutorado Acadêmicos no Programa San Tiago Dantas, Unesp/Unicamp/PUC-SP). No nível da graduação, há o financiamento de projetos de Iniciação Científica e do Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI).
A área de RI desenvolve também inúmeras atividades de pesquisa e extensão por meio do Observatório de Relações Internacionais (ORI), que abriga quatro grupos de estudos: o Núcleo de Estudos em Relações Internacionais (NERI-PUC), o Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI), o Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS) e o Núcleo de Estudos Internacionais de Gênero e Sexualidade (TIBIRA).
Trabalho Social
O Programa de Educação Tutorial em RI (PET-RI) é caracterizado por atividades de aprimoramento de estudo e pesquisa e projetos de extensão. Conta com a divulgação de conhecimento e de questões desenvolvidas no grupo a cada ciclo temático e com a organização de eventos junto com entidades parceiras da sociedade civil.
“O curso conta também com o Projeto Cenários, que simula a organização de fóruns internacionais em temas globais de relevância com o intuito de aprimorar a prática dos conteúdos de Relações Internacionais de forma dinâmica e aprofundada. Além dos alunos de graduação, o projeto é aberto aos estudantes do ensino médio.
Por fim, vale a pena destacar as atividades da Prisma Consultoria Internacional, empresa sem fins lucrativos gerida pelos estudantes, que oferece serviços técnicos referentes a processos de internacionalização de empresas”, ressalta a professora Natalia Mello.
Alunas e ex-alunas falam sobre o curso e experiências internacionais
Júlia Felippe Goldman Vel Lejbman – aluna do quarto ano de RI
“O curso é extremamente completo e prepara um internacionalista capaz não somente de trabalhar e debater assuntos ‘tradicionais’ das Relações Internacionais, mas também os novos temas que se inserem na área. É extremamente multidisciplinar, dando ao aluno a possibilidade de se aprofundar na sua área de interesse, além de apresentar diferentes possibilidades de carreira.
Escolhi a PUC-SP pela sua tradição e por entender que a universidade me ofereceria a experiência universitária completa, com diversas possibilidades extracurriculares e o contato com alunos de outros cursos. Além disso, a grade curricular foi um fator decisivo, porque mostrou-se bastante distinta das demais universidades, abrangendo diversos temas e disciplinas do meu interesse.
Atualmente trabalho na área de Desenvolvimento Internacional, na IATI (International Aid Transparency Initiative) do Programa das Nações Unidas (PNUD) de Nova York e a PUC-SP teve um papel fundamental na minha trajetória internacional. Durante meus anos de graduação, entrei em contato com o tema de cooperação para o desenvolvimento em diversas aulas. Em 2020, iniciei um projeto de iniciação científica sobre a ajuda externa dos Estados Unidos para o Triângulo Norte da América Central, sob orientação da professora Luiza Mateo. Tal projeto foi de suma importância e, quando apliquei para o estágio no qual estou atualmente, foi um ponto decisivo na minha contratação. Além disso, o currículo escolar amplo e diverso do curso são importantes no meu dia a dia, quando lido com diversas questões internacionais, consigo ter uma boa bagagem teórica para trazer ideias, me engajar em discussões e desenvolver projetos”.
Alice Hardt Maurilio – formou-se em dezembro de 2020
“O curso de Relações Internacionais da PUC-SP é bastante amplo e te permite seguir diferentes rumos profissionais. Desenvolve profundamente sua capacidade de leitura e análise de situações. Graças ao convênio da PUC-SP com a Universidad del Rosario, estudei Colômbia no segundo semestre de 2019 e foi uma experiência incrível e sou muito feliz de ter tantas memórias boas desses meses. Morei em uma casa de intercambistas com pessoas do mundo todo, pratiquei o espanhol e o inglês com frequência, consegui viajar por vários lugares da Colômbia e ter contato com realidades diferentes da minha. A Universidad del Rosario possui uma estrutura muito boa e as aulas são bem participativas e dinâmicas. A PUC-SP me motivou ainda mais a buscar essa experiência de intercâmbio, já que nas aulas de Relações Internacionais percebi a importância de buscar conhecimento e entender cenários diferentes dos que convivo”.
Clique aqui para saber mais sobre a grade curricular, valor da mensalidade e o corpo docente do curso de Relações Internacionais da PUC-SP.
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.