Destaque
Vestibular de Verão 2022: Curso de Medicina da PUC-SP une tradição e inovação
O curso de Medicina da PUC-SP proporciona aos futuros médicos uma formação sólida e humanista, com postura crítica, ética e proativa.

Com nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (2019) e quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão, o curso de Medicina da PUC-SP proporciona aos futuros médicos uma formação sólida e humanista, com postura crítica, ética, reflexiva e proativa.
Medicina PUC-SP
O currículo inovador é baseado em métodos ativos de ensino e aprendizagem, em que os discentes são o centro das atividades. A metodologia é hoje reconhecida pela maioria dos educadores como responsável por garantir maior autonomia aos egressos.
O curso forma profissionais preparados para atuar em equipe em diferentes áreas: na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças, na pesquisa clínica e em laboratórios, na docência, na gestão de serviços de saúde e na gerência de atividades empresariais.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“A PUC-SP é muito respeitada, seja pela nossa história de qualidade, ou pela nossa capacidade de transformação. Nosso projeto pedagógico é exemplo de mudança para as metodologias ativas e inserção dos alunos em atividades práticas.
A dimensão didático-pedagógica do curso, aliás, foi considerada muito inovadora pelo Ministério da Educação, particularmente em dois aspectos: um curso integrado que rompe com os conteúdos disciplinares ou segmentados por sistemas e aparelhos, e a implantação de internato com duração de três anos. A estrutura do currículo em espiral está implantada, o que é outro aspecto muito interessante a destacar, porque permite ao aluno o contato em diversos momentos com conteúdo prévio de forma a favorecer novos olhares e um aprendizado progressivamente mais complexo. Essa integração entre áreas básicas e clínicas ao longo de todo o curso estabelece a prática de um internato vertical”, explica a coordenadora da graduação, professora Maria Valéria Pavan.
A graduação de Medicina da PUC-SP é filiada à Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).
Infraestrutura
Com salas de aula modernas, climatizadas e bem equipadas, possui ainda laboratórios de ensino básicos (anatomia, anatomia funcional, histologia, embriologia, fisiologia, farmacologia, microbiologia e bioquímica); laboratórios de simulação realística, utilizados para a capacitação em bonecos antes de se realizarem procedimentos em seres humanos; laboratórios de informática e laboratórios experimentais (biomateriais e genética).
Doze salas do prédio da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, localizado em Sorocaba, foram adaptadas e transformadas em salas de consultório, para atividades simuladas de habilidades clínicas, do primeiro ao terceiro ano. A sala de autópsia para para realização de verificação de óbito também foi reformada recentemente.

Curso de Medicina da PUC-SP une tradição e inovação
Mercado de Trabalho
“O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada avalia que a carreira médica tenha as condições consideradas as mais interessantes para um futuro profissional. Embora possa parecer que nos grandes centros o mercado está saturado, há a necessidade crescente de médicos. Além disso, a expansão para as áreas mais distantes aparece como novas oportunidades de emprego”, ressalta a professora Maria Valéria Pavan.
Incentivo à pesquisa
Entre as ações de incentivo à pesquisa, destaca-se a criação do mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa, que conta com um corpo docente de doutores pesquisadores experientes e infraestrutura de laboratórios com equipamentos de alta tecnologia para melhorar o desenvolvimento das pesquisas, ampliando as possibilidades da participação dos estudantes em projetos de iniciação científica ainda mais qualificados. Também houve a manutenção das bolsas de iniciação científica e benefícios através do Plano de Incentivo a Pesquisa, Incentivos Aplicados à Docência, Plano de Incentivo à Internacionalização e Plano de Incentivo à Extensão.
Trabalho social
Os alunos do curso tem a oportunidade de participar do PUCalhaços, grupo voluntário de palhaços formado por estudantes de Enfermagem e Medicina, com o intuito de desenvolver um trabalho voluntário, sem fins lucrativos, com crianças e adultos hospitalizados e seus acompanhantes, utilizando a metodologia “clown”.
Outra frente de trabalho é a Farmácia Comunitária, criada na década de sessenta e reconhecida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, que oferece medicação gratuita a toda população.
Através das atividades curriculares os alunos também trabalham junto à comunidade, identificando problemas e participando de atividades educativas em conjunto com as equipes de saúde, a fim de contribuir com possíveis melhorias nas condições de saúde da população da área em que são inseridos, desde o primeiro ano da graduação.
Ex-aluno fala sobre o curso
Anderson de Lima Muniz – formou-se em 2020
“O curso de Medicina da PUC-SP é muito bom e conta com um currículo moderno, bem estruturado e humanizado. A metodologia é o PBL (aprendizado baseado em problemas) e coloca o aluno em cenários de prática já nos primeiros anos da faculdade, na qual ele aprende as bases da entrevista clínica e exame físico. Nas tutorias, o aluno é incentivado e ensinado a buscar o conhecimento que ele precisa para resolver os casos clínicos referentes a cada módulo de ensino, podendo ser através de livros ou artigos científicos. Além do estudo individual, o aluno também pode tirar suas dúvidas com as sustentações aplicadas, um espaço onde ele pode exercer um aprendizado prático com complementação teórica.
Além do curso em si, a faculdade também conta com instituições estudantis como o Centro Acadêmico, a Atlética e a SUMEP, cada uma com um perfil de atuação na qual o aluno pode optar por participar e ajudar nas atividades que essas instituições elaboram. Também é um ótimo ambiente para criar vínculo com a faculdade e fazer grandes amizades. O currículo é elaborado a partir da perspectiva do aluno ser o protagonista do seu aprendizado, dando autonomia, suporte e segurança para que ele desenvolva todas as habilidades que precisa ao longo de sua formação.
Eu nasci na maternidade do Hospital Santa Lucinda, hospital-escola da PUC-SP, e sempre tive um carinho muito grande por esse hospital. A PUC-SP é uma universidade renomada tanto no mercado de trabalho quanto perante a sociedade, então sempre tive vontade de ser um puquiano.
Na minha escolha, precisei considerar um outro aspecto, já que nasci em uma família humilde da periferia de Sorocaba e não teria condições de me manter em outra cidade. No meu último ano do ensino médio, decidi que queria ajudar as pessoas e entendi que a Medicina poderia me ajudar a atingir esse objetivo. Posso dizer que foi a melhor escolha da minha vida. Naquele ano, prestei o ENEM e entrei na PUC-SP pelo PROUNI.
Os primeiros meses foram realmente muito difíceis, uma vez que precisei me adaptar à metodologia da faculdade e assimilar toda aquela nova realidade, mas aos poucos a timidez foi dando lugar para a segurança na medida que meus colegas de turma me receberam muito bem, assim como meus professores.
No meu último ano da graduação, eu e meus colegas prounistas reivindicamos e conseguimos o direito à isenção da prova de residência da PUC-SP para os bolsistas do sexto ano da instituição, já que não conseguiríamos arcar com os custos. Tenho muito orgulho de ter feito parte disso e não tenho dúvidas de que o empoderamento que a própria PUC-SP oferece ao aluno durante o curso nos capacitou para conquistar esse direito. O Prouni transforma vidas, pessoas, famílias e tem o potencial de diminuir a desigualdade social na nossa sociedade. Que bom que a PUC-SP enquanto universidade possa oferecer bolsas do programa e fazer parte da mudança na vida de tantas pessoas.
Hoje trabalho no Programa Mais Médicos em São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo. É uma experiência muito gratificante e de enriquecimento profissional para qualquer médico. O PBL estimula o trabalho em equipe e preza pelo bom relacionamento entre os profissionais da saúde, atributos fundamentais para um bom desempenho profissional na atenção primária. Na PUC-SP, durante todo o curso, o foco é formar um bom médico generalista e para isso, o currículo é organizado de forma que aprendamos o principal de cada especialidade e isso faz muita diferença no dia a dia da profissão, pois nos dá segurança, tranquilidade e autonomia para exercer a prática médica.
Sou muito realizado, tenho muito orgulho de ter chegado até aqui e de ter feito Medicina na PUC-SP. Uma frase do Ayrton Senna exemplifica bem a minha jornada e serve como conselho para todos que também querem seguir essa linda e honrosa profissão: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.
Participações em eventos internacionais
Em 2018, os estudantes Vinícius Leal Gervásio e Guilherme Borges Gomes da Silva foram selecionados para compor a delegação de jovens do Programa Diplomacia Civil, coordenado pelo Instituto Global Attitude, que representou o Brasil durante a Global Conference on Primary Health Care, conferência promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo governo do Cazaquistão, anfitrião do encontro.
Clique aqui para conhecer a grade horária, o corpo docente e o valor da mensalidade do curso de medicina da PUC-SP.
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.