Siga-nos!

Destaque

Vestibular de Verão 2022: com 75 anos de história, curso de Direito da PUC-SP está entre os que formam os advogados mais admirados do Brasil

O curso de Direito da PUC-SP tem contribuído na formação de profissionais de alto nível de conhecimento jurídico

Publicado

em

Vestibular de Verão 2022: com 75 anos de história, curso de Direito da PUC-SP está entre os que formam os advogados mais admirados do Brasil

Consolidado entre os mais importantes do país, o curso de Direito da PUC-SP tem contribuído na formação de profissionais de alto nível de conhecimento jurídico, aptos a exercerem cargos na advocacia pública e privada.

Com quatro estrelas no Guia da Faculdade Estadão, a graduação mantém o compromisso de renovar a metodologia de ensino, investir na multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, internacionalização e no exercício de atividades práticas para manter a excelência acadêmica e profissional.

Excelência, aliás, que reflete nos resultados obtidos pelos alunos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): a PUC-SP é uma das instituições de ensino superior do país com maior aprovação. Em 2016, o curso recebeu o selo OAB Recomenda, certificação que reconhece aqueles com índices elevados de qualidade, a partir de análises como a aprovação no exame da OAB e dados do Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Grandes personalidades jurídicas que atuaram e atuam nos Poderes Brasileiros e nas representações diplomáticas se formaram na PUC-SP.

“Esta formação permitiu que seus reflexos fossem sentidos na sociedade desde a criação do curso, formando cidadãos capazes de a transformarem, participando de grandes momentos históricos de luta pela cidadania, por um país livre e democrático, que permitam melhores condições de vida digna a todos. Vale destacar que muitos dos docentes doutores da Faculdade de Direito da PUC-SP possuem títulos de pós-doutorado e de livre-docência e que grande parte da publicação jurídica brasileira, com reconhecimento científico, é produzida por professores da PUC-SP”, afirma a coordenadora, professora Marcia Cristina de Souza Alvim.

A Faculdade de Direito da PUC-SP é a que forma a maioria dos advogados mais admirados do Brasil e a que mais forma gestores juristas para as empresas privadas do país, conforme pesquisa publicada na 14ª edição do anuário Análise Advocacia 500 (2019).

Em 2021, o curso iniciou uma nova matriz curricular, adequando-se à realidade do mundo digital, internacionalização e ampliando a área extensionista.

Mercado de trabalho e estágios

A Faculdade de Direito dispõe de uma coordenação de estágio, com dois professores responsáveis por auxiliar os estudantes na prática jurídica.

O estágio curricular deve ser realizado em instituições públicas ou privadas, conveniadas à Universidade. Os alunos também devem atuar no Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns e no Juizado Especial Cível.

Atualmente, mais de 50% dos alunos do curso estagiam, a maioria em órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública do Estado. Os estudantes também estão presentes em escritórios de advocacia de maior destaque, entre eles Machado Meyer Advogados, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados, Pinheiro Neto Advogados e Tozzini Freire Advogados, segundo o último ranking da Análise Advocacia (2020), que classifica os escritórios e advogados mais admirados do Brasil.
“Nos próximos anos, o mercado de trabalho para o bacharel em Direito estará em expansão, considerando que no período da pandemia houve uma certa retração, notadamente em concursos para a área pública.Na área privada, escritórios de advocacia e departamento jurídico de empresas são um campo em crescimento para os estudantes. Seja na área pública ou privada, tem uma gama enorme de possibilidades de trabalho. Com o crescimento das ONG’s, a presença do profissional do Direito também é imprescindível”, avalia a professora.

Trabalho Social

O Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns é um núcleo extensionista, vinculado à Faculdade de Direito, e sintetiza a experiência acumulada de quase uma década de existência, com relevante história de mobilização e ação em defesa da dignidade humana, expressando uma longa jornada de ações e reflexões jurídicas e multiprofissionais, que têm suas raízes no olhar filosoficamente alargado e compreensivo sobre a vida e suas relações de sustentabilidade. Trata-se de escritório voltado à prestação de serviços de assistência jurídica e judiciária, através do qual os alunos do curso de Direito da PUC-SP podem aprender o exercício do Direito nas mais diversas áreas de atuação: Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Procuradoria do Estado, Defensoria Pública, Delegado de Polícia, dentre outras. A coordenadora da graduação destaca a importância do trabalho do Escritório Modelo. “A atuação dos alunos no Escritório Modelo tem por fundamento o exercício de atividades jurídicas concretas em atendimento à população carente. Vale registrar que esta atuação também é pautada em atendimento interdisciplinar, com auxílio de profissionais das Faculdades de Serviço Social e de Psicologia. O estudante aprende na prática a profissão, especialmente a mediação de conflitos e conciliação. Presta serviços à comunidade na área da Tutela Individual, normalmente com encaminhamentos oficiais recebidos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, e na área da Tutela Coletiva, considerando o ano de 2020, teve mais de 150 comunidades tuteladas, beneficiando mais de 27.000 famílias. Em virtude da pandemia da Covid-19, todos os atendimentos aos beneficiários foram realizados de forma remota, seguindo os protocolos de segurança”.

Acesso a portais de periódicos científicos

A PUC-SP possui laboratórios para pesquisas, que auxiliam no desenvolvimento científico e na prática jurídica. Os discentes da graduação em Direito têm acesso a mais de 49 mil periódicos nacionais e estrangeiros em texto completo. Entre as principais fontes de informação estão o Portal de Periódicos da CAPES; a Revista dos Tribunais Online e o Portal de Revistas Científicas da PUC-SP, além de mais de 240 bases de dados e referências com resumos de artigos científicos. Tanto os livros digitais quanto os periódicos podem ser acessados dentro e fora da instituição, a qualquer dia e hora, mediante uso de login e senha individuais. Os estudantes também podem acessar mais de 50 mil e-books e a Enciclopédia Jurídica da PUC-SP, que já teve mais de cinco milhões de visualizações.

Intercâmbio

O curso de Direito da PUC-SP tem acordos de intercâmbio acadêmico com 57 instituições de ensino superior de 25 países. Alunas que estudaram no exterior contam como a experiência foi importante na trajetória acadêmica:

Flavia Moura – formou-se em 2020

“Minha experiência de intercâmbio em Paris foi incrível. Sempre coloquei expectativas sobre a faculdade e sinto que a SciencesPo foi perfeita para o meu perfil. Aprendi tanto que, quando voltei, decidi mudar de área no Direito e hoje sou advogada. Sinto que o intercâmbio foi essencial tanto para o meu crescimento acadêmico quanto para o profissional também.
A PUC-SP foi incrível neste processo. Primeiro, porque coloquei cinco opções de Universidade e sinto que não poderia ter me encaixado melhor na que fui aprovada. Sem contar que a SciencesPo é a universidade em que os cinco presidentes da França estudaram, ou seja, não é para qualquer universidade que abrem as portas para intercambistas. Me sinto muito privilegiada de ter tido essa oportunidade pela PUC-SP.

Sobre o curso de Direito, considero excelente. O melhor do Brasil com certeza! Ter tido a oportunidade de estudar na PUC-SP também foi um grande privilégio pra mim, pois abriu inúmeras portas em escritórios e empresas de primeira linha”.

Ana Luisa Lobato Vieira de Moraes – aluna do 10º semestre

“Fiz meu intercâmbio na Alemanha no segundo semestre de 2019 (voltei para casa um pouco antes da pandemia começar) e foi a melhor experiência que pude ter! É quase impossível descrever o quanto eu cresci em apenas seis meses. Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias de todos os cantos do mundo. Não só me inseri na cultura alemã, mas também pude entrar em contato com diversas outras culturas pelas amizades que fiz.

Com o intercâmbio, também aprimorei (e muito) meus conhecimentos na língua alemã, assim como pude entender um pouco como funciona o sistema jurídico alemão. Além do mais, pude viajar e conhecer lugares novos e impressionantes. Só de relembrar toda a experiência já me deixa emocionada e saudosa.

Sem a PUC-SP, acredito que não teria feito o intercâmbio, o que seria uma verdadeira perda no meu crescimento pessoal e profissional. Eu acreditava que, pelo fato de eu estudar Direito, seria difícil eu aproveitar um intercâmbio, em razão de ter que aprender o funcionamento de um sistema jurídico completamente diferente do brasileiro. Se não fosse pelas conversas que tive com o ARII (que também disponibilizaram o contato de outros estudantes que já haviam feito o intercâmbio), eu jamais teria corrido atrás sozinha.

Assim como a experiência do intercâmbio, estudar Direito na PUC-SP fez com que eu crescesse absurdamente. O curso faz com que repensemos ideias, abramos os olhos e quebremos preconceitos. Aprendi a pesquisar diferentes pontos de vista, a desenvolver o meu senso crítico e a aprimorar a minha argumentação. Além disso, trata-se de um curso muito abrangente de matérias. Eu, por exemplo, me apaixonei nos estudos de Direito Processual Civil e Direito Ambiental. Outras amigas, contudo, se apaixonaram pela área de Direito Penal. Isto é, existem áreas para todos os gostos, o que abre inúmeras oportunidades para os estudantes”

Ex-aluna fala sobre o curso de Direito da PUC-SP

Juliana Feitosa – formou-se em 2008

“Eu sou só elogios ao curso de Direito da Pontifícia. Muito bem estruturado e conta com profissionais muito respeitados na nossa área. Realmente, um corpo docente incrível. No mais, é uma excelente Universidade, que acompanha as transformações da sociedade e que assume um papel de liderança na defesa da democracia. Este caldo jurídico é essencial e faz toda a diferença na nossa formação.

A PUC é conhecida por estar sempre à frente dos debates, né? É referência em pesquisa e tem muita tradição jurídica. Tudo isso foi fundamental para a minha escolha. E é fato: a universidade te conquista logo no primeiro dia. O ambiente é provocador, é estimulante e você está, diariamente, refletindo sobre o seu papel e o papel do próprio Direito na sociedade. A universidade é super dinâmica e está sempre atenta à diversidade da comunidade acadêmica. Aliás, acho que se tem uma palavra que define a PUC-SP é diversidade. Nossa formação é multidimensional e os vários cursos estão sempre interagindo.

Então, minha experiência universitária foi muito enriquecedora. Eu tenho muito orgulho de ser filha da PUC-SP e sempre dou um jeito de estar por perto.

Fui juíza no Estado de Goiás e, atualmente, sou juíza estadual em São Paulo.

A Faculdade de Direito me deu uma base muito forte para enfrentar a barra dos concursos públicos. Além disso, a pontifícia me fornece ferramentas diárias para o exercício da magistratura, porque o juiz deve conhecer o Direito, isso é indiscutível. E é claro que a PUC-SP contribuiu para isso, mas a magistratura vai além dos códigos e dos gabinetes. E a formação multifacetada e humanista que obtive na faculdade é o principal suporte da minha função”

Clique aqui para conhecer a grade curricular, valor da mensalidade e corpo docente do curso de Direito da PUC-SP.

Destaque

Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica

Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.

A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.

Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.

As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares

Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

Publicado

em

por

Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.

Novas obras

Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.

Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.

Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027

*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas

Autores Obras
Ailton Krenak A vida não é útil
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Caio Fernando Abreu Morangos mofados (Contos escolhidos)*
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Conceição Evaristo Olhos d’água
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028

Autores Obras
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029

Autores Obras
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias
Cruz e Souza Broquéis
Maria Benedita Bormann (Délia) Lésbia
Olinda Beja Chá do príncipe

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril

O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.

O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

RECOMENDAMOS

Continue lendo