Siga-nos!

Destaque

Vestibular da Faculdade Medicina de Petrópolis tem inscrições prorrogadas até 30/9

São oferecidas 150 vagas na Faculdade Medicina de Petrópolis para ingresso por meio do Vestibular 2023. Ingresso por prova ou nota do Enem.

Publicado

em

A medicina é uma profissão muito admirada na sociedade e se mantém ao longo da história como a primeira opção de um grande sonho para muitos jovens que desejam seguir carreira na prática de atenção e cuidado à saúde. Sendo uma área tão promissora, os estudantes buscam a garantia de uma faculdade que invista na construção do conhecimento e na formação de excelência dos futuros profissionais. Assim, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) atrai tantos jovens, de diferentes estados do país, interessados em construir uma sólida carreira na área médica.

O Campus da UNIFASE/FMP está situado em um terreno de 85 mil m², cercado pela Mata Atlântica e próximo ao Centro Histórico de Petrópolis, um convite para os estudos e para quem preza pela qualidade de vida universitária. Foto: Divulgação

“Entre todas as minhas opções, vi que na Faculdade de Medicina de Petrópolis eu teria uma boa oportunidade para realizar o meu sonho, tendo contato com ótimos professores, uma boa estrutura, além de um campus lindo que contribui para tornar essa jornada mais especial”, destaca a aluna Isabella Soares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Desde o primeiro período do curso, os estudantes de Medicina são inseridos no dia a dia da prática médica. Na foto, a aluna Isabella Soares, natural de João Pessoa (PB), está na maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro. Foto: Arquivo pessoal

O compromisso com o ensino atualizado e de excelência coloca a instituição em destaque no cenário nacional, nota máxima na avaliação do Ministério da Educação. Projetos de extensão, culturais e de inserção comunitária também fazem parte da vida acadêmica na UNIFASE/FMP. Os alunos participam da rotina de atendimentos em Unidades de Saúde da Família próprias da instituição e inseridas na rede pública de saúde, além do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, referência em qualidade de atendimento na Região Serrana do Rio de Janeiro, o Departamento de Doenças Infectoparasitárias, o Ambulatório-Escola próprio e variadas unidades assistenciais em parceria com os setores público e privado.

No Centro de Simulação Realística da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) são utilizados robôs que respondem como um ser humano às ações praticadas, permitindo que os alunos realizem procedimentos muito próximos à realidade. Foto: Divulgação

“A medicina do futuro combina alta tecnologia, robotização de técnicas e procedimentos médicos e telemedicina, todos intermediados por forte aparato de Tecnologia da Informação. Porém, ainda que toda a tecnologia esteja transformando profundamente a atenção à saúde, um elemento crucial na prática profissional é justamente aquilo que a tecnologia não é capaz de prever e intervir, a subjetividade humana, o aspecto sutil da vida humana que integra todos os macrodeterminantes em saúde em um único ser em interação com o ambiente e a sociedade. Dessa forma, o médico do futuro terá que reunir o domínio tecnológico com a visão integral do ser humano, unindo tecnologia e subjetividade na direção do verdadeiro cuidado à saúde. As áreas de Medicina de Família e de Urgência/Emergência ainda seguem como as mais demandadas no mercado”, enfatiza Paulo Klingelhoefer de Sá, coordenador do curso de Medicina da UNIFASE/FMP.

Desde 2021, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), através do seu Ambulatório-Escola e das Equipes de Saúde da Família próprias da instituição, conta com a tecnologia de telematriciamento, teleinterconsulta e da teleconsulta, acompanhando o movimento mundial de redefinição das estratégias mais adequadas para ampliar a acessibilidade da população à saúde. Foto: Divulgação

A oportunidade de fazer parte do grupo de estudantes comprometidos com o desenvolvimento acadêmico, através de uma formação médica focada no paciente e nas melhores práticas adotadas mundialmente, está disponível, pois o processo seletivo da instituição está aberto e oferece 150 vagas para ingresso em 2023. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro, no site: www.unifase-rj.edu.br .

O processo seletivo acontece via Fundação Cesgranrio e contará com prova, no dia 16 de outubro, em Petrópolis e no Rio de Janeiro. O candidato também pode optar pelo uso da nota do ENEM de 2020 e 2021 para concorrer a uma vaga no curso de Medicina. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (24) 2244-6471 ou pelo (24) 98865-0693 (WhatsApp).

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 rebece pedidos de isenção e redução de 50% do valor da taxa

Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir de 7 de abril (segunda-feira), os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Meio de Ano 2025, cujo valor integral é de R$ 210. Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).

As inscrições para o exame serão realizadas de 14 de abril a 6 de maio, pela página da Vunesp. A oferta é de 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. As provas serão aplicadas nos dias 25 de maio (primeira fase) e 21 e 22 de junho (segunda fase), nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Os pedidos de isenção do Vestibular Meio de Ano 2025 poderão ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão até 7 de julho deste ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 28 de abril, nos sites da Unesp e da Vunesp, nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.

O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, até 13 de abril. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 28 de abril.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

A Unesp oferece ainda 16 vagas no Processo Seletivo Unesp-Enem Meio de Ano 2025, com opção para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica em Ilha Solteira. As inscrições serão feitas gratuitamente pelo site da Vunesp, de 14 de abril a 30 de maio. Podem se cadastrar os participantes do Enem em 2023 e 2024.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica

Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.

A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.

Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.

As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares

Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

Publicado

em

por

Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.

Novas obras

Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.

Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.

Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027

*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas

Autores Obras
Ailton Krenak A vida não é útil
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Caio Fernando Abreu Morangos mofados (Contos escolhidos)*
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Conceição Evaristo Olhos d’água
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028

Autores Obras
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029

Autores Obras
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias
Cruz e Souza Broquéis
Maria Benedita Bormann (Délia) Lésbia
Olinda Beja Chá do príncipe

RECOMENDAMOS

Continue lendo