Notícias dos Vestibulares e Enem
USP invalida matrícula de seis estudantes por fraude em cotas raciais
O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) decidiu invalidar as matrículas de seis estudantes de graduação por fraude em cotas raciais no processo seletivo de ingresso na universidade, na última quinta-feira (22).
O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) decidiu invalidar as matrículas de seis estudantes de graduação por fraude em cotas raciais no processo seletivo de ingresso na universidade, na última quinta-feira (22).
USP – Fraude em cotas raciais
Segundo informou a USP, o conselho é a última instância de análise dos processos e os alunos envolvidos ainda poderão apresentar pedido de reconsideração. Se mesmo depois dos pedidos a decisão for mantida, os estudantes serão expulsos da universidade.
Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação da universidade está investigando 193 denúncias de supostas fraudes na autodeclaração de pertencimento ao grupo PPI (pretos, pardos e indígenas) envolvendo estudantes que entraram na USP por meio da reserva de vagas, conforme informações da instituição.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As denúncias são referentes ao período de 2017 a 2021, sendo 161 relacionadas ao ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 32 à Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). No período, foram recebidas 381 denúncias, mas 160 foram descartadas e 27 não tiveram andamento, porque os próprios alunos cancelaram a matrícula. Além disso, no ano passado, houve a invalidação de matrícula de um aluno do Instituto de Relações Internacionais (IRI) por fraudes racial e socioeconômica.
Denúncias
As denúncias sobre cotas são recebidas pela Pró-Reitoria de Graduação, que confere as informações da matrícula e a existência de indícios mínimos de materialidade. “São levados em conta os traços fenotípicos do aluno grupo PPI, como cor de pele, formato do nariz, cabelo e estrutura corporal”, informou a USP.
Depois de avaliados pela Pró-Reitoria, os casos são encaminhados às Comissões de Averiguação e de Invalidação de Matrículas. Cada comissão é formada por três docentes, sendo um deles necessariamente preto ou pardo.
Balanço
Neste ano, a USP teve índice recorde de 51,7% de alunos matriculados nos cursos de graduação vindos de escolas públicas. Dentre eles, 44,1% eram autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Das 10.992 vagas preenchidas, ou seja 98,8% do total de vagas oferecidas em 2021, 5.678 são alunos de escolas públicas e, destes, 2.504 são PPI.
De acordo com a USP, ela adota a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados PPI nos cursos de graduação desde o vestibular de 2016, quando o Sisu foi implementado como nova forma de ingresso na universidade, além da Fuvest.
Em 2018, o Conselho Universitário aprovou a reserva de vagas para estudantes vindos de escolas públicas, sendo que, nesta reserva, também incide o percentual de 37,5% de cotas para estudantes autodeclarados PPI. O índice equivale à proporção desses grupos no estado de São Paulo, segundo verificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Fatec Piracicaba 1º semestre de 2025 tem valor acessível para inscrição
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro, e nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido para R$ 60,00. Os cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será realizado as 13 horas do dia 12 de janeiro de 2025, no prédio da Fatec Piracicaba.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br por meio preenchimento da ficha, do questionário socioeconômico e do pagamento da taxa. No momento da inscrição, é possível escolher cursos em primeira e segunda opções. Para o curso superior de tecnologia em Alimentos serão oferecidas 20 vagas; para o curso superior de tecnologia em Biocombustíveis serão oferecidas 24 vagas, para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial serão oferecidas 34 vagas para o turno matutino e 34 vagas para o turno noturno.
Acréscimo de pontuação
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibular Fatec Piracicaba concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de acréscimo na pontuação. O candidato que desejar utilizar a nota da prova objetiva do Enem poderá colocar a opção no ato da inscrição. Todas as condições estão descritas no manual do candidato disponível no site de inscrição.
Serviço
Vestibular Fatec 1º semestre 2025
Período de inscrições: até as 15 horas do dia 12 de dezembro de 2024 pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br
Data do exame: 12 de janeiro de 2025 (às 13h no prédio da Fatec Piracicaba)
Informações: 19 3429-3600
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para vestibular de Medicina na Suprema Juiz de Fora terminam dia 25/11
A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro