Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UPF oferece Superintensivo Enem gratuito

Atividade acontece no dia 26 de outubro

Publicado

em

Estudantes poderão se preparar para as várias áreas do conhecimento do Enem (Foto: Arquivo/UPF)

Com o objetivo de auxiliar os jovens que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove o Superintensivo Enem UPF.

A atividade acontece no dia 26 de outubro, das 8h às 17h30min, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas neste link.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

No total, serão disponibilizadas 600 vagas por área do conhecimento. Assim, cada aluno necessitará fazer sua inscrição separadamente em cada uma das áreas em que desejar participar.

No Superintensivo Enem UPF, professores do Centro de Ensino Médio Integrado UPF e acadêmicos do projeto de extensão Pré-Vestibular Popular e Comunitário UPF ministrarão os conteúdos das disciplinas.

Estudantes poderão se preparar para as várias áreas do conhecimento do Enem (Foto: Arquivo/UPF)

Estudantes poderão se preparar para as várias áreas do conhecimento do Enem (Foto: Arquivo/UPF)

Para o diretor do Integrado UPF, professor Jonir Dalbosco, o Superintensivo Enem é um evento integrador, que movimenta muitos estudantes de diferentes realidades e escolas e que compartilha saberes e cultura, além de aproximar a Universidade desses colégios. “A UPF, que é da comunidade, oportuniza, incentiva e prepara, também, para o Enem, um concurso de âmbito nacional e de extrema importância para os candidatos. Entendemos que essa iniciativa, já realizada há alguns anos, agrega conhecimentos das quatro áreas e seus respectivos componentes curriculares. Professores contextualizam e compartilham dicas, sugestões de estudo e temas atuais com muita interação. Nossos estudantes concluintes do Ensino Médio estarão lá, com expectativa e motivação para agregarem mais conhecimentos”, disse.

O professor coordenador do projeto Pré-Vestibular Popular e Comunitário UPF, Dr. Ivan Dourado, também comenta a importância do Superintensivo Enem. “Com o aulão, queremos oferecer dicas e estratégias para que todos os alunos que desejam ingressar nas universidades possam fazer a prova do Enem e o vestibular com qualidade e com calma, podendo tirar o seu melhor no exame. Como nós somos uma instituição comunitária, nada mais justo do que oferecermos o que temos de melhor para aqueles que sonham entrar em uma universidade, fazendo um aulão gratuito com os melhores profissionais”, destaca.

Superintensivo Enem UPF

Programação

Linguagens, códigos e suas tecnologias
8h às 8h50min: Português – professora Gisela Lacourt; Literatura – professora Nara Marley Aléssio Rubert
8h50min às 9h30min: Redação – professoras Mariane Rocha Silveira e Roberta Costella
9h30min às 9h45min: Espanhol – professora Cinthia Bageston Ferreira
9h45min às 10h: Inglês – professoras Liliane Pelck Andrades Viccari e Cleonice Pletsch
10h às 10h30min: Intervalo

Ciências humanas e suas tecnologias
10h30min às 11h: Geografia – professor Claudionei Gengnagel
11h às 11h30min: História – professor Renan Cechet
11h30min às 11h45min: Filosofia, Arte e Cultura – professor Odair Lorenzato
11h45min às 12h: Sociologia – professor Gabriel Claro da Rosa

Ciências da natureza e suas tecnologias
13h30min às 14h30min: Biologia – professores Rafael Tronco Homrich, Rodrigo dos Santos e acadêmico Douglas da Silva Huning
14h30min às 15h30min: Química – professores Paulo André Lago Escobar e Simone Maria Golunski
15h30min às 16h: Intervalo

Matemática e suas tecnologias
16h às 16h45min: Matemática – professor Vildomar Luiz Tártari
16h45min às 17h30min: Física – professor Cristian da Costa e Silva e acadêmico Diogo de Vargas Ferreira

RECOMENDAMOS

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.

Publicado

em

por

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)

A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)

A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.

Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Prazo para inscrição no vestibular 2025 da Unicentro vai até este domingo (8/9)

São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação

Publicado

em

por

Vestibular Unicentro 2022 terá novo formato

O prazo de inscrição para o Vestibular 2025 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está chegando ao fim. Os interessados podem se inscrever até este domingo, 8 de setembro. São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação, nos câmpus universitários de Guarapuava – Santa Cruz e Cedeteg, Irati e nos câmpus avançados de Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Vestibular da universidade. Depois de preencher o formulário com os dados pessoais, o candidato deve pagar a taxa no valor de R$ 170.

Uma novidade no Vestibular 2025 da Unicentro vai facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior: A partir desta edição, os candidatos aos cursos de graduação na modalidade Licenciatura são isentos da taxa de inscrição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O pedido de isenção também pode ser feito até 8 de setembro. Para ter direito ao benefício, o candidato deve comprovar, no ato da inscrição, que concluiu ou que está matriculado na última série do Ensino Médio, anexando documento comprobatório.

COTAS – Das vagas ofertadas, 20% são reservadas para estudantes de escola pública; 5% para autodeclarados negros e 5% para Pessoa com Deficiência (PcD). Todas as orientações, documentação necessária e modelos de autodeclaração e laudos também estão disponíveis no Manual do Candidato.

PROVAS – As provas do Vestibular Unicentro 2025 serão realizadas em 13 de outubro de 2024, nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis. Na avaliação, os candidatos respondem um total de 60 questões, além da redação.

RECOMENDAMOS

Continue lendo