Notícias dos Vestibulares e Enem
Unicesumar oferece curso de Enfermagem no formato EAD
A EAD Unicesumar oferta a graduação de Enfermagem com a metodologia híbrida. O curso terá duração de quatro anos

A pandemia aumentou o interesse de muitas pessoas em cursos de graduação na área da saúde, como medicina, enfermagem, biomedicina, farmácia e nutrição. Essa disparada foi sugerida por uma pesquisa global feita pela Pearson que ouviu 2 mil pais e alunos universitários. Entre eles, 64% dos pais disseram ter percebido aumento de interesse dos filhos em assuntos relacionados à ciência com o surgimento da pandemia. No mercado educacional a tendência também foi percebida. De acordo com a Análise Setorial da Hoper 2021, divulgada no início de 2022, em condições de crise econômica, os cursos de saúde ficam em evidência, a graduação de Enfermagem, por exemplo, teve um crescimento de 81,8%, se comparada a métrica brasileira.
Além disso, de acordo com o último relatório do Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020 os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada. Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial.
Atenta às tendências, mas também às necessidades do mercado de trabalho, a EAD Unicesumar – uma das maiores universidades a distância do Brasil – oferta a graduação de Enfermagem com a metodologia híbrida. O curso terá duração de quatro anos, ou seja, um ano a menos que as graduações em enfermagem de outras instituições. Isso só é possível devido a concentração de disciplinas e uma metodologia diferenciada que potencializa a aprendizagem dos estudantes.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A possibilidade de ofertar a graduação em Enfermagem já está sendo estudada pela instituição há alguns anos, e com a autorização do MEC, o curso foi estruturado e atende à crescente demanda de estudantes na área. “Quando começamos a ofertar cursos de saúde e bem-estar percebemos o interesse dos estudantes pela área, mas além disso, entendemos que a metodologia híbrida atende às necessidades e supre as expectativas da nova geração sobre aprender a partir de tecnologia, usar recursos de aprendizagem disruptivos, ter práticas imersivas e uma sala de aula inovadora. A proposta para o curso de Enfermagem da EAD Unicesumar integra e interconecta tudo isso, fatores que contribuíram para o MEC avaliar o curso com excelência em todos os aspectos”, conclui orgulhosa Thuinie Daros, Diretora de Planejamento de Ensino Presencial e Hibrido – Vitru.
A nova graduação de Enfermagem ofertada pela EAD Unicesumar foi autorizada pelo MEC recentemente. Para isso, em setembro de 2021, uma comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC) visitou a instituição, os quesitos avaliados, a instituição obteve nota 5 em todos, avaliação máxima. Para conquistar a nota máxima, o curso foi avaliado em três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial previsto para o curso e a infraestrutura (tanto física quanto digital) a ser utilizada para sua realização. Na EAD Unicesumar, o curso de Enfermagem terá práticas desde o primeiro ano, além de uma grade com disciplinas como Inovação Tecnológica na Enfermagem e Empreendedorismo. Tudo isso, com características que só as instituições têm, entre elas: tradução em LIBRAS; Aulas conceituais; Realidade aumentada; Aula mediada com telepresencialidade e Ambientes profissionais (práticas reais no mercado de trabalho). O estudante deve comparecer ao polo apenas uma vez por semana.
De acordo com a coordenadora do curso Juliana Dalcin Donini, o principal objetivo do curso é formar o profissional para atuar no cuidado ao ser humano com formação generalista, crítica e reflexiva. “Por meio de ensino de qualidade garantido pela utilização de metodologias inovadoras e tecnologia educacional, o graduando em enfermagem será preparado para sua profissionalização, adquirindo habilidades e competências necessárias para sua inserção no exigente mercado de trabalho da atualidade. Os estudantes podem experimentar práticas ativas conectadas, no polo e na comunidade, por meio de simuladores realísticos, laboratórios, mas também estágios em UBS e hospitais”, conta a coordenadora.
Mercado aquecido
De acordo com uma matéria publicada pelo G1, pelo menos 123 concursos públicos estão com inscrições abertas no Brasil e reúnem mais de 20 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Boa parte dessas vagas são para profissionais da área da saúde, ou seja, um momento promissor para cursar enfermagem e ter ainda mais chances de conquistar uma vaga no mercado.
Ensino qualificado
Reconhecidos pelo MEC, os cursos da metodologia híbrida integram o método convencional presencial, em sala de aula e com a interação de um professor, com o aprendizado on-line, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante.
Na Unicesumar, por exemplo, o aluno desenvolve na prática, estudando duas disciplinas por vez e aplicando conceitos em momentos presenciais nos laboratórios. Além disso, o material didático é repleto de ferramentas como games, realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial e robótica para uma experiência de aprendizagem ativa.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Unifeso abre inscrições para Vestibular de Medicina com dupla chance de ingresso
O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) abriu inscrições para o Vestibular de Medicina 2025.2, oferecendo aos candidatos a oportunidade de ingresso por duas modalidades distintas: prova de vestibular presencial e o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.
O candidato pode optar pelo ingresso por meio do Vestibular (prova), que oferece 20 vagas, ou pelo aproveitamento da nota do Enem (edições entre 2020 e 2024), também com 20 vagas. Caso o candidato opte pela nota do Enem e não seja aprovado nesta modalidade, ele ainda poderá realizar a prova do vestibular e concorrer a uma das vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio pelo site https://medicinaunifeso.com.br . A taxa de inscrição é de R$ 400, podendo ser paga via boleto ou cartão de crédito. Lembrando que o registro de interesse no aproveitamento do Enem deve ser feito até o dia 6 de maio.
Prova Presencial
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A prova será presencial, aplicada no dia 1º de junho, no horário das 9h às 13h30, e os candidatos poderão optar pelas cidades de Teresópolis, Niterói, Nova Friburgo, Maricá, Rio de Janeiro ou Saquarema.
O vestibular contará com uma prova objetiva composta por 60 questões de múltipla escolha, totalizando 60 pontos, além de uma prova de redação, valendo 40 pontos.
Candidatos que necessitem de atendimento especial para a prova devem entrar em contato pelo e-mail [medicinaunifeso@econrio.com.br] dentro do prazo estabelecido no edital.
Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem acessar o site medicinaunifeso.com.br.