Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unicesumar oferece curso de Enfermagem no formato EAD

A EAD Unicesumar oferta a graduação de Enfermagem com a metodologia híbrida. O curso terá duração de quatro anos

Publicado

em

UniCesumar encerra hoje, 15, as inscrições do Vestibular de Medicina em Corumbá

A pandemia aumentou o interesse de muitas pessoas em cursos de graduação na área da saúde, como medicina, enfermagem, biomedicina, farmácia e nutrição. Essa disparada foi sugerida por uma pesquisa global feita pela Pearson que ouviu 2 mil pais e alunos universitários. Entre eles, 64% dos pais disseram ter percebido aumento de interesse dos filhos em assuntos relacionados à ciência com o surgimento da pandemia. No mercado educacional a tendência também foi percebida. De acordo com a Análise Setorial da Hoper 2021, divulgada no início de 2022, em condições de crise econômica, os cursos de saúde ficam em evidência, a graduação de Enfermagem, por exemplo, teve um crescimento de 81,8%, se comparada a métrica brasileira.

Além disso, de acordo com o último relatório do Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020 os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada. Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial.

Atenta às tendências, mas também às necessidades do mercado de trabalho, a EAD Unicesumar – uma das maiores universidades a distância do Brasil – oferta a graduação de Enfermagem com a metodologia híbrida. O curso terá duração de quatro anos, ou seja, um ano a menos que as graduações em enfermagem de outras instituições. Isso só é possível devido a concentração de disciplinas e uma metodologia diferenciada que potencializa a aprendizagem dos estudantes.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A possibilidade de ofertar a graduação em Enfermagem já está sendo estudada pela instituição há alguns anos, e com a autorização do MEC, o curso foi estruturado e atende à crescente demanda de estudantes na área. “Quando começamos a ofertar cursos de saúde e bem-estar percebemos o interesse dos estudantes pela área, mas além disso, entendemos que a metodologia híbrida atende às necessidades e supre as expectativas da nova geração sobre aprender a partir de tecnologia, usar recursos de aprendizagem disruptivos, ter práticas imersivas e uma sala de aula inovadora. A proposta para o curso de Enfermagem da EAD Unicesumar integra e interconecta tudo isso, fatores que contribuíram para o MEC avaliar o curso com excelência em todos os aspectos”, conclui orgulhosa Thuinie Daros, Diretora de Planejamento de Ensino Presencial e Hibrido – Vitru.

A nova graduação de Enfermagem ofertada pela EAD Unicesumar foi autorizada pelo MEC recentemente. Para isso, em setembro de 2021, uma comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC) visitou a instituição, os quesitos avaliados, a instituição obteve nota 5 em todos, avaliação máxima. Para conquistar a nota máxima, o curso foi avaliado em três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial previsto para o curso e a infraestrutura (tanto física quanto digital) a ser utilizada para sua realização. Na EAD Unicesumar, o curso de Enfermagem terá práticas desde o primeiro ano, além de uma grade com disciplinas como Inovação Tecnológica na Enfermagem e Empreendedorismo. Tudo isso, com características que só as instituições têm, entre elas: tradução em LIBRAS; Aulas conceituais; Realidade aumentada; Aula mediada com telepresencialidade e Ambientes profissionais (práticas reais no mercado de trabalho). O estudante deve comparecer ao polo apenas uma vez por semana.

De acordo com a coordenadora do curso Juliana Dalcin Donini, o principal objetivo do curso é formar o profissional para atuar no cuidado ao ser humano com formação generalista, crítica e reflexiva. “Por meio de ensino de qualidade garantido pela utilização de metodologias inovadoras e tecnologia educacional, o graduando em enfermagem será preparado para sua profissionalização, adquirindo habilidades e competências necessárias para sua inserção no exigente mercado de trabalho da atualidade. Os estudantes podem experimentar práticas ativas conectadas, no polo e na comunidade, por meio de simuladores realísticos, laboratórios, mas também estágios em UBS e hospitais”, conta a coordenadora.

Mercado aquecido

De acordo com uma matéria publicada pelo G1, pelo menos 123 concursos públicos estão com inscrições abertas no Brasil e reúnem mais de 20 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Boa parte dessas vagas são para profissionais da área da saúde, ou seja, um momento promissor para cursar enfermagem e ter ainda mais chances de conquistar uma vaga no mercado.

Ensino qualificado

Reconhecidos pelo MEC, os cursos da metodologia híbrida integram o método convencional presencial, em sala de aula e com a interação de um professor, com o aprendizado on-line, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante.

Na Unicesumar, por exemplo, o aluno desenvolve na prática, estudando duas disciplinas por vez e aplicando conceitos em momentos presenciais nos laboratórios. Além disso, o material didático é repleto de ferramentas como games, realidade aumentada, recursos 3D, inteligência artificial e robótica para uma experiência de aprendizagem ativa.

RECOMENDAMOS

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.

Publicado

em

por

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)

A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)

A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.

Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Prazo para inscrição no vestibular 2025 da Unicentro vai até este domingo (8/9)

São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação

Publicado

em

por

Vestibular Unicentro 2022 terá novo formato

O prazo de inscrição para o Vestibular 2025 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está chegando ao fim. Os interessados podem se inscrever até este domingo, 8 de setembro. São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação, nos câmpus universitários de Guarapuava – Santa Cruz e Cedeteg, Irati e nos câmpus avançados de Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Vestibular da universidade. Depois de preencher o formulário com os dados pessoais, o candidato deve pagar a taxa no valor de R$ 170.

Uma novidade no Vestibular 2025 da Unicentro vai facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior: A partir desta edição, os candidatos aos cursos de graduação na modalidade Licenciatura são isentos da taxa de inscrição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O pedido de isenção também pode ser feito até 8 de setembro. Para ter direito ao benefício, o candidato deve comprovar, no ato da inscrição, que concluiu ou que está matriculado na última série do Ensino Médio, anexando documento comprobatório.

COTAS – Das vagas ofertadas, 20% são reservadas para estudantes de escola pública; 5% para autodeclarados negros e 5% para Pessoa com Deficiência (PcD). Todas as orientações, documentação necessária e modelos de autodeclaração e laudos também estão disponíveis no Manual do Candidato.

PROVAS – As provas do Vestibular Unicentro 2025 serão realizadas em 13 de outubro de 2024, nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis. Na avaliação, os candidatos respondem um total de 60 questões, além da redação.

RECOMENDAMOS

Continue lendo