Notícias dos Vestibulares e Enem
Unicamp amplia abrangência nacional entre os aprovados em 2020
Dos 3.412 aprovados em primeira chamada, 19,4% são de fora do Estado de São Paulo.

A Unicamp somou, entre os aprovados na primeira chamada do Ingresso 2020, 663 estudantes oriundos de fora do Estado de São Paulo, o que faz do percentual de estudantes de outros Estados o maior já registrado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).
Dos 3.412 aprovados em primeira chamada, 19,4% são de fora do Estado de São Paulo. No ano anterior, a Unicamp teve entre os matriculados 11,9% estudantes de outros Estados. O índice contribuiu para aumentar a abrangência nacional do Vestibular Unicamp e demais formas de ingresso, de maneira a chegar a 26 unidades da Federação. Ainda estão previstas mais nove chamadas de convocados, até o final de março.
O dado é reflexo das novas modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Universidade, implantadas em 2019, de acordo com o diretor da Comvest. José Alves de Freitas Neto comemora o fato de a Comissão haver registrado quase 20% dos aprovados vindos de diferentes partes do país e avalia que “Com as Vagas Olímpicas e o ENEM, temos a oportunidade de ampliar a diversidade dos estudantes quanto ao local de origem. No passado, a Unicamp foi reconhecida por seu Vestibular Nacional. Com a retomada das provas em várias capitais, desde o Vestibular 2018, e com as formas de ingresso adotadas desde o ano passado, a Unicamp busca os melhores estudantes onde quer que eles estejam e, dessa forma, fortalece a sua imagem como uma das principais universidades do país”, comentou.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Atualmente, o Vestibular Unicamp é realizado em cinco capitais e no Distrito Federal e o Vestibular Indígena em outros três Estados, de maneira que a Unicamp seleciona estudantes em um total de nove unidades da Federação, ou seja, 1/3 do país.
Diversidade
Segundo a Comvest, a análise do perfil dos aprovados indica o novo modelo de prova adotado no Vestibular Unicamp 2020 e a diversificação das modalidades de ingresso (Enem, Vagas Olímpicas e Vestibular Indígena) como cruciais na manutenção das metas definidas, em 2017, pelo Conselho Universitário em relação à inclusão social. “Há várias formas de se ler os resultados: os dados globais e os dados por curso. Nos dados globais tivemos um pequeno decréscimo de estudantes de escola pública de 48,7%, em 2019, para 48,2%, nesse ano. Porém, quando observamos os dados por curso, notamos que 47 cursos têm mais de 45% de convocados vindos da escola pública”, observa José Alves.
Os dados por curso estão disponíveis na página eletrônica da Comvest.
No Ingresso Unicamp 2020, o vestibular tradicional representou 75,7% das vagas e a modalidade Enem ficou com 18,7% do total de vagas oferecidas. Os outros 5,5% se dividiram entre o Vestibular Indígena (2,78%) e as Vagas Olímpicas (2,72%).
Em relação à inclusão de estudantes autodeclarados pretos e pardos, os dados demonstram que apesar de haver 35,2% entre os aprovados na primeira chamada, o percentual daqueles que optaram por participar do sistema de cotas étnico-raciais é menor: 28,8%. Na avaliação do diretor da Comvest, esse é um dado peculiar, considerando que as cotas cumprem um importante papel enquanto política pública capaz de aumentar a representatividade da população negra do Estado de São Paulo – de 37% – na Unicamp.
“Boa parte dos estudantes negros prefere disputar as vagas pela ampla concorrência e disso decorrem dois aspectos: os candidatos ouvidos no ano passado e, cruzando o perfil sociocultural desse ano, são candidatos com experiência escolar semelhante aos de ampla concorrência quanto à renda e ao tipo de escola”, explicou José Alves.
Antes da adoção das étnico-raciais cotas pela Unicamp, os índices de estudantes matriculados que se autodeclaravam pretos e pardos variavam entre 14% e 20%.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas
As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.
Processo seletivo
O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:
- 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
- 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.
A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.
Sobre o curso
O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.
As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.
Programas de Residência Médica
Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.
Mais informações
Clique aqui para consultar o edital completo e obter mais detalhes
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições abertas para o Vestibular 2025.2 da FCMSCSP
Vestibular 2025.2 da Faculdade oferece 84 bolsas para cursos da área da saúde

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 – segundo semestre.
Os cursos disponíveis são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.
Processo Seletivo
As inscrições vão até 26 de maio e podem ser feitas de três formas:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
– Nota do ENEM
– Segunda graduação
– Prova tradicional, que será realizada em 1º de junho, às 9h30, com o local divulgado na Área do Candidato a partir de 29 de maio.
Àqueles que optarem pela nota do ENEM devem enviar o Boletim Individual de Desempenho no ato da inscrição. Os candidatos que optarem pela segunda graduação devem enviar o histórico escolar no ato da inscrição.
Bolsas de estudo
A Faculdade oferece 84 bolsas de estudo filantrópicas, distribuídas entre as 594 vagas disponíveis. As bolsas são concedidas com base no perfil socioeconômico dos candidatos aprovados e classificados.
Para participar do processo de concessão da Bolsa Filantrópica, o candidato deve:
- Indicar essa opção no momento da inscrição
- Ser aprovado e classificado no processo seletivo
- Atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital
Alguns dos requisitos, por exemplo, estão:
- Renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%)
- Renda de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)
Os candidatos interessados deverão preencher a ficha socioeconômica e enviar a documentação até o dia 26 de maio por meio.
Clique aqui para mais informações.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação
A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.
De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.
A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.
Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.
Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação
Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.
Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.
O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.