Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

UFT divulga normas para pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2025

Os interessados podem fazer a solicitação online, entre os dias 19 e 29 de julho.

Publicado

em

gabarito Vestibular UFT 2022/2

A Comissão de Processos Seletivos (Copese) divulgou o edital para concessão de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular 2025/1.

Os interessados podem fazer a solicitação online, entre os dias 19 (início às 9h) e 29 de julho (término às 17h) de 2024, através de link disponível no site da Copese.

No Edital estão os critérios que o candidato precisa preencher para conseguir a isenção da taxa.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O resultado definitivo está previsto para o dia 14 de agosto de 2024.

As provas para o Vestibular 2025/1 estão previstas para o dia 20 de outubro de 2024.

Todas as informações sobre o edital de isenção e do vestibular 2025/1 podem ser conferidas na página da copese.

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para Vestibular da UFT 2025/1

Ao todo são disponibilizadas 718 vagas, distribuídas entre trinta e sete cursos de graduação.

Publicado

em

por

gabarito Vestibular UFT 2022/2

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025. Ao todo são disponibilizadas 718 vagas, distribuídas entre trinta e sete cursos de graduação.

Vestibular UFT 2025/1

Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de setembro, via internet, através do endereço eletrônico www.uft.edu.br/concursos-e-selecoes. A taxa de inscrição é de R$ 140,00 e o boleto deve ser pago até às 17h do dia 20 de setembro.

De acordo com o edital, as provas serão realizadas no dia 17 de novembro nas cidades de Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional. O candidato deve indicar, no momento do preenchimento do formulário de inscrição, a cidade em que deseja realizar suas provas. Os candidatos aos cursos de Medicina farão todas as provas, obrigatoriamente, em Palmas ou Araguaína.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

USF promove Feira de Profissões no Câmpus Itatiba

A Universidade São Francisco (USF) promove no dia  4 de setembro, quarta-feira, das 8h30 às 12h e das 18h30  às 22h, a Feira de Profissões.

Publicado

em

por

USF está com inscrições abertas para o Vestibular 2021 - bolsas de estudo

A Universidade São Francisco (USF) promove no dia  4 de setembro, quarta-feira, das 8h30 às 12h e das 18h30  às 22h, a Feira de Profissões, no Câmpus Itatiba. O evento é gratuito e tem como objetivo receber estudantes que desejem ingressar no ensino superior e conhecer todos os diferenciais da Universidade. Para participar, basta inscrever-se em usf.edu.br/feiradeprofissoes.

Haverá estandes dos mais de 50 cursos da USF, com a possibilidade de esclarecer dúvidas, conversar com coordenadores de curso e estudantes. Além  da possibilidade de conhecer os modernos laboratórios e toda infraestrutura do Câmpus por meio do USF TOUR.

Também haverá estandes de bolsas de estudo, oportunidades de estágio e intercâmbio, além de  show com banda ao vivo e sorteio de prêmios. Todas as atividades são gratuitas, basta realizar a inscrição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Feira de Profissões – Câmpus Itatiba 

Data: 04/09

Horários de funcionamento: 8h30 às 12h/ 18h30 às 22h

Local: Câmpus Itatiba – Av. Sen. Lacerda Franco, 360 – Centro, Itatiba

Mais informações  pelo WhastApp (11) 94467-9295

Site: usf.edu.br/feiradeprofissoes

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições para o Vestibular 2025 da UEL vão até 9 de setembro

Ao todo serão oferecidas 3.180 vagas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Prova Paraná Mais.

Publicado

em

por

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025, que será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única.

Vestibular 2025 da UEL

As inscrições custam R$ 181,00 e podem ser feitas até o próximo dia 9 de setembro, no portal da Cops.

Os candidatos devem preencher o formulário e imprimir o boleto para o pagamento da taxa pública. Ao todo serão oferecidas 3.180 vagas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Prova Paraná Mais.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O concurso traz entre as novidades a resolução aprovada em março passado oficializando o modelo em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será feita Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro. A resolução é consequência de alterações aprovadas pelo Cepe em dezembro passado, considerando a reformulação do Ensino Médio, que alterou carga horária e disciplinas.

A outra inovação se refere ao direcionamento de 20% das vagas para ingresso via nota da Prova Paraná Mais, aprovada em junho passado pelo Conselho Universitário. Do percentual indicado, metade será para estudantes de escolas públicas e metade para estudantes negros provenientes de escola pública.

Dessa forma, a universidade passa a ter 20% das vagas para estudantes que fizerem a Prova Paraná Mais, mantendo reserva de 10% para ingresso via Vestibular para estudantes de escola pública, 10% para estudantes negros de escola pública, 5% para negros independente do percurso e 5% para pessoas com deficiência.

Estudo da Unespar mostra impactos positivos do exercício no envelhecimento das mulheres

NOVO MODELO

As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de novembro. No primeiro dia, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, interdisciplinar, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No segundo dia, os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. As disciplinas de cada curso poderão ser consultadas no Manual do Candidato, que será disponibilizado no portal da Cops. Já a prova de Redação terá valor de 30% do total e será composta de, no máximo, duas propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos.

Para a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos, a nova proposta é resultado de um robusto estudo feito por um grupo de especialistas, a partir de uma metodologia que incluiu debates sobre a Reforma do Ensino Médio, consulta à comunidade interna e externa e uma avaliação qualitativa. “A avaliação mostrou que o candidato gosta da prova discursiva porque ele vê uma oportunidade de demonstrar o conhecimento”, explica.

A coordenadora chama a atenção para a Prova de Habilidades Específicas (PHE), no dia 29 de setembro, que passará a ser realizada em um só período para os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Desing Gráfico, Design de Moda e Arquitetura. Já os vestibulandos de Música permanecem com a prova em dois períodos. Os detalhes de horários e locais também deverão ser consultados no Manual do Candidato.

Para os cursos com candidatos cujo número de inscritos for menor ou igual ao total de vagas ofertadas, a prova passa a ser classificatória, de acordo com a resolução que define as regras do vestibular. Para ter direito à classificação, o candidato não poderá ter nota final zero.

Universidades estaduais do Paraná se destacam em ranking de publicações científicas

PROVA PARANÁ MAIS

A adesão à Prova Paraná Mais teve o objetivo de atender a uma demanda do Governo do Paraná, por meio de solicitação das Secretarias de Educação (Seed) e de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti). Segundo a professora Sandra Garcia, todas as universidades estaduais integram um Grupo de Trabalho que está acompanhando o planejamento e a operação do processo.

Na prática, a prova é direcionada aos cerca de 120 mil estudantes que cursam o último ano do Ensino Médio na rede pública do Paraná. Candidatos de outros estados poderão fazer a prova, o que representa a abertura de oportunidades para um público que muitas vezes desconhece a estrutura e as oportunidades do Ensino Superior público existente no Paraná.

Fonte: portal UEL – O Perobal

RECOMENDAMOS

Continue lendo