Siga-nos!

Destaque

Uerj lança cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais em Cabo Frio

A meta é receber os alunos já no primeiro semestre letivo do ano que vem. Serão 40 vagas para Medicina e 50 para cada um dos demais cursos.

Publicado

em

vestibular uerj 2023

O Vestibular 2023 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ofertará vagas para três cursos de ensino superior que funcionarão no novo campus de Cabo Frio: Medicina, Geografia e Ciências Ambientais. O anúncio foi feito na última sexta-feira (10), em cerimônia realizada na porta do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), com a presença do governador Cláudio Castro. O prédio que vai abrigar as graduações fica ao lado da unidade de saúde, localizada no bairro Jardim Flamboyant, na região central da cidade.

O Governo, as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti) e Saúde (SES) e a Reitoria da Uerj firmaram termo de cooperação para concretização do projeto. A meta é que tudo esteja pronto para receber os alunos das turmas iniciais já no primeiro semestre letivo do ano que vem. Serão 40 vagas para Medicina e 50 para cada um dos demais cursos. As datas de inscrição para o processo seletivo ainda não foram definidas, mas a prova, incluindo questões objetivas e redação, já tem data marcada: 4 de dezembro de 2022.

Dividindo o palco com representantes de diversos partidos, o governador destacou a importância do diálogo. “Nesse Brasil tão polarizado, conseguimos demonstrar que é possível discordar e trabalhar junto, concentrando forças nas coisas que nos aproximam, em prol daquele que é o nosso patrão: o povo”, disse. Castro lembrou que, a partir do entendimento com o ex-reitor Ricardo Lodi, valores antes usados para contratação de Organizações Sociais (OS) foram realocados para a Uerj. “Hoje a maioria das nossas secretarias tem parceria com a universidade. O Estado está investindo no seu próprio patrimônio, que vai se manter, mesmo se mudarem os governantes”, completou.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Sonho antigo

De acordo com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio Novellino, a universidade pública era uma necessidade não apenas de Cabo Frio, mas de toda a Região dos Lagos. “Isso é um sonho que vem sendo acalentado há décadas. Quando eu era jovem, tive que sair da cidade para fazer o curso de Economia em Niterói, e muitos continuam saindo. Agora teremos o selo Uerj aqui, que vai garantir formação extraordinária para nossa juventude. E a Prefeitura continuará sendo parceira, para facilitar tudo que for possível”, garantiu.

“A proposta foi trazida a nós pelo Dr. Serginho (secretário de Ciência e Tenologia e Inovação da época)”, contou o ex-reitor Ricardo Lodi. “Esclarecemos a ele todas as dificuldades que existem na implantação de uma Faculdade de Ciências Médicas e deixamos claro que não aceitaríamos provisoriedade, como imóveis alugados ou contratos temporários. Tudo foi feito de acordo. E é uma emoção incrível estar aqui hoje vendo todo esse sonho se tornar realidade”, disse Lodi em visita ao HURHC logo após a cerimônia.

Inaugurada em outubro de 2021, a unidade do complexo de Saúde da Uerj recebe pacientes encaminhados pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg), oferecendo atualmente 18 leitos de enfermaria. De acordo com a direção do hospital, nas próximas semanas, serão abertos mais 10 leitos de UTI.

Dificuldades a ser vencidas

O diretor do Instituto de Geografia (Igeog) da Uerj, Ulisses Fernandes, explica que não foi simples elaborar a proposta da graduação em Ciências Ambientais, um curso que ainda não existia na Universidade. “A ideia inicial era Turismo, mas sugerimos essa outra carreira, que consideramos mais adequada à demanda local. Tivemos que construir tudo do zero em um tempo curto. E chegamos a um caminho multidisciplinar que envolve mais sete unidades”. Segundo Fernandes, além do Igeog, atuarão em conjunto os Institutos de Matemática e Estatística (IME), Química (IQ) e Física (IFADT); as Faculdades de Engenharia (FEN), Oceanografia (Faoc) e Geologia (FGEL); e a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi).

Já para o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Mario Fritsch, as maiores preocupações no momento são as questões burocráticas. “Dependemos ainda da liberação do espaço físico e de concursos para professores e técnicos administrativos”, pontua. O imóvel onde vai funcionar o novo campus pertence à Ferlagos, uma instituição particular de ensino, e está sob processo judicial de desapropriação.

Durante o lançamento, o pró-reitor de Graduação e reitor em exercício, Lincoln Tavares, agradeceu o empenho da comunidade acadêmica e disse estar confiante nos resultados. “Não seria possível pensar uma Faculdade de Medicina, um curso novo, como Ciências Ambientais, ou até mesmo outro que já está estabelecido, mas agora em um território distante, como a licenciatura em Geografia, de forma rápida e com qualidade, sem ajuda de cada um dos entes de diversos departamentos. Áreas jurídicas, financeiras, de gestão de pessoas – todas estão congregadas para que esse projeto dê certo e se transforme em processo social de grande repercussão. Esse vestibular já vai ser um dos mais concorridos do Brasil!”, concluiu.

Fonte: Portal UERJ

Destaque

Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica

Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.

A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.

Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.

As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares

Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

Publicado

em

por

Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.

Novas obras

Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.

Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.

Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027

*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas

Autores Obras
Ailton Krenak A vida não é útil
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Caio Fernando Abreu Morangos mofados (Contos escolhidos)*
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Conceição Evaristo Olhos d’água
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028

Autores Obras
José Paulo Paes Prosas seguidas de odes mínimas
Lima Barreto Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Chimamanda Ngozi Adichie No seu pescoço
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias

Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029

Autores Obras
Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas
Paulo César Pinheiro Canções escolhidas**
Gabriel García Márquez Os funerais da Mamãe Grande
Antonio Candido O direito à literatura
Raquel de Queiróz O quinze
Maria Valéria Rezende Quarenta dias
Cruz e Souza Broquéis
Maria Benedita Bormann (Délia) Lésbia
Olinda Beja Chá do príncipe

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril

O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

Publicado

em

por

Vestibular Univesp 2023

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.

O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

RECOMENDAMOS

Continue lendo