Notícias dos Vestibulares e Enem
UEL reforça protocolos para aplicação do Vestibular 2021
A Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) reforça a adoção de protocolos para a segurança dos candidatos do Vestibular UEL 2021.

Com a aproximação da data de aplicação das provas do Vestibular 2021 da UEL, dia 30 de maio (fase única), em Londrina, a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) reforça a adoção de protocolos para a segurança dos candidatos, diante da pandemia do novo coronavírus.
Vestibular UEL 2021
A data do Vestibular, anteriormente marcada para 14 de março, foi adiada em função do agravamento da pandemia. As provas serão aplicadas no dia 30 de maio, das 14 às 19 horas, com 5 horas de duração. Mais de 27 mil candidatos, distribuído em 75 locais de prova em Londrina, farão a prova.
Só o Campus Universitário, tradicionalmente o maior local de provas, deve receber 4500 candidatos, cerca de 50% do que costuma receber. De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Sandra Regina de Oliveira Garcia, a Universidade seguirá todos os protocolos estabelecidos pelas instituições sanitárias do município no dia do exame. Além disso, segundo ela, a COPS seguirá todas as medidas de contenção do coronavírus, já praticadas e incentivadas há mais de um ano pela Universidade: distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras por toda a equipe.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“Enviamos à Secretaria Estadual de Saúde nosso plano de biossegurança para aprovação e uma autorização à Saúde do município para a realização do exame. Além da UEL, teremos, também, outros quatro vestibulares neste mês de maio: UEPG e UNICENTRO (já realizados), UEM no dia 23 e o nosso no dia 30”, afirma.
A coordenadora afirma que é de extrema importância a realização do Vestibular. “Continuamos acompanhando as atualizações da pandemia em Londrina. É muito importante que façamos a prova, para não interrompermos o ciclo de seleção da UEL”, explica.
Adoção de protocolos de segurança
Para a realização do exame, que exige a circulação de um grande contingente de estudantes por toda a cidade, a Universidade seguirá à risca os protocolos de saúde, conforme recomendações das autoridades sanitárias. Segundo Sandra, todos os 75 locais de prova serão completamente higienizados, desde o chão, portas, carteiras, cadeiras e até maçanetas. As 1500 salas de aula serão ajustadas para receber entre 40% e 50% da capacidade de estudantes – em razão disso, o número de salas usadas em relação ao exame passado dobrou.
Todos os fiscais utilizarão máscaras e protetores faciais (face shiled) a todo o momento. Eles também terão a temperatura aferida antes da realização da prova. Os fiscais que apresentarem sintomas serão liberados do exame. “Pedimos a todos os candidatos que levem duas máscaras. É obrigatório, na metade da prova (2h30), trocar a máscara”, afirma a coordenadora da COPS. O candidato também é responsável por levar um saco plástico para descarte da máscara, bem como levá-la consigo no fim do exame.
Na hora da prova, os materiais levados pelos estudantes não podem ser compartilhados. “Pedimos que cada um leve um frasco de álcool em gel e sua própria caneta esferográfica preta ou azul, além de garrafa de água”, ressalta. Os bebedouros estarão liberados apenas para encher as garrafinhas. Não é permitido comer na hora da prova. Se o candidato tiver algum problema de saúde que requeira alimentação (diabetes, por exemplo), deve comunicar um fiscal para se alimentar fora da sala de aula.
Além de documento válido com foto, a COPS pede, ainda, que os candidatos levem o Cartão de Inscrição (impresso) na hora da prova. “Não vamos pedir o cartão para o candidato. Só que é importante levar para ele se orientar no local da prova. Muitos candidatos perdem um tempo precioso por não saberem onde ir”.
O cartão de inscrição estará disponível a partir de 24 de maio, no site da COPS. E o resultado, portanto, a 1ª convocação sai dia 5 de julho, ao meio dia, também no site da COPS.
Colaboração
De acordo com Sandra, os maiores riscos em relação à contaminação de estudantes estão antes e depois da aplicação da prova. Por isso, os portões serão abertos antes do horário oficial, às 13h, para que não haja aglomeração na entrada dos locais de prova. A UEL também está em conversa com autoridades municipais para garantir a segurança no dia do exame.
“Estamos em diálogo com a CMTU, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária, empresas de ônibus e associações de bares e restaurantes para pedir que ajudem com uma campanha de conscientização para evitar aglomerações antes ou depois da prova. Também alertamos a população de um aumento significativo de pessoas transitando em todas as regiões de Londrina nesse dia”, afirma.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES recebe inscrições até 17/4
A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados.

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.
A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.
O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.
Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.
A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.
Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais
Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).
Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.
A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.
Certificações internacionais que fazem a diferença
A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.
Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.
Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre
Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.
A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.
Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas
Inscrições até 17 de abril de 2025.
Data da prova: 27 de abril de 2025.
Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).
O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.
Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília)

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte). A instituição oferece desconto na taxa para as inscrições realizadas até o dia 7 de abril.
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Candidatos do Vestibular Cederj 2025.2 já podem pedir de isenção, cota e ação afirmativa
O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página do Vestibular Cederj.

Os candidatos que desejam concorrer às vagas do Vestibular Cederj 2025.2 já podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e fazer a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública. O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/. O Vestibular Cederj é organizado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Vestibular Cederj 2025.2
O resultado da análise do pedido de isenção, cota ou ação afirmativa será publicado, no dia 30 de abril, na página do vestibular. Após a divulgação, aqueles que tiverem os requerimentos deferidos podem realizar a inscrição no processo seletivo no período de 30 de abril a 15 de maio. Os candidatos que não obtiveram a isenção têm até 16 de maio para realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 89,90.
Os candidatos inscritos no Vestibular Cederj 2025.2 vão concorrer a vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Os cursos
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As vagas do Vestibular Cederj 2025.2 são oferecidas para o segundo semestre letivo de 2025 nos cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.
Inscrição ampla concorrência
O prazo de inscrição para os candidatos que não têm direito à cota ou ação afirmativa e que vão fazer o pagamento da taxa, é de 14 de abril a 15 de maio. A taxa é no valor de R$ 89,90 e deve ser paga até 16 de maio. O link para inscrição é https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/.
Ingressantes têm direito a chip de telefonia móvel
Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.
O objetivo é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar, garantindo a todos uma conexão de qualidade. Com esse chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais da Fundação Cecierj, têm acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.