Siga-nos!

Destaque

Saiba quais são os temas mais abordados no Enem entre 2009 e 2020

O SAS Plataforma de Educação lança a versão atualizada do seu Raio X, com os temas mais abordados no Enem 2009 e 2020.

Publicado

em

Saiba quais são os temas mais abordados no Enem entre 2009 e 2020

Para auxiliar professores e estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2021, o SAS Plataforma de Educação lança a versão atualizada do seu Raio X, com os temas mais abordados em cada disciplina da prova entre 2009 e 2020.

Temas mais abordados no Enem

No período, Geometria foi o tema mais cobrado nas provas do Enem, representando 22,5% das questões de Matemática. Em Português, o destaque fica para Leitura e Interpretação de Texto, com 33,3% das questões.

“Criamos o Raio X do Enem para ajudar os professores na preparação das aulas para turmas do Ensino Médio e os alunos que estão prestes a fazer as provas. Saber os assuntos que mais caem é importante para o planejamento do estudo e, por isso, atualizamos anualmente o levantamento. Queremos apoiar não apenas os alunos do SAS Educação, mas todos aqueles que pretendem fazer o exame”, explica Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Após aproximadamente 18 meses de pandemia, o levantamento do SAS ganha mais relevância, pois muitos alunos precisam estudar por conta própria – grande parte deles com acesso limitado à tecnologia.

A cartilha do Raio X do Enem lista os temas das 11 disciplinas, organizadas em um ranking por assunto, com o número de aparições no exame e seus respectivos percentuais. O material está disponível gratuitamente no link: https://sasedu.co/raioxenem2021

Enem 2020

A edição de 2020 do Enem foi marcada por desafios e novidades. Além de grande parte dos alunos terem se preparado em casa, por conta da pandemia, foi realizada a aplicação da primeira edição do Enem Digital.

“Com relação às provas, tivemos algumas peculiaridades. Em Física, surpreendeu a quantidade de questões de eletricidade, que superou as de mecânica, que costuma ser o assunto mais cobrado. Já prova de Biologia foi uma das mais difíceis da história do Enem, pois exigiu muita atenção à interpretação das questões. Já a prova da Química foi considerada mais fácil que as dos anos anteriores. Em Matemática, tivemos a primeira questão de Inequação Modular do Enem e muitos assuntos do Ensino Fundamental”, comenta Ademar Celedônio.

Raio X do Enem

Veja abaixo os cinco temas mais abordados em cada disciplinas:

Biologia

1 – Humanidade e Ambiente (19,5%)

2 – Citologia (11,5%)

3 – Histologia e Fisiologia (11,5%)

4 – Fundamentos da Ecologia (8,3%)

5 – Biotecnologia (8,1%)

Espanhol

1 – Leitura e Interpretação de Textos (52,2%)

2 – Semântica e Domínio Lexical (14,8%)

3 – Análise de Texto Literário em Prosa (7,0%)

4 – Identificação de Função do Texto (6,1%)

5 – Análise e interpretação de poemas e canções (6,1%)

Filosofia

1 – Ética e Justiça (18,7%)

2 – Filosofia Antiga (16,8%)

3 – Filosofia Contemporânea (12,3%)

3 – Natureza do Conhecimento (11,6%)

5 – Filosofia Moderna (11,6%)

Física

1 – Mecânica (30,9%)

2 – Eletricidade e Energia (25,8%)

3 – Ondulatória (18%)

4 – Termologia (17,1%)

5 – Óptica (8,1%)

Geografia

1 – Geografia Agrária (18,1%)

2 – Meio Ambiente (16,9%)

3 – Questões Econômicas e Globalização (11,8%)

4 – Geografia Física (10,9%)

5 – Geografia Urbana (10,4 %)

História

1 – Idade Contemporânea (17,7%)

2 – Brasil Colônia (12,7%)

3 – Brasil Império (11,4%)

4 – História Política (10,5%)

5 – Patrimônio Histórico-Cultural e Memória (7,8%)

Inglês

1 – Leitura e Interpretação de Textos (51,3%)

2 – Leitura e Interpretação de Cartuns, Tiras e Charges (11,3%)

3 – Domínio Lexical (11,3%)

4 – Análise e Interpretação de Poemas e Canções (11,3%)

5 – Identificação da Função do Texto (8,7%)

Matemática

1 – Geometria (22,5%)

2 – Escalas, Razão e Proporção (14,2%)

3 – Aritmética (11,8%)

4 – Gráficos e Tabelas (9,1%)

5 – Funções (8,7%)

Português

1 – Leitura e Interpretação de Textos (33,3%)

2 – Estrutura Textual e Análise de Discurso (17,6%)

3 – Leituras e Artes (11,5%)

4 – Gênero Textual (8,4%)

5 – Literatura (7,8%)

Química

1 – Físico-Química (27,0%)

2 – Química Geral (26,8%)

3 – Química Orgânica (19,2%)

4 – Meio Ambiente (11,1%)

5 – Energia (6,4%)

Sociologia

1 – Mundo do Trabalho (21,9%)

2 – Cultura e Indústria Cultural (12,9%)

3 – Ideologia (11,6%)

4 – Meios de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Massa (11,6%)

5 – Cidadania (10,3%)

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há quase duas décadas, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 900 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade.

RECOMENDAMOS

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.

Publicado

em

por

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)

A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)

A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.

Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.

Continue lendo

Destaque

Unicamp encerra as inscrições do vestibular 2025 em 9 de setembro

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Unicamp, o Vestibular 2025 oferece 2.537 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos.

Publicado

em

por

vestibular unicamp 2025

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições para o Vestibular Unicamp 2025 até o dia 09 de setembro.

Vestibular Unicamp 2025

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página do Vestibular 2025. A taxa de inscrição é de 210,00 e a data de pagamento continua sendo a mesma: até dia 10 de setembro.

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Universidade, o Vestibular 2025 oferece 2.537 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2025 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. Uma das principais novidades do Vestibular Unicamp 2025 é que, pela primeira vez, as provas serão aplicadas no período da manhã, com início às 9 horas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2025 será realizada no dia 20 de outubro de 2024, e a segunda fase acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 20 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 11 e 13 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2025 está disponível na página do Vestibular.

RECOMENDAMOS

Continue lendo