Siga-nos!

Destaque

Saiba como funciona a Internet das Coisas, fusão entre os mundos virtual e real

Cada vez mais utilizada, a tecnologia visa melhorar diferentes serviços de forma prática e rápida

Publicado

em

Saiba como funciona a Internet das Coisas, fusão entre os mundos virtual e real

Internet das Coisas é um recurso que conecta objetos cotidianos a uma rede de dispositivos por meio de sensores, softwares e chips. Mas você sabe como isso nos impacta?
Com um mundo cada vez mais interligado, a IoT – sigla para o termo em inglês Internet of Things – tem a missão de facilitar a nossa vida. Alguns exemplos simples estão nas questões do dia a dia, como os robôs aspiradores, as lâmpadas que podem acender, apagar ou mudar de cor por um comando de voz e as geladeiras que acessam as redes sociais ou fazem a lista de compra automaticamente quando verificam a falta de algum alimento.

O professor da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, Luiz Fernando Durão, explica por que a Internet das Coisas é tão importante e relevante para a sociedade. “Quando precisamos de aplicações remotas, a tecnologia vem para suprir necessidades. Imagine que exista um médico especialista em uma cidade e que ele precise realizar uma cirurgia de emergência em um paciente que está em outro município. A conexão de internet estável, como a proporcionada pelo 5G, torna possível que esse médico realize o procedimento sem nem sair do lugar, por meio de um robô”, exemplifica Durão.

Na área de Engenharia de Produção, a Internet das Coisas se torna relevante quando alia a conectividade aos produtos e serviços oferecidos. “Antes, nós éramos totalmente dependentes das anotações dos operadores, o que poderia gerar o chamado ‘erro de observação’, pois sempre há a probabilidade de cometermos erros na visualização de dados. A partir do momento em que temos uma conexão da máquina ao sistema de informação, ou seja, a máquina conectada a sensores altamente capacitados que transmitem dados pela internet, conseguimos ter, em tempo real, as informações do processo produtivo e conseguimos tomar decisões como a de manutenção, por exemplo, antes mesmo da máquina quebrar”, analisa o professor.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A Internet das Coisas veio para ficar e está crescendo, chegando para somar à segurança, praticidade e o bem-estar, como em fechaduras eletrônicas que abrem ou se fecham a distância, aparelhos de ar-condicionado que se adequam automaticamente à temperatura do ambiente e sensores agrícolas que monitoram a previsão do tempo para a irrigação na hora certa. Por isso, cada dia mais você verá essa aplicação e acompanhará seu desenvolvimento, pois essa tecnologia chegou para mudar a forma em que vemos a conexão entre homem e máquina, sendo esta a protagonista.

Vestibular ESEG 2022

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 1º semestre de 2022. O candidato pode escolher entre as modalidades presencial e digital e, ainda, conquistar bolsa de estudo de acordo com a nota obtida. Também pode ingressar utilizando a nota do Enem, além das opções de segunda graduação e transferência.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre

Cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção

Provas presenciais

12/02/2022, às 13h – Inscrições até 11/02, às 14h
Rua Apeninos, 960, Paraíso

Inscrição e mais informações: https://lp.eseg.edu.br/vestibular/

RECOMENDAMOS

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.

Publicado

em

por

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)

A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)

A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.

Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.

Continue lendo

Destaque

Unicamp encerra as inscrições do vestibular 2025 em 9 de setembro

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Unicamp, o Vestibular 2025 oferece 2.537 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos.

Publicado

em

por

vestibular unicamp 2025

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições para o Vestibular Unicamp 2025 até o dia 09 de setembro.

Vestibular Unicamp 2025

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página do Vestibular 2025. A taxa de inscrição é de 210,00 e a data de pagamento continua sendo a mesma: até dia 10 de setembro.

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Universidade, o Vestibular 2025 oferece 2.537 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2025 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. Uma das principais novidades do Vestibular Unicamp 2025 é que, pela primeira vez, as provas serão aplicadas no período da manhã, com início às 9 horas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2025 será realizada no dia 20 de outubro de 2024, e a segunda fase acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 20 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 11 e 13 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2025 está disponível na página do Vestibular.

RECOMENDAMOS

Continue lendo