Notícias dos Vestibulares e Enem
Resumo das obras literárias para o Vestibular Fuvest 2020
As obras literárias fazem parte da prova de Português e possuem grande relevância na nota final dos candidatos.

A lista das obras literárias que será exigida no Vestibular Fuvest 2019 já foi divulgada. As obras literárias fazem parte da prova de Português e possuem grande relevância na nota final dos candidatos. Para tornar a preparação dos estudantes mais eficiente, o Sistema de Ensino Poliedro, elaborou um resumo especial sobre os pontos mais relevantes de cada título. Confira:
Obras literárias para o Vestibular Fuvest 2020
Resumo “A Relíquia”
Obra publicada em 1887, do escritor português Eça de Queirós, faz parte de seus escritos de caráter fantasioso, nos quais o realismo e o lirismo são elementos marcantes na trama, como em O Mandarim, A ilustre casa de Ramires e no clássico A Cidade e as Serras. Há na história uma crítica ao clero, pois o personagem central, Raposo, herdeiro de uma tia rica e beata, é encarregado por ela de participar numa missão religiosa à Terra Santa. Há, nesta jornada, uma misteriosa e mística revelação, em que Raposo presencia o martírio de Jesus Cristo e descobre que a história conhecida por todos não ocorreu como descrito. Para não frustrar a tia devota, ele tenta manter a história nos conformes daquilo que prega a Igreja e traz uma “relíquia sagrada” para ela, visando garantir sua herança.
Resumo “Minha Vida de Menina”
Escrita por Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) é uma obra ímpar, pois apresenta relatos do cotidiano, numa linguagem franca, em que a autora, ainda adolescente, retrata Diamantina/MG, no final do século XIX, marcada pela decadência da mineração. Há, nesta narrativa, composta na forma de um diário, desde histórias pitorescas que apresentam personagens marcantes (como o padre, a negra contadora de histórias e o bebum) até aspectos da vida familiar, do trabalho e da religiosidade num texto leve, interessante e agradável para os leitores.
Resumo “O Cortiço”
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
De Aluísio Azevedo, nos coloca no entorno das habitações insalubres do Rio de Janeiro no início do século XX. Esta insalubridade está presente no espaço e afeta a alma das pessoas, em especial do locatário dos casebres e de seu vizinho rico que deseja o terreno onde fica o cortiço. Vivem-se os dramas, mas há espaço também para a alegria e a esperança. A trama é alimentada por embates em que a ambição, as traições e a inveja são componentes marcantes, características da teoria naturalista.
Resumo “Mayombe”
Título da obra de Pepetela, refere-se a uma região montanhosa que se espalha por diferentes países africanos, entre os quais Angola, terra natal do autor do livro. O título, de certa forma, retrata a diversidade étnica e tribal dos guerrilheiros unidos em prol de um objetivo maior: a luta revolucionária. Narrativa de cunho histórico, é também uma crítica aos erros cometidos pelos movimentos libertários como o machismo, a corrupção e o racismo.
Resumo “Claro Enigma”
Composto por 41 poemas que marcam a transição da obra de Carlos Drummond de Andrade, sua obra, antes marcada pelo engajamento social, dá lugar a um certo desencanto e desilusão, a uma busca de respostas no cerne do próprio ser. Os versos também se renovam quanto a estética, cedendo lugar a uma retórica mais clássica e formal, deixando de lado o coloquial e trabalhando um viés mais filosófico e clássico.
Resumo “Sagarana”
É uma obra composta por contos, que dentro de uma esfera regional, no âmbito das Minas Gerais, trabalha em cada história temas de interesse universal, sem deixar de abrir espaço e consolidar imagens claras em relação ao Brasil. O caráter humano desta produção de Guimarães Rosa transparece nas paixões, inveja, raiva, amor, superação, insegurança e valentia de protagonistas como Augusto Matraga, Manuel Fulô, o burrinho pedrês, entre outros.
Resumo “Angústia”
Obra de Graciliano Ramos, nos surpreende com uma inovadora narrativa de cunho existencialista, diferente do que nos acostumamos em Vidas Secas. Muito próximo de Crime e castigo (do autor Fiódor Dostoiévski, de 1866), mas sem possuir o amor como caminho da salvação, a obra de Graciliano Ramos é um estudo completo da frustração, nos apresentando abertamente o ser humano em seus piores defeitos.
Resumo “Quincas Borba”
Narrado em terceira pessoa, Machado de Assis nos apresenta mais uma vez, com ironia, a questão das relações humanas através de seus personagens: seja pelo oportunismo de Sofia e Palha ou pela loucura que toma Rubião. Como um todo, vemos a concretização da máxima do Humanitismo: “Ao vencedor, as batatas”, ou seja, o mais forte é aquele que sobrevive.
Resumo “Poemas Escolhidos”
Reunião de muitos dos poemas de Gregório de Matos, a obra caracteriza o autor como voz importante não só na literatura, mas também na sociedade do século XVII, ao apresentar de forma mordaz a realidade de sua sociedade; o livro é a representação das modalidades cultivadas pelo autor: a lírica amorosa, religiosa e a satírica, sendo a última responsável pelo apelido de “Boca do inferno”.
Sistema de Ensino Poliedro
Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o Brasil. Originalmente adotado nos cursos Pré-Vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para os Ensinos Médio, Fundamental I, Fundamental II e Educação Infantil, abrangendo assim, toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 400 instituições de ensino em mais de 200 cidades e 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Ao promover uma educação de excelência, o Sistema de Ensino Poliedro obteve 6.211 alunos aprovados em 118 das 133 instituições que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2018. Do total, 575 estudantes alcançaram as primeiras colocações.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Unifeso abre inscrições para Vestibular de Medicina com dupla chance de ingresso
O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) abriu inscrições para o Vestibular de Medicina 2025.2, oferecendo aos candidatos a oportunidade de ingresso por duas modalidades distintas: prova de vestibular presencial e o aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O diferencial é que, com uma única inscrição, os candidatos podem concorrer a ambas as formas de seleção, ampliando suas chances de ingresso no curso.
O candidato pode optar pelo ingresso por meio do Vestibular (prova), que oferece 20 vagas, ou pelo aproveitamento da nota do Enem (edições entre 2020 e 2024), também com 20 vagas. Caso o candidato opte pela nota do Enem e não seja aprovado nesta modalidade, ele ainda poderá realizar a prova do vestibular e concorrer a uma das vagas disponíveis.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio pelo site https://medicinaunifeso.com.br . A taxa de inscrição é de R$ 400, podendo ser paga via boleto ou cartão de crédito. Lembrando que o registro de interesse no aproveitamento do Enem deve ser feito até o dia 6 de maio.
Prova Presencial
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A prova será presencial, aplicada no dia 1º de junho, no horário das 9h às 13h30, e os candidatos poderão optar pelas cidades de Teresópolis, Niterói, Nova Friburgo, Maricá, Rio de Janeiro ou Saquarema.
O vestibular contará com uma prova objetiva composta por 60 questões de múltipla escolha, totalizando 60 pontos, além de uma prova de redação, valendo 40 pontos.
Candidatos que necessitem de atendimento especial para a prova devem entrar em contato pelo e-mail [medicinaunifeso@econrio.com.br] dentro do prazo estabelecido no edital.
Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem acessar o site medicinaunifeso.com.br.