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Preparação para Enem 2022 deve prever questões sobre pandemia
Livros do Ensino Médio já trazem exemplos com taxa de transmissão e contágio pela doença

Das manchetes de jornais de todo o mundo para as páginas dos livros didáticos, a pandemia de covid-19 percorreu um caminho quase tão rápido quanto o do próprio Sars-Cov-2. Desde 2021, conteúdos formais de várias etapas da Educação Básica já trazem oficialmente fatores relacionados à pandemia como exemplo para ensinar os estudantes de todo o Brasil. Agora, o evento deve começar a ser cobrado também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com o prolongamento do problema ao longo dos últimos dois anos, a covid-19 se tornou uma vivência impossível de ser ignorada pelas mais diversas áreas de conhecimento e atuação. Do trabalho à vida familiar, das políticas sociais à saúde, todos os aspectos da vida – e em praticamente todo o planeta – foram afetados pela doença. Com a escola não é diferente. Para a coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima, “educadores do mundo todo já entenderam há muito tempo que a escola não é a preparação para a vida, mas a própria vida. A pandemia impactou desde a estrutura familiar à rotina e há muitos aprendizados que tivemos neste período, então não temos como fugir desse tema na Educação porque ele marcou profundamente a história da humanidade e vai se refletir nos temas de aulas e materiais didáticos”.
Em Matemática, por exemplo, a taxa de transmissão do vírus já está sendo usada para ensinar progressão geométrica, mas não para por aí. Na mesma disciplina, os números impressionantes relacionados à pandemia podem ajudar a falar sobre estatística. Em Biologia, toda a questão genética e de virologia podem passar a ser cobradas no Enem, como as mutações que dão origem às muitas variantes do vírus. “Os gráficos, muito comuns no exame, também são fundamentais para compreender a pandemia e, por isso, poderão ser usados na prova para cobrar interpretação dos estudantes”, ressalta a especialista. Em História, ela sugere que lições deixadas por pandemias passadas podem aparecer combinadas e comparadas às que estão sendo aprendidas agora. “O tema também pode ser abordado por componentes como Geografia e Sociologia, tratando, por exemplo, sobre o acesso das pessoas às formas de prevenção, como máscaras e álcool em gel. Química, Física e outras disciplinas também têm na pandemia a possibilidade de tratar de temas da vivência extraclasse”, complementa.
Assunto deve permear toda a vida escolar
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Eventos históricos da grandeza desta pandemia dominam as experiências de pessoas de todas as idades. Por isso, segundo Milena, a covid-19 “vai ser um recurso importante para alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio. O material didático tem a função de trazer conteúdo relevante e compartilhar significados com alunos e professores. Então, é natural que, no processo de atualização desse material, a pandemia apareça sob diferentes olhares, nas mais variadas disciplinas”. Dessa forma, diz a especialista, os estudantes têm muitas oportunidades de aprendizado não apenas fora da escola, como já vem acontecendo, mas também – e principalmente – dentro dela.
Para a especialista, o ponto de partida de qualquer aprendizagem significativa é tudo aquilo que o aluno já sabe. Assim, valorizar as experiências de cada família com a pandemia pode ser riquíssimo, segundo ela. “Podemos discutir como foram desenvolvidos os mecanismos de prevenção à covid-19 e outras doenças, analisar como a humanidade responde a uma situação de pandemia, entre outras possibilidades”, detalha Milena. Ela explica que, no material do Sistema Positivo de Ensino, esses aprendizados já aparecem para propor uma aprendizagem significativa e conectada à realidade dos estudantes. “As vivências são muito importantes e podem alavancar temas complexos, aprofundar aprendizagens e até impulsionar as carreiras dos alunos.”
Na edição de 2021 do Enem, os estudantes não precisaram responder a questões envolvendo a pandemia. Isso aconteceu porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, tem um banco de questões que serve de base para preparar a prova e novas questões passam por um processo longo de aprovação antes de aparecerem no Enem.
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UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
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Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
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Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
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Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.
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Centro Universitário São Camilo abre inscrições para o Processo Seletivo 2025.2 do curso de Medicina
As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.
Processo seletivo
O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:
- 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
- 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.
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Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.
A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.
Sobre o curso
O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.
As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.
Programas de Residência Médica
Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.
Mais informações
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