Destaque
Pré-Vestibular Cecierj oferece mais de 8000 vagas gratuitas
São 8610 vagas sendo 5.610 para as aulas na modalidade presencial e 3 mil online.

Estão abertas as inscrições para o curso extensivo do Pré-Vestibular Cecierj, para atender a candidatos que desejam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Vestibular Cederj e outros vestibulares. São 8610 vagas sendo 5.610 para as aulas na modalidade presencial e 3 mil online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 24 de fevereiro de 2025, pela página http://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular/. A iniciativa é da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O extensivo do Pré-Vestibular Cecierj será oferecido gratuitamente de 22 de março a 6 de dezembro de 2025, com aulas presenciais ou on-line, em dias e horários que estão especificados na página Onde Estamos (http://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular/) e no anexo 1 do edital. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário indicando a modalidade em que deseja estudar.
As aulas presenciais do extensivo irão ocorrer nos 45 polos instalados no estado do Rio de Janeiro, sendo 38 unidades com aulas aos sábados e sete que funcionarão às terças e quintas-feiras. Candidatos que optarem pela modalidade on-line do curso só terão direito à versão digital do material didático e toda a interação com tutores será realizada na plataforma virtual de aprendizagem do Pré-Vestibular Cecierj.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“É com grande orgulho que abrimos mais de oito mil vagas para o pré-vestibular da Fundação Cecierj, preparatório gratuito para o ENEM. A educação é a maior ferramenta de transformação social e, como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, iremos trabalhar para que todos os estudantes tenham condições de ingressar no ensino superior”, destacou o secretário Anderson Moraes.
Quem pode se inscrever
Podem se inscrever os candidatos que, em 2025, estiverem matriculados no último ano do ensino médio em instituições de ensino públicas ou particulares; candidatos que já tenham concluído o ensino médio; e candidatos matriculados no segundo e primeiro ano do ensino médio, sendo neste caso, a ocupação de vaga condicionada à existência de vaga ociosa.
Sobre o curso
Criado em 2003, o Pré-Vestibular Cederj é um curso preparatório para as provas de acesso às universidades. Atendendo por ano mais de sete mil alunos em todo o Rio de Janeiro, sendo totalmente gratuito, inclusive com oferta de material didático impresso para todos os alunos.
As disciplinas oferecidas são Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Redação. Os tutores são escolhidos mediante processo seletivo que abrange prova de conteúdo e didática que é realizada anualmente.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 rebece pedidos de isenção e redução de 50% do valor da taxa
Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir de 7 de abril (segunda-feira), os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Meio de Ano 2025, cujo valor integral é de R$ 210. Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).
As inscrições para o exame serão realizadas de 14 de abril a 6 de maio, pela página da Vunesp. A oferta é de 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. As provas serão aplicadas nos dias 25 de maio (primeira fase) e 21 e 22 de junho (segunda fase), nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Os pedidos de isenção do Vestibular Meio de Ano 2025 poderão ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão até 7 de julho deste ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 28 de abril, nos sites da Unesp e da Vunesp, nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.
O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, até 13 de abril. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 28 de abril.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp oferece ainda 16 vagas no Processo Seletivo Unesp-Enem Meio de Ano 2025, com opção para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica em Ilha Solteira. As inscrições serão feitas gratuitamente pelo site da Vunesp, de 14 de abril a 30 de maio. Podem se cadastrar os participantes do Enem em 2023 e 2024.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |