Notícias dos Vestibulares e Enem
Oferta de vagas em ensino superior a distância (EAD) é maior que presencial
Em 2018, foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância e 6,3 milhões em cursos presenciais.
O Censo da Educação Superior divulgado na última quinta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, pela primeira vez, a oferta de vagas nos cursos de graduação na modalidade educação a distância (EaD) é maior que a do ensino presencial.
Em 2018, foram ofertadas 7,1 milhões de vagas nos cursos de educação a distância (EAD) e 6,3 milhões em cursos presenciais. O número de cursos EaD cresceu 50% em um ano, passando de 2.108 em 2017 para 3.177 em 2018.
Apesar da maior oferta de vagas em cursos a distância, os cursos presenciais ainda tiveram mais alunos novos matriculados em 2018. Houve 2 milhões de matrículas na modalidade presencial e 1,3 milhão em cursos EaD.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Inep destaca que o número de ingressos nos cursos de graduação a distância tem crescido significativamente nos últimos anos, dobrando sua participação no total de novos alunos, de 20% em 2008 para 40% em 2018. Nos últimos cinco anos, segundo o instituto, os ingressos nos cursos presenciais diminuíram 13%.
Para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a maior oferta de vagas no ensino a distância em relação ao presencial é uma “tendência nacional e mundial”. “Isso só tende a se consolidar”, afirmou.
Desistências
Dados do Censo da Educação Superior apontam que, dos estudantes que entraram em 2010, 56,8% desistiram do curso e apenas 37,9% concluíram os estudos. Outros 5,3% continuavam na graduação seis anos depois do início do curso.
“Qualquer atividade econômica – e o ensino é uma atividade econômica – tem que ter critérios de eficiência. E o Brasil é muito ineficiente. Mais da metade dos ingressantes desiste ao longo do curso, sendo também que há um elevado grau de pessoas que ficam muito mais tempo necessário para concluir o curso”, disse o ministro.
E acrescentou: “Se a gente reduzisse significativamente essa ineficiência, a gente conseguiria dobrar o número de pessoas com ensino superior completo no Brasil, utilizando os mesmos recursos atualmente disponíveis”.
Segundo o MEC, o Brasil tem 8,4 milhões de estudantes de graduação matriculados em instituições de ensino superior, 20% deles em universidades públicas.
“Um total de 3,4 milhões de estudantes ingressou em cursos de graduação em 2018. No mesmo ano, 1,2 milhão de estudantes concluíram a educação superior. As informações do censo foram coletadas em 2.537 instituições, 2.238 delas privadas. Neste grupo, estão matriculados 75% dos estudantes, cerca de 6,3 milhões de alunos”, informou o ministério.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Fatec Piracicaba 1º semestre de 2025 tem valor acessível para inscrição
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro, e nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido para R$ 60,00. Os cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será realizado as 13 horas do dia 12 de janeiro de 2025, no prédio da Fatec Piracicaba.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br por meio preenchimento da ficha, do questionário socioeconômico e do pagamento da taxa. No momento da inscrição, é possível escolher cursos em primeira e segunda opções. Para o curso superior de tecnologia em Alimentos serão oferecidas 20 vagas; para o curso superior de tecnologia em Biocombustíveis serão oferecidas 24 vagas, para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial serão oferecidas 34 vagas para o turno matutino e 34 vagas para o turno noturno.
Acréscimo de pontuação
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibular Fatec Piracicaba concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de acréscimo na pontuação. O candidato que desejar utilizar a nota da prova objetiva do Enem poderá colocar a opção no ato da inscrição. Todas as condições estão descritas no manual do candidato disponível no site de inscrição.
Serviço
Vestibular Fatec 1º semestre 2025
Período de inscrições: até as 15 horas do dia 12 de dezembro de 2024 pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br
Data do exame: 12 de janeiro de 2025 (às 13h no prédio da Fatec Piracicaba)
Informações: 19 3429-3600
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para vestibular de Medicina na Suprema Juiz de Fora terminam dia 25/11
A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro