Destaque
Instituto Mauá oferece nesta semana, oficinas gratuitas que simulam projetos reais de profissões
O Hands On é um evento da Mauá para apresentar os cursos de Engenharia, Administração, Design e os novos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, na prática.

Pensando em proporcionar aos vestibulandos o contato com as profissões na prática, a Mauá criou um evento anual imperdível!
Para que esperar se você pode experimentar o que existe de mais inovador na profissão que você vai escolher?
É para isso que a Mauá criou o Hands On: um evento para conhecer os cursos de Engenharia, Administração, Design e os novos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, na prática.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
E, como ainda estamos em pandemia, vamos abrir nossas portas de forma virtual. O evento será 100% on-line, no formato Webinar, ao vivo.
Atenção, educador: no evento haverá conteúdo exclusivo para você!
Os participantes receberão um cupom de 20% de desconto na taxa de inscrição para o Vestibular Mauá 2022!
Anote na agenda e participe: de 20 a 25 de setembro, nós temos um encontro marcado em busca do conhecimento sobre as profissões e oportunidades de carreira! Inscreva-se: maua.br/handson
CONHEÇA AS OFICINAS
– Administração: O ADMINISTRADOR DO FUTURO
Após uma introdução sobre o curso de Administração e sua estrutura curricular, será proposto aos participantes um problema em que eles terão que definir, de acordo com as informações passadas, qual melhor forma de resolução considerando: prazo, tempo, meios de transporte disponíveis e outros fatores.
Nesta atividade, será possível entender um pouco mais sobre a área de atuação de um Administrador e suas habilidades.
– Ciência da Computação: MINI MARATONA DE PROGRAMAÇÃO PYTHON
Nesta atividade os participantes aprenderão as principais estruturas da linguagem Python de maneira prática: para cada estrutura aprendida, há um desafio de programação a ser resolvido.
Trata-se de um ambiente de competição, troca de conhecimentos, aprendizado e muita diversão. Será utilizado o sistema BOCA, que conta com um juiz automático que avalia as soluções submetidas pelos participantes. O resultado é simples: vence a competição quem conseguir resolver ao menos 2 problemas apresentados.
Não é necessário conhecimento ou experiência em programação de computadores.
– Design: DESIGN LAB – SERÁ QUE O LIXO É UM ERRO DE DESIGN?
Design vai muito além do estilo, forma, desenho. Design significa elaborar projetos para solucionar problemas complexos, como a produção do lixo e a sustentabilidade do planeta. Por meio da metodologia de Design Thinking e da cocriação os participantes serão desafiados a pensar sobre o problema do lixo e como gerar soluções para diminuir seu impacto nas grandes cidades.
– Sistema de Informação: DINÂMICA DE DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE SOFTWARE
Você já percebeu que tudo que interagimos atualmente envolve software? Você tem ideia de quantos novos apps são disponibilizados e podem ser baixados no seu celular? Quantos novos jogos são criados? Quantos softwares as empresas utilizam?
Esta atividade tem como objetivo aplicar de forma divertida e interativa algumas das práticas do Desenvolvimento Ágil de Software, com base no Scrum, de forma simulada de como é o dia a dia da equipe de desenvolvimento de software, desde o entendimento do problema que precisa ser resolvido até a sua entrega. O conceito será utilizado na estruturação de um pequeno projeto de e-commerce.
– Engenharia de Alimentos: A ENGENHARIA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: DESAFIOS PARA O FUTURO
Os participantes conhecerão a área de atuação do Engenheiro de Alimentos e, divididos em grupos, participarão de games e dinâmicas que abordarão temas de como a Engenharia de Alimentos contribui para garantir o futuro da alimentação mundial.
Após os debates gerados em torno do tema, os grupos farão uma breve apresentação sobre o que foi discutido. A equipe vencedora será premiada.
– Engenharia Civil: COMPETIÇÃO DE PONTES VIRTUAIS
Nesta oficina, os participantes vivenciarão um pouco dos desafios que um Engenheiro Civil enfrenta no dia a dia. Por meio de um programa, eles terão de projetar uma ponte com o menor custo possível, seguindo um conjunto de especificações. No final, as pontes serão avaliadas.
– Engenharia de Computação: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA NO PROCESSAMENTO DE IMAGENS
Como os filtros de redes sociais e aplicativos de câmera funcionam? Como eles conseguem detectar onde estão as pessoas e os detalhes dos rostos das pessoas? Como eles conseguem aplicar a característica desejada exatamente no ponto desejado? Existe uma série de algoritmos que são possíveis candidatos para responder a essas perguntas. Um método, porém, que está cada vez mais comum, por causa do aumento da capacidade de processamento e de sua abrangência são as técnicas que utilizam inteligência artificial.
Nesta oficina, serão aplicados alguns desses algoritmos para processar algumas imagens sugeridas pelos participantes, discutindo os conceitos básicos para o funcionamento de cada um deles e os conceitos principais utilizados hoje pelos Engenheiros de Computação.
– Engenharia de Controle e Automação: APRENDENDO A PROGRAMAR ROBÔS
Nesta atividade, os participantes conhecerão um ambiente virtual para a simulação de robôs móveis. Esse ambiente é bem real e fiel ao comportamento dos robôs verdadeiros. Será possível compreender os principais conceitos relativos à área de robótica móvel, uma das principais da Engenharia de Controle e Automação e aprender como programar um robô móvel para fazer tarefas simples de movimentação.
Essa atividade será o pontapé inicial para quem quer se aventurar no universo da robótica.
– Engenharia Elétrica: PROJETO DE UMA USINA SOLAR FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL
Atualmente, as fontes de energia renováveis estão apresentando um crescimento significativo na matriz energética do Brasil e do mundo. Energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresceu nos últimos anos no mundo, embora ainda tenha pouca representatividade na matriz energética.
Pensando nessa importante fonte de energia, os participantes desta oficina terão a oportunidade de aprender a fazer um projeto de uma usina solar fotovoltaica para sua residência.
– Engenharia Eletrônica: SUPERVISÃO REMOTA UTILIZANDO INTERNET DAS COISAS (IOT) E ATIVIDADE ONLINE COM O TINKERCAD: UMA VISÃO DA ENGENHARIA ELETRÔNICA E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
A área de atuação da Engenharia Eletrônica é bem ampla; abrange, entre tantas outras áreas: sensoriamento, automação, telecomunicações, dispositivos móveis e programação.
Nesta oficina, além de serem apresentados os campos de atuação do Engenheiro Eletrônico, os participantes terão exemplos práticos do conceito de Internet das Coisas, por meio de interação remota com o Smart Campus do Instituto Mauá de Tecnologia. Também será realizada uma atividade de projeto com o simulador on-line e gratuito Tinkercad (Autodesk), na qual os participantes poderão simular uma aplicação com a plataforma Arduíno.
– Engenharia Mecânica: CORRIDA DE CARROS
Os participantes receberão informações sobre os fundamentos do funcionamento dos motores de combustão interna, os componentes básicos e suas funções. Um motor monocilíndrico Honda GX120 (com deslocamento volumétrico de 118 cm³) será desmontado e seus principais componentes serão explicados. Também serão apresentados os dinamômetros de motor e de veículo, demonstrando os métodos de ensaios utilizados.
A oficina finaliza com uma corrida real de carros que utilizam o motor apresentado.
– Engenharia de Produção: EXPERIMENTO TRF/SMED COM 14 MINICARROS KARTS
Nesta oficina, os participantes terão acesso a algumas funções desempenhadas por um Engenheiro de Produção.
Será proposta uma atividade para aplicar a técnica da Troca Rápida de Ferramentas (TRF/SMED) na linha de desmontagem e montagem de componentes de minicarros (Karts) em que será possível: vivenciar todas as etapas necessárias para a aplicação prática da TRF/SMED; avaliar e discutir os resultados obtidos, mediante elaboração de um relatório técnico e apresentação; elaborar proposta e linha sequencial de desmontagem e montagem balanceada e com o menor tempo possível das operações.
– Engenharia Química: INVESTIGAÇÃO E QUÍMICA
Nesta oficina, haverá o desafio “Investigação e Química” em que os participantes terão de desvendar um mistério utilizando os seus conhecimentos do Ensino Médio, em Química, e breves pesquisas.
Para obter pistas e solucionar o caso, os participantes precisarão reconhecer padrões de impressões digitais, utilizar conceitos de densidade, conhecimentos da tabela periódica e fazer uma breve pesquisa não só sobre corantes alimentícios, mas também sobre alguns cientistas laureados com o Prêmio Nobel.
Por meio dessa divertida atividade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre a área de atuação da Engenharia Química.
ATIVIDADES EXTRAS
– EXCEL 1 – EXPLORANDO DADOS GRAFICAMENTE
Nesta oficina será demonstrado o uso de formatação condicional e diversos tipos de gráficos para análise de dados de uma planilha de controle de gastos.
– EXCEL 2 – EXPLORANDO DADOS DINAMICAMENTE (USO DE TABELA DINÂMICA)
Nesta oficina será demonstrado o uso da tabela dinâmica para visualizar/explorar as várias informações que podem estar ocultas dentro de uma planilha de controle de gastos.
– MINHA CARREIRA, MEU FUTURO: PENSANDO A ESCOLHA PROFISSIONAL
Esta atividade tem como objetivo fazer o participante refletir sobre a escolha profissional por meio de atividades de autoconhecimento e exploração da carreira abordando temas como: perfil comportamental, interesses, habilidades, valores de carreira e exploração das carreiras.
– AUTOCONFIANÇA NA COMUNICAÇÃO
Confiança. Substantivo feminino que significa “crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função”. Autoconfiança é ter isso de você mesmo. Mas a vergonha é um inimigo presente, que joga por terra anos de conhecimento em alguns minutos de uma apresentação mal feita. Nesta palestra, será demonstrado que além do conhecimento, o profissional do futuro precisa transformar o que sabe em palavras claras e objetivas, e encantar os espectadores com sua confiança ao expor suas habilidades.
EXCLUSIVO PARA EDUCADORES
– Workshop (PBL) – Aprendizagem Baseada em Problemas
Este workshop tem como objetivo mostrar as origens do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e também a elaboração, a prática e a avaliação dessa abordagem pedagógica. Ao final do curso o professor participante deverá ser capaz de compreender as origens, o uso e as possibilidades didáticas do uso do PBL como recurso em sala de aula.
Quer saber mais da Mauá e do Vestibular 2022?
Acesse: maua.br/vestibular
Conheça os nossos cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharia e Sistemas de Informação, e concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.