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Notícias dos Vestibulares e Enem

Instituições de ensino superior migram para ensino a distância (EaD)

Instituições de ensino superior recorrem à educação a distância (Ead) para manter o ritmo de estudos em locais não estão funcionando

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ensino a distância (EaD)

Instituições de ensino superior recorrem à educação a distância para manter o ritmo de estudos em locais onde as faculdades e universidades não estão funcionando, para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria autorizando a modalidade em cursos presenciais, ressaltando que a qualidade das aulas deve ser mantida. A Agência Brasil conversou com especialistas para esclarecer como as instituições devem se preparar e quais os direitos que os estudantes têm neste momento.

portaria publicada pelo MEC na quarta-feira (18) autoriza que as aulas sejam transmitidas de maneira remota. Para isso, o MEC deve ser comunicado, e as instituições que optarem pela oferta a distância devem se preparar. As regras não valem para práticas profissionais de estágios e de laboratório, que só podem ser realizadas presencialmente.

Na quinta-feira (19), o MEC autorizou também que sejam dadas a distância as disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano dos cursos de medicina. Até então, nenhuma aula desses cursos poderia ser dada por meios remotos.

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“É importante que se entenda que essas medidas são provisórias”, diz Luiz Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), que é a entidade responsável, entre outras coisas pelo cumprimento da legislação educacional e por zelar pela qualidade do ensino. “A instituição tem que fazer um esforço complementar no sentido de permitir o cumprimento da portaria com qualidade. Todo mundo tem que fazer um esforço extra para que as coisas ocorram na normalidade”.

Curi ressalta que as normas para metodologias da educação a distância continuam em vigor. Mas, em resposta a consulta feita pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes), o CNE esclareceu que no que diz respeito à pandemia do covid-19, as decisões tomadas no âmbito do Comitê Operativo de Emergência instituído pelo MEC, “sobrepõem-se a quaisquer outras manifestações inerentes ao sistema federal de ensino”, ou seja, as regras podem ser alteradas nos próximos dias.

Orientações para as aulas

Durante a semana, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior, realizou uma série de webinários para tirar dúvidas sobre a migração para as aulas online. O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, destacou que uma possibilidade é de as instituições terem uma equipe de apoio para orientar professores na elaboração de novos planos de aulas e no desenvolvimento de estratégias para cumprir o programa. As opções são muitas, como a utilização de plataformas de educação a distância (EaD), aulas ao vivo, o envio e recebimento de exercícios, vídeos e áudios por WhatsApp, entre outras.

“Essas possibilidades mantêm os professores trabalhando e em contato com os alunos. Eles vão compreender que não se está transportando as aulas só com plataforma Ead, mas fazendo algo onde os professores estão junto com os estudantes”, diz.

Capelato orienta que as decisões das instituições sejam pensadas, organizadas em um plano e comunicadas aos estudantes. “Os alunos precisam entender claramente as regras, entender como vai ficar. Deixar claro que segue o mesmo ensino, só muda o meio. O estudante continua com os professores à disposição”.

O diretor presidente da Abmes, Celso Niskier, que também acompanha a situação e orienta as instituições privadas, complementa: “O que é importante é que as instituições, seja pelas aulas remotas ou por reposição [posterior das aulas], cumpram o programa das disciplinas, para que não haja prejuízo acadêmico para os alunos. Isso garante que a gente enfrente a crise sem maiores turbulências”.

Para os estudantes, o cofundador da Curseria, plataforma de cursos online, Celso Ribeiro, recomenda que tenham uma rotina bem definida, para conseguir se organizar e aproveitar melhor as aulas. “A maioria das pessoas está em casa. É difícil criar uma rotina de trabalho com o filho, com o cachorro, etc. O que a gente recomenda é que a pessoa tente seguir o mais próximo da rotina normal. Que tome banho, se arrume, que não fique de pijama achando que está de férias”, diz.

Instituições federais

Em universidades e institutos federais, o MEC informou na sexta-feira (20) que ampliou a capacidade de webconferências. Agora, mais de 123 mil estudantes e professores poderão ser beneficiados. Antes, eram 82 mil os que usavam esses recursos.

Além disso, terão acesso a 15 salas de reuniões simultâneas de webconferência – uma unidade pode receber até 75 participantes. Antes, eram 10 salas simultâneas. As salas virtuais podem ser acessadas por computadores pessoais e smartphones.

A capacidade total do serviço de 1,7 mil acessos simultâneos passa, agora, para 10 mil. O MEC anunciou que aumentou também a capacidade do serviço de videoconferência de 10 para 30 salas virtuais, com até 15 pontos remotos em cada sala. Para realizar as reuniões, de acordo com a pasta, basta que o usuário se conecte a um computador, a uma televisão disponível na sua instituição, utilizando um navegador web.

Direitos dos estudantes

Segundo o diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Igor Britto, não há ainda razões para os estudantes pedirem o dinheiro de volta, a redução, ou não pagarem as mensalidades. No caso das aulas terem sido suspensas, elas ainda poderão ser repostas.

“A gente tem que pensar que a despesa das instituições de ensino se mantém. Elas estão mantendo o pagamento dos professores”, diz e acrescenta: “Temos que considerar que estamos passando por um momento inédito na história do mundo”.

Ele ressalta, no entanto, que cabe às instituições buscar alternativas de qualidade para que não sejam questionadas posteriormente.

“Não há motivos para professores, universidades e instituições de ensino não comunicarem e não orientarem os alunos a respeito de tudo que podem fazer. Uma coisa que podemos dizer, aquela faculdade que, neste momento, não está buscando alternativas para se comunicar com os alunos, para orientar estudos a distância, atividades e exercícios, elas terão sérios problemas de reclamação dos consumidores na medida em que não há justificativa para não fazer isso”, diz, acrescentando que até mesmo as redes sociais podem ser usadas para o ensino.

De acordo com o último Censo da Educação Superior, dos cerca de 8,5 milhões de estudantes universitários no país, 6,4 milhões, o equivalente a aproximadamente 75% dos estudantes estão matriculados em cursos presenciais. Segundo monitoramento divulgado pela Abmes, há, em todos os estados e no Distrito Federal, interrupções de aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino superior.

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Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

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As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.

Processo seletivo

O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
  • 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.

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Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.

A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.

Sobre o curso

O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.

As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.

Programas de Residência Médica

Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.

Mais informações

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Inscrições abertas para o Vestibular 2025.2 da FCMSCSP

Vestibular 2025.2 da Faculdade oferece 84 bolsas para cursos da área da saúde

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Faculdade da Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular 2022

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 – segundo semestre.

Os cursos disponíveis são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

Processo Seletivo

As inscrições vão até 26 de maio e podem ser feitas de três formas:

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– Nota do ENEM

– Segunda graduação

– Prova tradicional, que será realizada em 1º de junho, às 9h30, com o local divulgado na Área do Candidato a partir de 29 de maio.

Àqueles que optarem pela nota do ENEM devem enviar o Boletim Individual de Desempenho no ato da inscrição. Os candidatos que optarem pela segunda graduação devem enviar o histórico escolar no ato da inscrição.

Bolsas de estudo

A Faculdade oferece 84 bolsas de estudo filantrópicas, distribuídas entre as 594 vagas disponíveis. As bolsas são concedidas com base no perfil socioeconômico dos candidatos aprovados e classificados.

Para participar do processo de concessão da Bolsa Filantrópica, o candidato deve:

  • Indicar essa opção no momento da inscrição
  • Ser aprovado e classificado no processo seletivo
  • Atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital

Alguns dos requisitos, por exemplo, estão:

  • Renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%)
  • Renda de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)

Os candidatos interessados deverão preencher a ficha socioeconômica e enviar a documentação até o dia 26 de maio por meio.

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Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

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Vestibular Estadual 2021 UERJ - Horários, duração, locais de prova e outras informações

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.

De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.

A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.

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Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.

Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.

Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação

Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.

Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.

O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.

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