Notícias dos Vestibulares e Enem
Insper lança graduação em Direito
Curso de Direito do Insper tem o objetivo de formar profissionais que conversem com diversas áreas de conhecimento
O Insper, que já oferece cursos nas áreas de Economia, Administração e Engenharia, anuncia agora seu curso de graduação em Direito. A novidade reforça a atuação da escola em uma área fundamental para a contribuição com o debate de soluções para problemas relevantes do Brasil. O projeto do curso une o ensino do Direito a outras áreas do conhecimento, fortalecendo a visão de graduação integrada.
A graduação tem duração de cinco anos, é presencial e em tempo integral até o nono semestre, com aulas na sede do Insper, localizada na Vila Olímpia, em São Paulo.
Para o coordenador do curso, Rafael Bellem de Lima, a nova graduação irá formar indivíduos capazes de transitar e de dialogar com diferentes áreas de conhecimento, com foco na resolução de questões sociais complexas em colaboração. “O curso formará pessoas capazes de resolver problemas jurídicos complexos e trabalhar em times multidisciplinares em qualquer área e setor de atuação profissional no âmbito do direito. Para isso, além da sólida base humanística e técnico-jurídica enfatizaremos a capacidade de avaliar impactos de normas e decisões e desenhar arranjos, políticas, processos e instituições”, afirma o professor.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O curso está estruturado em torno de problemas sociais que permitam o tratamento aprofundado de temas transversais, como a desigualdade, a educação, o mercado de trabalho, a economia do conhecimento e a tecnologia. A graduação em Direito já nasce com corpo docente plural, que mescla diferentes visões e estilos, que combina sólida formação acadêmica e experiência profissional.
Inovação e mercado de trabalho
Para a professora Natália Pires, responsável pela disciplina “Realidade Brasileira e Projetos para o Brasil”, ministrada no segundo semestre, o curso chega para construir um profissional preparado para um mundo novo, em que as fronteiras do Direito não estão definidas. “A ideia é que as alunas e os alunos sejam capazes de abordar o que as políticas públicas podem fazer para resolver problemas do país, assim como entender o que o sistema de justiça pode fazer para melhorar esse cenário em prol de um país mais justo e igualitário”, explica a professora.
Outro diferencial da graduação é o forte relacionamento com o mercado de trabalho. “A estrutura dos cursos do Insper foi pensada não apenas para direcionar os estudantes a estágios ou vagas de emprego, mas também para estabelecer uma relação com empresas para problemas e situações reais serem academicamente explorados em sala de aula. Trata-se de trazer situações reais para a escola e enriquecer a experiência de aprendizado do aluno”, comenta Guilherme Martins, diretor da Graduação do Insper.
Inclusão e abertura
Pluralidade é outro aspecto buscado no lançamento do curso. Para Natália Pires, profissionais do Direito deve ser capaz de visualizar como as normas jurídicas podem ser reformadas para melhorar indicadores sociais, ou políticas públicas, como as políticas fiscal, de educação e saúde. “Quem busca essa área deve ser capaz de internalizar essas necessidades na sua atividade de jurista”, completa a docente.
Deste modo, o Insper, que é uma instituição sem fins lucrativos, busca fomentar ativamente um ambiente acadêmico aberto e inclusivo. Esse compromisso é reforçado por intermédio de um amplo programa de bolsas e apoio financeiro , além da realização do vestibular on-line, com o objetivo de inspirar alunas e alunos de diversas regiões do país a participar.
Integração
Tanto em ensino quanto em pesquisa, o Insper trabalha em conjunto com as áreas de políticas públicas, administração, economia, estatística e engenharias, em um modelo integrado de ensino. Isso possibilita a oferta de disciplinas e atividades curriculares comuns a todos os cursos de Graduação, com a possibilidade de dupla-titulação com os cursos de Administração e Economia (em mais três semestres).
Acesse o site do Insper para saber mais sobre o curso e se inscrever para o processo seletivo.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Fatec Piracicaba 1º semestre de 2025 tem valor acessível para inscrição
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro, e nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido para R$ 60,00. Os cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será realizado as 13 horas do dia 12 de janeiro de 2025, no prédio da Fatec Piracicaba.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br por meio preenchimento da ficha, do questionário socioeconômico e do pagamento da taxa. No momento da inscrição, é possível escolher cursos em primeira e segunda opções. Para o curso superior de tecnologia em Alimentos serão oferecidas 20 vagas; para o curso superior de tecnologia em Biocombustíveis serão oferecidas 24 vagas, para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial serão oferecidas 34 vagas para o turno matutino e 34 vagas para o turno noturno.
Acréscimo de pontuação
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibular Fatec Piracicaba concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de acréscimo na pontuação. O candidato que desejar utilizar a nota da prova objetiva do Enem poderá colocar a opção no ato da inscrição. Todas as condições estão descritas no manual do candidato disponível no site de inscrição.
Serviço
Vestibular Fatec 1º semestre 2025
Período de inscrições: até as 15 horas do dia 12 de dezembro de 2024 pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br
Data do exame: 12 de janeiro de 2025 (às 13h no prédio da Fatec Piracicaba)
Informações: 19 3429-3600
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para vestibular de Medicina na Suprema Juiz de Fora terminam dia 25/11
A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro