Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Facens oferece experiência internacional na formação dos alunos

O DRI – Departamento de Relações Internacionais é o responsável por proporcionar aos alunos da Facens oportunidades para a geração de conhecimento e formação de lideranças no contexto global

Publicado

em

Vestibular Facens

O DRI – Departamento de Relações Internacionais é o responsável por proporcionar aos alunos da Facens oportunidades para a geração de conhecimento e formação de lideranças no contexto global. “Isso quer dizer que, no ensino aplicado na Facens, baseado no conceito de aprender fazendo, o aluno pode agregar também competências interculturais. Ou seja, ele tem a chance de somar à sua formação profissional uma visão ampliada de mundo que o leva a desenvolver habilidades como o aperfeiçoamento e domínio de outras línguas, a maior capacidade de adaptabilidade, a expansão do network, bem como a alteridade, que mais do que ter tolerância com o outro consiste em conseguir se colocar no lugar do outro. São todas habilidades que nós sabemos que os líderes de hoje precisam ter”, explica Rose Vieira, coordenadora do DRI.

Tudo isso leva a uma maior competitividade no mundo do trabalho. E promovido pelo Centro Universitário Facens por meio de parcerias internacionais, firmadas atualmente com instituições de renome em nove países: Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Itália, Israel, Japão, Peru e Bolívia. A internacionalização na Facens é ativa, pois todos os acordos já firmados são efetivos, seja para o envio de alunos brasileiros para intercâmbios, de estudo ou estágio remunerado, seja no acolhimento de alunos e professores internacionais no campus da Facens, seja para o desenvolvimento de projetos a distância, chamados de Online International Learning, ou ainda, a internacionalização do campus, que recebe com frequência visitas de especialistas internacionais dessas instituições parceiras para realizar palestras, workshops e troca de conhecimento.

O professor espanhol Marc Gonzales integra esse cenário de integração internacional dentro da Facens. Presente aqui desde janeiro de 2018, ele veio para dar sequência ao seu doutorado, mas acabou se entusiasmando tanto com a dinâmica de ensino da Facens e também com o empenho dos alunos daqui, que depois passou a atuar como professor na instituição brasileira, participando de diferentes projetos internacionais. “Aqui é muito diferente da cultura que eu conhecia na Espanha. Em geral, o aluno, já no terceiro ano, começa a trabalhar e conciliar sua rotina com aulas à noite, mostrando muita dedicação. E eu me motivei a contribuir com isso. Cheguei com a intenção de ficar seis meses e agora, mais de um ano e meio depois, não sei quando vou embora, pois estou atuando em projetos simultâneos muito interessantes. Um deles começou com três alunos e hoje já tem 15”, conta Marc.

Dupla titulação gera diploma brasileiro e europeu

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Outra facilidade proporcionada pelas parcerias estrangeiras na Facens é a possibilidade de dupla titulação, resultante de um contrato assinado em maio com a Universidade de Lleida (ESP), de onde veio Marc. Com o acordo, estudantes que fizerem esse intercâmbio têm a chance de obter tanto o diploma válido no Brasil como outro válido na Espanha e em toda a Europa. Já há uma primeira turma estudando aqui no país sob essa perspectiva.

Carlos Guilherme Gomes Cruz, no último ano do curso de engenharia civil, foi para Portugal, onde estudou durante um ano na Universidade de Aveiro. E conta o quanto foi positiva a experiência. “A gente sai da zona de conforto e se sente mais corajoso e mais aberto para receber todas as informações. O mais difícil é deixar a casa. Então, quando chega lá é a oportunidade de fazer coisas novas, aprender mais, melhorar uma língua, fazer novas amizades, aprender novos conteúdos na faculdade”, descreve o aluno.

Outro aspecto relevante é que os alunos que saem para intercâmbio já estão em semestres mais avançados da formação, o que permite que já tenham um foco profissional. Com a ajuda dos professores e orientações do DRI, conseguem identificar em quais instituições lá fora estão as oportunidades mais coerentes com esse propósito. O fato de conviver com diferentes culturas e idiomas também forçam o aluno a apurar sua capacidade de comunicação. Até para não ser mal interpretado, é essencial ser mais diplomático e objetivo, postura que forma um novo diferencial no mercado de trabalho.

 

Júlio César Muniz, engenheiro químico graduado pela Facens em 2017 hoje já colhe os frutos profissionais do intercâmbio. Hoje ele trabalha na área de alimentos, dando sequência a um conhecimento com o qual entrou em contato na época do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Atualmente ele desenvolve pesquisa sobre plantas alimentícias não convencionais (ou PANCs). “O intercâmbio é uma experiência incrível, pois proporciona muito aprendizado, tanto cultural como acadêmico e profissional. Além de desenvolver autonomia para conduzir sozinho o próprio aprendizado. E de adquirir jogo de cintura suficiente para administrar aspectos da vida pessoal, organização de tempo e avanço acadêmico”, conta Júlio. Para ele, também foi fundamental o estágio realizado na Espanha para ajudar a definir o seu futuro profissional aqui no Brasil.

É de experiências como essas que podem se beneficiar muitos outros alunos da Facens. Como aconselha Carlos, o primeiro passo é acreditar no próprio sonho e potencial, inscrevendo-se nas atividades e programas de intercâmbio do DRI, cujos editais são renovados a cada ano: dri.facens.br.

Vestibular Facens 2020

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Facens 2020. Clique aqui e veja a lista de cursos oferecidos e também como participar do processo seletivo.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

Publicado

em

por

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.

Processo seletivo

O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
  • 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.

A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.

Sobre o curso

O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.

As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.

Programas de Residência Médica

Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.

Mais informações

Clique aqui para consultar o edital completo e obter mais detalhes

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular 2025.2 da FCMSCSP

Vestibular 2025.2 da Faculdade oferece 84 bolsas para cursos da área da saúde

Publicado

em

por

Faculdade da Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular 2022

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 – segundo semestre.

Os cursos disponíveis são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

Processo Seletivo

As inscrições vão até 26 de maio e podem ser feitas de três formas:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

– Nota do ENEM

– Segunda graduação

– Prova tradicional, que será realizada em 1º de junho, às 9h30, com o local divulgado na Área do Candidato a partir de 29 de maio.

Àqueles que optarem pela nota do ENEM devem enviar o Boletim Individual de Desempenho no ato da inscrição. Os candidatos que optarem pela segunda graduação devem enviar o histórico escolar no ato da inscrição.

Bolsas de estudo

A Faculdade oferece 84 bolsas de estudo filantrópicas, distribuídas entre as 594 vagas disponíveis. As bolsas são concedidas com base no perfil socioeconômico dos candidatos aprovados e classificados.

Para participar do processo de concessão da Bolsa Filantrópica, o candidato deve:

  • Indicar essa opção no momento da inscrição
  • Ser aprovado e classificado no processo seletivo
  • Atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital

Alguns dos requisitos, por exemplo, estão:

  • Renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%)
  • Renda de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)

Os candidatos interessados deverão preencher a ficha socioeconômica e enviar a documentação até o dia 26 de maio por meio.

Clique aqui para mais informações.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual 2021 UERJ - Horários, duração, locais de prova e outras informações

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.

De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.

A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.

Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.

Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação

Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.

Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.

O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo