Notícias dos Vestibulares e Enem
Estudo atesta Vestibular Unesp interdisciplinar e sem pegadinha
Ao analisar exame, pesquisas da Vunesp indicam equilíbrio entre questões fáceis e difíceis
A prova da primeira fase do Vestibular Unesp 2020, com a Prova de Conhecimentos Gerais, será realizada neste 15 de novembro, próxima sexta-feira.
Os 95.440 estudantes que farão o exame da primeira fase do Vestibular 2020 da Unesp encontrarão uma prova de grau médio, com equilíbrio entre questões fáceis e difíceis, interdisciplinar e sem “pegadinhas”.
Essas foram as conclusões de uma pesquisa feita pela equipe técnica da Vunesp com o objetivo de esmiuçar as principais características da prova da primeira fase do Vestibular da Unesp, etapa em que é aplicada a Prova de Conhecimentos Gerais.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O resultado do estudo “A Prova de Conhecimentos Gerais e os Objetivos do Vestibular da Unesp”, realizado com as edições dessa prova no período de 2014 a 2019 pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Fundação Vunesp, permitiu conhecer a eficiência da prova tendo em vista os objetivos traçados na sua elaboração.
“Fizemos um estudo olhando as propriedades estatísticas e verificamos que é uma prova interdisciplinar, bem estruturada e ‘sem pegadinha’, boa para identificar o aluno que tem boa compreensão leitora”, diz a professora Ligia Maria Vettorato Trevisan, responsável pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Vunesp.
Por “sem pegadinha”, entende-se que não foram identificadas questões em que os candidatos optaram, em sua maioria, por uma alternativa errada levados por um enunciado mal redigido ou formulado de maneira a confundir os participantes do vestibular. “Ao pé da letra, é uma prova justa em que os estudantes são levados a usarem o que aprenderam na escola para resolver situações-problema”, afirma a responsável pela área técnica de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Vunesp.
A prova da primeira fase é classificatória e eliminatória, na qual o candidato precisa fazer pelo menos 20 de um total de 100 pontos para não ser eliminado. Esta etapa consiste em 90 questões de múltipla escolha, sendo divididas em três grupos: questões que abordam conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte; questões que examinam conhecimentos de História, Geografia e Filosofia; questões que compreendem Biologia, Química, Física e Matemática.
Os estudos realizados pela Vunesp, responsável pelo Vestibular da Unesp, possibilitaram a identificação de quais habilidades e competências as provas medem, com base nas últimas edições do exame. Permitiram também conhecer o grau de dificuldade da prova aplicada. A edição de 2019, por exemplo, caracterizou-se como uma prova com 52% questões de média dificuldade (os percentuais de acerto variaram de 35% a 65%), 28% fáceis (os percentuais de acerto superaram 65%) e 20% difíceis (os percentuais ficaram abaixo de 35%).
“Trata-se de uma prova multi e interdisciplinar, cuidadosamente preparada de modo a promover a integração e a interdisciplinaridade como mecanismos que permitem melhor conhecer as capacidades desejadas dos candidatos aos cursos de graduação da Unesp”, afirma a professora Ligia Trevisan.
Entre as características técnicas do estudo, os pesquisadores destacaram o emprego de metodologias estatísticas, tais como a Teoria Clássica de Testes (TCT), a Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a análise da dimensionalidade das provas, para coletar evidências sobre a validade das provas, especialmente no que se refere à estrutura interna. As análises indicam o grau em que as relações entre os itens da prova estão em conformidade com o objetivo em questão, no caso a qualificação para o ingresso na Unesp.
“Esses dados indicam uma prova bastante equilibrada e, nesse sentido, com boas condições de avaliar, na totalidade, o público participante”, diz Ligia Maria Vettorato Trevisan. “Na primeira fase, é um vestibular planejado para selecionar candidatos capazes de articular ideias de modo coerente e também compreender ideias, relacionando-as”, afirma.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Fatec Piracicaba 1º semestre de 2025 tem valor acessível para inscrição
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro, e nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido para R$ 60,00. Os cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será realizado as 13 horas do dia 12 de janeiro de 2025, no prédio da Fatec Piracicaba.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br por meio preenchimento da ficha, do questionário socioeconômico e do pagamento da taxa. No momento da inscrição, é possível escolher cursos em primeira e segunda opções. Para o curso superior de tecnologia em Alimentos serão oferecidas 20 vagas; para o curso superior de tecnologia em Biocombustíveis serão oferecidas 24 vagas, para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial serão oferecidas 34 vagas para o turno matutino e 34 vagas para o turno noturno.
Acréscimo de pontuação
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibular Fatec Piracicaba concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de acréscimo na pontuação. O candidato que desejar utilizar a nota da prova objetiva do Enem poderá colocar a opção no ato da inscrição. Todas as condições estão descritas no manual do candidato disponível no site de inscrição.
Serviço
Vestibular Fatec 1º semestre 2025
Período de inscrições: até as 15 horas do dia 12 de dezembro de 2024 pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br
Data do exame: 12 de janeiro de 2025 (às 13h no prédio da Fatec Piracicaba)
Informações: 19 3429-3600
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para vestibular de Medicina na Suprema Juiz de Fora terminam dia 25/11
A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro