Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Especialista comenta o tema da Redação do Enem 2019

Neste ano, prova teve como tema da redação “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Publicado

em

Enem 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio

O professor Adriano Chan, um dos maiores especialistas em redação para vestibulares e que está à frente do Laboratório de Redação, comenta sobre o tema escolhido para o Enem 2019, “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

“Dentre os desafios que o candidato poderia trazer, estão o número restrito de salas de exibição em municípios menos populosos e o preço médio dos ingressos, que ainda é inacessível a classes menos favorecidas. Para desenvolver os argumentos, era possível falar da indústria cultural, conceito de Adorno e de Horkheimer , que prega como até as obras de arte passam a ser feitas em série para atender a demanda de consumo numa lógica de mercado, excluindo os menos favorecidos”, afirma o professor.

Ele ressalta ainda que “paradoxalmente, essa lógica desfavorece uma grande parcela do mercado consumidor pois preza apenas os frequentadores de cinema mais endinheirados. Nesse sentido, era importante que quaisquer informações que fossem usadas na argumentação (como filósofos, alusão a séries, a filmes ou dados estatísticos) estivessem articuladas com a falta de acesso ao cinema. É esperado que apareçam referências ao filme Cinema Paradiso, por exemplo”.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Segundo Adriano Chan, na proposta de intervenção, o candidato deveria apresentar:

· um agente (que poderia ser o Superministério da Cidadania, que engloba o Ministério da Cultura);

· uma ação ( que poderia ser a ampliação de políticas de incentivo ao cinema);

· a finalidade (que é o resgate de algum dos dois desafios que o candidato trouxe na sua introdução e que deveriam ser desenvolvidos na argumentação);

· o meio para atingir os objetivos da intervenção proposta (por meio de projetos de lei, decretos, por exemplo) e

· o detalhamento de como essa ação ou esse meio deveria ocorrer.

Mudanças na grade de correção do Enem

Neste ano, as competências 1 e 4 foram focos no treinamento da banca corretora. “A grande novidade é que – teoricamente – ficou mais fácil tirar nota máxima no critério que avalia o uso normativo da língua (competência 1). Agora, é preciso, além de três erros com o mesmo desvio gramatical, pelo menos um erro sintático, como períodos incompletos”, explica Adriano Chan.

Já no quesito da coesão (competência 4), a ordem é que a correção seja quantitativa e qualitativa. O professor explica que “não basta usar conectivos. No treinamento deste ano, a banca foi instruída a observar se os candidatos estão usando de forma correta tais recursos coesivos e se eles não estão se prendendo a fórmulas”.

Por fim, Adriano Chan ressalta que “é preciso dizer que a maioria dos corretores expressamente afirma o receio em dar nota máxima no critério de uso normativo da língua por simples medo de discrepância entre as notas dadas por dois corretores, o que gera uma terceira correção. É um absurdo que, numa prova com 4 milhões de inscritos, apenas 55 tenham conseguido nota máxima. Isso mostra uma imperfeição na aplicação da grade”.

Laboratório de Redação – No Laboratório de Redação os alunos têm à disposição um curso livre, especializado em ensinar aos vestibulandos técnicas de redação por meio de um método inovador, que vai na contramão dos conceitos tradicionais ensinados nos cursinhos. Como método de ensino, o professor Adriano Chan utiliza a Linguística Cognitiva, cujo foco está em organizar o pensamento criativo do aluno, indo no sentido contrário ao que os professores – sobretudo de cursinhos – costumam ensinar, chamado de estruturalista, com fórmulas que engessam a criação: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Resultados – Adriano Chan e seu Laboratório de Redação possuem números que os credenciam como um dos principais nomes do país. Em 2016, dos seus então 400 alunos (só na cidade de São Paulo), cerca de 82% foram aprovados em universidades públicas brasileiras. Este ano, com alunos na região do Vale do Paraíba e Campinas, o laboratório ampliou sua atuação chegando a 1400 vestibulandos.

Especificamente para a redação, os números seguem expressivos: no Enem 2017, 86% dos alunos do Laboratório de Redação obtiveram notas maiores do que 880 e das 66 redações do Enem 2016 que obtiveram notas máximas em todo o Brasil, oito foram de alunos do laboratório. Das 13 notas máximas em redação da Fuvest 2017, oito foram de estudantes do curso. Já nos vestibulares da Vunesp, 28 notas máximas em redação têm como autores candidatos que estudaram no Laboratório de Redação.

Ainda em 2017 os alunos do Laboratório de Redação obtiveram grande desempenho em importantes vestibulares: foram 23 alunos aprovados na Pinheiros USP, 27 na Santa Casa e 12 na Unifesp (incluindo o primeiro colocado), além de 38 notas máximas no vestibular da Unifesp.

RECOMENDAMOS

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.

Publicado

em

por

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)

A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)

A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.

Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Prazo para inscrição no vestibular 2025 da Unicentro vai até este domingo (8/9)

São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação

Publicado

em

por

Vestibular Unicentro 2022 terá novo formato

O prazo de inscrição para o Vestibular 2025 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está chegando ao fim. Os interessados podem se inscrever até este domingo, 8 de setembro. São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação, nos câmpus universitários de Guarapuava – Santa Cruz e Cedeteg, Irati e nos câmpus avançados de Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Vestibular da universidade. Depois de preencher o formulário com os dados pessoais, o candidato deve pagar a taxa no valor de R$ 170.

Uma novidade no Vestibular 2025 da Unicentro vai facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior: A partir desta edição, os candidatos aos cursos de graduação na modalidade Licenciatura são isentos da taxa de inscrição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O pedido de isenção também pode ser feito até 8 de setembro. Para ter direito ao benefício, o candidato deve comprovar, no ato da inscrição, que concluiu ou que está matriculado na última série do Ensino Médio, anexando documento comprobatório.

COTAS – Das vagas ofertadas, 20% são reservadas para estudantes de escola pública; 5% para autodeclarados negros e 5% para Pessoa com Deficiência (PcD). Todas as orientações, documentação necessária e modelos de autodeclaração e laudos também estão disponíveis no Manual do Candidato.

PROVAS – As provas do Vestibular Unicentro 2025 serão realizadas em 13 de outubro de 2024, nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis. Na avaliação, os candidatos respondem um total de 60 questões, além da redação.

RECOMENDAMOS

Continue lendo