Destaque
Ensino Médio do Rio pode ter Física e Química opcionais a partir de 2022
A reforma prevê uma ampliação da carga horária do estudante na escola e uma nova organização curricular.
Pode parecer no mínimo estranho, mas é real. A reforma do ensino médio pode mudar completamente a forma como conhecemos. Esta semana houve uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Confira abaixo o texto publicado no site da Alerj e entenda:
A partir de 2022, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) irá implementar uma nova base curricular para os alunos do Ensino Médio. A medida, que atende à Lei Federal nº 13.415/2017 e cria uma Base Nacional Comum Curricular, foi debatida nesta quarta-feira (30/06), em audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). No encontro, professores e alunos discordaram da medida e pediram o adiamento ou a suspensão da reforma.
“Ouvimos todas as posições e ficou claro para a comissão que não foi realizado, pela Seeduc, um amplo debate do tema. Antecipo que a comissão vai propor que se repitam esses debates com todo o setor da educação, já que a secretaria alega que não pode adiar a medida que tem imposição Federal”, comentou o presidente da comissão, deputado Flávio Serafini (PSol). Ele também lembrou que desde o início da pandemia cerca de cinco mil professores saíram da rede e não houve reposição. “Antes de mudar o currículo é preciso solucionar problemas como esse”, alertou.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Em resposta, a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, Joilza Abreu, informou que foram realizados debates presenciais, híbridos e remotos, para analisar a Reforma Curricular. “Foram mais de 20 mil participantes, entre eles pais, alunos, professores e representantes dos sindicatos”, disse. Porém, o professor e representante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe), Matheus Mendes, alegou que não foi feito um debate acerca do assunto, apenas enviado às escolas uma consulta pública da reforma.
“Os meus alunos, por exemplo, não sabiam dessa mudança. Qual é o objetivo de uma consulta que começou a ser feita depois que o projeto já tinha sido estruturado? Não houve um debate. Além disso, há uma falta de transparência sobre os itinerários e a distribuição da carga horária”, disse Matheus que lembrou que o sindicato fez um abaixo assinado com mais de quatro mil assinaturas pedindo o cancelamento dessa medida.
Reforma Curricular
A reforma prevê uma ampliação da carga horária do estudante na escola e uma nova organização curricular. No novo modelo o ensino será dividido em dois grupos, o de formação geral básica, contemplando as disciplinas de português e matemática obrigatórias para todos os estudantes; e as disciplinas complementares que serão opcionais ao aluno, como física, biologia e química. Porém, independentemente da escolha, ele terá que completar 1.200 horas de aulas assistidas ao longo do ensino médio .
Segundo Joilza Abreu, a Seeduc está fazendo um estudo amplo e não tem a intenção de dispensar os professores ou aumentar a carga horária dos docentes. “Hoje temos sete grupos de trabalho formados e um deles vem pensando nas ofertas de componentes eletivos e outro trabalhando as atividades interculturais, por exemplo. Só depois de analisar todas as frentes vamos definir o currículo. Falou-se muito no aumento de carga horária e garanto que isso não vai acontecer. O que vai ocorrer é uma adequação das horas”, afirmou. De acordo com a Seeduc, será um ensino integral, sem o horário integral.
Para o aluno Bruno Nunes, representante da Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), ainda não é possível identificar o ponto positivo da reforma. “Sentimos que ela precisa ser mais discutida. Nesse momento ela está sendo imposta para que funcione. Ela já foi testada em outros tempos e também não deu certo. A única diferença é que ela vai aumentar a desigualdade do ensino entre os alunos ricos e pobres do estado, já que não teremos mais as matérias complementares como física e química, como obrigatórias, elas serão complementares, ou seja, de escolha do aluno cursar ou não. Não acredito que as escolas particulares vão deixar de lecionar essas disciplinas da forma tradicional”, considerou o estudante.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Último dia de inscrições para o Vestibular Tradicional de Medicina ENIAC
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC
Estão abertas as inscrições para o Vestibular do curso de medicina do Centro Universitário de Excelência ENIAC, de Guarulhos/SP.
Vestibular de Medicina ENIAC
São oferecidas as seguintes modalidades de ingresso:
Vestibular Tradicional
25 vagas
Inscrições até 21/11
Prova em 24/11 (domingo)
Enem
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
20 vagas
Inscrições até 22/11
Notas válidas: Enem 2016, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23
Segunda Graduação
15 vagas
Inscrições até 20/11 (encerradas)
Prova em 24/11 (domingo)
As inscrições deve ser feitas pelo site: https://www.eniac.edu.br/medicina
Sobre o Curso
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC e aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Combinando tecnologia de ponta e uma abordagem voltada para a comunidade, o curso oferece uma formação prática diferenciada através de parcerias estratégicas com campos de prática na região de Guarulhos e Alto Tietê. Os alunos contam com infraestrutura de última geração, incluindo simuladores de alta fidelidade e mais de 20 laboratórios de ponta, que proporcionam um aprendizado prático e eficaz, preparando-os para enfrentar os desafios da medicina moderna com segurança e competência.
O programa educacional é sustentado por uma equipe docente altamente qualificada, comprometida com a excelência e focada em formar médicos tecnicamente habilidosos e socialmente responsáveis. Com uma sólida base teórica e prática, o curso enfatiza a importância da integração com a comunidade, capacitando os futuros médicos a atenderem às necessidades da população com um olhar humanizado e tecnológico
No Eniac, o aprendizado vai além das salas de aula, preparando o aluno para ser um protagonista na área da saúde e um agente de transformação social.
Destaques:
ESTÁGIOS – O internato acontece durante o último ano do curso de Medicina. O Centro Universitário de Excelência ENIAC possui parcerias com diversas cidades e instituições para garantir que os alunos tenham acesso aos estágios.
ESTRUTURA – Tecnologia avançada preparando profissionais para desafios médicos complexos. O ENIAC tem mais de 20 laboratórios de ponta e robôs de simulação ultra realista.
prática intensiva – Preparamos alunos para situações reais, desenvolvendo habilidades clínicas fundamentais com práticas nos equipamentos médicos de saúde da escola SUS da região.
Experiência Real – São ferramentas valiosas para preparar os futuros médicos, proporcionando experiência prática pautada em tecnologia e inovação
Mais informações e inscrições: https://www.eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase do Vestibular da Fuvest?
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17). Veja quando sai a convocação para a próxima fase.
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17) e registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. No ano passado, a taxa foi de 8,68%. Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase?
Confira abaixo a programação divulgada pela Fuvest:
- 2 de Dezembro de 2024 – Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase
- 9 a 12 de Dezembro de 2024 – Provas de Competências Específicas – Música (São Paulo e Ribeirão Preto)
- 15 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Português e Redação
- 16 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Escreva o futuro em Engenharia com o Vestibular Mauá
Se você busca uma graduação em Engenharia que te prepare para os desafios do mundo, a Mauá é seu primeiro passo.
Se você busca uma graduação em Engenharia que te prepare para os desafios do mundo, a Mauá é seu primeiro passo.
São nove opções de cursos de Engenharia, para quem quer fazer a diferença na sociedade com uma formação inovadora e de qualidade. As áreas de atuação são:
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia Química
- Engenharia Civil
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia de Produção
Ou seja, aqui você encontra o caminho ideal para o mercado de trabalho, independente da área que mais te interessa.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com infraestrutura moderna, mais de 130 laboratórios modernos, grade curricular completa e professores especialistas, formamos profissionais com habilidades técnicas e visão estratégica, prontos para atuar em diferentes processos produtivos.
Além disso, a Mauá também oferece oportunidades de intercâmbio e estágios, graças a nossas parcerias com grandes empresas, para que você possa ter vivências que vão além da sala de aula. Ao longo do curso, você adquire uma formação sólida e um networking que vai te acompanhar ao longo de toda a sua carreira.
Quer começar 2025 com o pé direito? Aproveite as últimas semanas para se inscrever no Vestibular Mauá 2025. Essa é a chance de iniciar sua jornada com cursos de uma das melhores faculdades de Engenharia do país.
Afinal, o futuro exige profissionais preparados, com uma visão ampla e capaz de se adaptar aos mais diversos cenários.
Inscreva-se agora no Vestibular 2025 em: maua.br/vestibular