Notícias dos Vestibulares e Enem
Educafro entra com ação contra MEC e INEP
A ação visa reverter a decisão do governo que deixou 3,2 milhões de alunos sem possibilidade de fazer a inscrição para as provas do ENEM 2021.
A Organização não Governamental (ONG) Educafro entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), contra o Ministério da Educação (MEC), e contra o Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), para reverter a decisão do governo que deixou 3,2 milhões de alunos sem possibilidade de fazer a inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, de 2021.
O MEC não acolheu recomendação, da Defensoria Pública da União (DPU), para que relevasse as ausências do ENEM 2020 para os pedidos de isenção por carência financeira. Quem teve declaração de carência aceita e que faltou ao ENEM 2020 só conseguiu isenção agora se apresentou documentos formais para justificar a ausência, como um atestado médico. Frei David, Diretor Executivo da Educafro, ressalta que “desconsiderar os efeitos da pandemia e negar a isenção à taxa de matrícula para o ENEM é de uma insensibilidade atroz, algo que precisa ser reconsiderado urgentemente”.
O resultado prático foi que entre os alunos que declaram carência para fazer a prova com isenção de taxa, a diminuição de inscritos foi muito superior à dos demais grupos. Em 2020, 3,6 milhões de alunos tiveram declaração de carência aceita. Agora, em 2021, só 820 mil, mais de 80% a menos. Alunos concluintes oriundos de escolas públicas no ENEM 2021 foram menos 400 mil inscrições, 31% menor que no ano anterior. Já o número de alunos pagantes aumentou em quase 40%, passando de 990 mil, em 2020, para quase 1,4 milhão em 2021. E o número de pagantes poderia ter sido bem maior, já que 900 mil pessoas não pagaram os boletos de inscrição e não tiveram suas inscrições confirmadas.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Educafro é uma ONG que trabalha pelo acesso da população preta e parda, em especial, e da população pobre, em geral, ao ensino superior. A Ação, que está sendo construída por advogados voluntários e ex-alunos da ONG, será ajuizada pela Educafro e por um partido político. Na Ação, a Educafro demonstra como a decisão do MEC de não ‘anistiar’ os que faltaram ao ENEM 2020, que foi aplicado no contexto da Pandemia do Covid 19, fere o direito à educação da população mais pobre e fere o princípio da eficiência do serviço público (já que, pelo número pequeno de inscrições, muitas das vagas ofertadas no Sistema de Seleção Unificada, o SISU, no Programa Universidade para Todos, o PROUNI, e no Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, ficarão ociosas), preceitos constitucionais. A Educafro também demonstra, na Ação, que o direito ao projeto de vida, reconhecido por tribunais internacionais, sobretudo a da população preta e parda, é negado pelas ações do MEC/INEP.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia de inscrições para o Vestibular Cederj 2025
No vestibular Cederj 2025.1 ão oferecidas 7.743 vagas em 17 cursos na modalidade semipresencial, com 2 novidades.
O Vestibular Cederj encerra hoje, 24, as inscrições para o primeiro semestre de 2025. São 7.743 vagas em 17 cursos na modalidade semipresencial. Esta edição conta com duas novidades: o curso de Biblioteconomia, que volta a ser ofertado em dez polos Cederj, e a licenciatura em Física, em Duque de Caxias.
A inscrição pode ser feita no link www.cecierj.edu.br/consorciocederj/vestibular/2025-1/. A taxa de inscrição é de R$ 89,90.
O curso de Biblioteconomia, com um total de 250 vagas, será oferecido nas seguintes localidades: Angra dos Reis (20), Belford Roxo (40), Campo Grande (40), Miguel Pereira (20), Nova Friburgo (20), Paracambi (20), Resende (20), Rio Bonito (20), Rio das Ostras (30) e São Gonçalo (20).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já o Polo Cederj em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, inaugura a licenciatura em Física, com a oferta de 50 vagas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além desse polo, o curso é ofertado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro (Campo Grande), Itaperuna, Macaé, Nova Iguaçu, Paracambi, São Gonçalo, Três Rios e Volta Redonda. O total é de 355 vagas.
O Consórcio Cederj, administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, reúne as instituições de ensino superior públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro com a oferta de cursos na modalidade semipresencial. O estudante possui material didático gratuito e próprio para educação a distância, em versão impressa e digital, e conta com infraestrutura de apoio pedagógico em 43 polos, ambiente virtual de aprendizagem, além de tutorias presenciais e on-line.
Ingressantes têm direito a chip de telefonia móvel
Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.
O objetivo é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar, garantindo a todos uma conexão de qualidade. Com esse chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais da Fundação Cecierj, terão acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.
Relação de cursos
O Vestibular Cederj 2025.1 oferecerá cursos nas áreas de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.
Os aprovados serão alunos matriculados em uma das sete instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Localização dos polos
O Cederj tem polos nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Cabo Frio, Cantagalo, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rio das Ostras, Rio de Janeiro (Campo Grande e Rocinha), Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.
Vestibular Cederj 2025.1
Inscrições abertas até o dia 24 de novembro de 2024
Taxa de inscrição: R$ 89,90 (oitenta e nove reais e noventa centavos)
Link para inscrição: www.cecierj.edu.br/consorciocederj/vestibular/2025-1/
Banca organizadora: Coseac/UFF
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Medicina e Psicologia são cursos mais concorridos da UFSC no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025
O Vestibular Unificado oferece cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições.
Os três cursos de Medicina, em Florianópolis, Curitibanos e Araranguá, são os mais concorridos da Universidade Federal de Santa Catarina no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025. No Campus de Florianópolis a relação candidato/vaga é de 67,01; no Campus de Araranguá a disputa é de 43,14 e no Campus de Curitibanos, onde é ofertado pela primeira vez, o índice é de 50,17.
A relação completa foi divulgada no site do Vestibular, e traz também o curso de Psicologia, com 15,47 candidato/vaga, Direito Matutino, com 12,97 candidato/vaga e Nutrição, com 11,16 candidato/vaga, dentre os cursos de maior concorrência na instituição.
No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o curso de graduação mais procurado é Análise e Desenvolvimento de Sistemas, turma noturna, no campus de São José, com índice de 7,15. E, no Instituto Federal Catarinense (IFC), o curso mais disputado é Medicina Veterinária, em Araquari, com a relação candidato/vaga em 5,25.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Vestibular Unificado oferece cerca de 6.700 vagas distribuídas em 200 cursos de graduação, nas três instituições. As opções de cursos estão disponíveis em 34 municípios catarinenses. A UFSC oferecerá 4.525 vagas.
De acordo com a Coperve, o número de inscritos no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 é de 23.961 candidatos. As provas do Vestibular Unificado serão realizadas nos dias 7 e 8 de dezembro deste ano, das 14h às 19h, e o resultado será válido para o ingresso em cursos de graduação das três instituições no ano letivo de 2025.
Os candidatos também já podem acessar os locais das provas e a confirmação de inscrição definitiva no site.
Confira a relação dos dez cursos mais concorridos da UFSC no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025:
1 Medicina – Florianópolis 67.01
2 Medicina – Curitibanos 50.17
3 Medicina – Araranguá 43.14
4 Psicologia – Florianópolis 15.40
5 Direito – Florianópolis 12.97
6 Nutrição – Florianópolis 11.16
7 Ciência Da Computação – Florianópolis 10.81
8 Direito – Florianópolis 10.81
9 Cinema – Florianópolis 10.71
10 Educação Física – Florianópolis 9.62
Confira outras notícias sobre o Vestibular.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
FUVEST divulga notas de corte da primeira fase do Vestibular 2025
O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos
As notas de cortes de todos os cursos disponíveis no Vestibular FUVEST 2025 já podem ser conferidas aqui.
O curso de Medicina teve a maior nota de corte em ampla concorrência, com 79 pontos, seguido por Engenharia Aeronáutica, com 73 pontos, e Relações Internacionais e Psicologia (São Paulo), ambas com 66 pontos.
A lista de aprovação para a segunda fase e os locais de prova serão divulgados no dia 2 de dezembro, a partir das 12h. As provas da segunda fase ocorrem nos dias 15 e 16 de dezembro.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Fuvest alerta que há casos de candidatos que, não tendo obedecido os comandos dos fiscais de sala a respeito do encerramento da prova, continuaram a preencher gabarito e que, por isso, serão desclassificados mesmo que tenham atingido pontuação maior que a indicada pela nota de corte.
As dez maiores notas de corte na modalidade ampla concorrência do vestibular FUVEST 2025:
- Medicina: 79 pontos;
- Engenharia Aeronáutica: 73 pontos;
- Relações Internacionais: 66 pontos;
- Psicologia (São Paulo): 66 pontos;
- Psicologia (Ribeirão Preto): 65 pontos;
- Engenharia Elétrica e de Computação: 65 pontos;
- Engenharias: 64 pontos;
- Direito: 63 pontos;
- Audiovisual: 63 pontos;
- Computação: 63 pontos.