Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Cerca de 15% das instituições de ensino superior têm avaliação insuficiente

Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015,

Publicado

em

Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015,

09/03/2017

Cerca de 15% das instituições de ensino superior tiveram índices de avaliação considerados insuficientes pelo Ministério da Educação (MEC). Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, divulgados ontem (8). O índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Na avaliação da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o IGC de 2015 “não indica uma melhoria significativa das instituições avaliadas. Temos um mesmo patamar de qualidade.”. O IGC vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes. Nesse ano, 0,4% das instituições obtiveram o índice 1; 14,4%, 2; 67%, 3; 16,6%, 4; e, 1,1%, o índice 5. Outras 0,4% ficaram sem conceito devido a mudança de metodologia ou problemas na aplicação do exame.

As instituições públicas obtiveram desempenho melhor que as privadas nos índices; 28% obtiveram conceito 4 e 4,9% conceito 5. Entre as particulares, essas porcentagens foram respectivamente 15% e 0,6%.

A pasta divulgou também o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, em 2015 avaliou os cursos de graduação de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Além dos cursos tecnológicos de comércio exterior, designs de interiores, moda, gráfico, gastronomia, de gestões comercial, qualidade, recursos humanos, financeira, pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Entre os cursos, 0,3% tiveram o conceito 1 e 11%, 2, considerados insuficientes. Outros 57,7% obtiveram o conceito 3; 26,5%, 4 e 1,2%, 5. Considerados os cursos, as instituições particulares superaram em porcentagem as públicas com o conceito máximo, 1,4% obtiveram conceito 5 contra 0,4%. Com avaliação 4, as públicas superaram as privadas, com 32,9% dos cursos avaliados contra 25,5% das particulares.

“Como educadora, qualquer percentual que se apresente abaixo da média é preocupante para quem faz uma educação de qualidade, que deseja isto como objetivo de Estado e nação”, avalia Mariangela Abrão, coordenadora-geral substituta de Controle da Qualidade da Educação Superior do Inep. Ela destaca que nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas que fazem o ensino superior e que, após a expansão, é necessário melhorar a qualidade.

Nessa edição, foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 instituições de ensino. Foram inscritos 549.487 concluintes e 447.056 participaram da avaliação.

Entenda os indicadores

Anualmente o Inep avalia o ensino superior por meio de uma série de indicadores. Um deles é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado aos estudantes concluintes do ensino superior. A cada ano um grupo diferente de curso é avaliado. A cada três anos, todos os cursos são apreciados.

Além das provas do Enade, os estudantes respondem a um questionário sobre condições socioeconômicas e sobre o curso e a instituição. O questionário contém, por exemplo, questões sobre infraestrutura e condições de ensino e aprendizagem. Tanto as provas do Enade quanto o questionário são obrigatórios para os concluintes dos cursos avaliados, que ficam impedidos de receber o diploma caso deixem de fazer o exame sem justificativa.

O CPC é calculado com base principalmente no desempenho dos estudantes Enade, nos dados obtidos por meio do questionário do estudante e nos dados dos professores obtidos no Censo da Educação Superior. São considerados por exemplo, o número de mestres e doutores na instituição, bem como as condições de trabalho.

O IGC é calculado com base no CPC e em avaliações dos cursos de pós-graduação feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para que todos os cursos da instituição sejam considerados, o cálculo é feito com base nos três últimos CPCs.

Tanto o CPC quanto o IGC são distribuídos em conceitos de 1 a 5, por meio da chamada curva de Gauss – gráfico de distribuição normal de um determinado conjunto de dados e representa uma função que possui propriedades peculiares -. A faixa 3 é definida pelo Inep como a média. Os cursos que mais se distanciam da média seja para cima ou para baixo são distribuídos nos demais conceitos.

Qualidade

Devido aos mecanismos de cálculo e a distribuição na curva de Gauss, Mariangela explica que os conceitos não dizem se os cursos e instituições são ou não de excelência, apenas permite uma comparação entre os mesmos. Um curso que obtém conceito 5 é apenas um curso que se distancia positivamente da média. “Poderia se tratar apenas de um menos pior dos cursos.”

Segundo ela, o Inep, em conjunto com educadores e especialistas, busca formas de melhorar os índices. A intenção é que as questões do Enade tenham uma mesma matriz de dificuldade, o que vai permitir a comparação dos exames de um ano em relação a outro – o que atualmente não é possível – e que sejam estabelecidos critérios mais claros para que uma instituição ou curso receba conceitos máximos ou mínimos.

Os novos critérios deverão ser desenvolvidos ao longo de 2017 e poderão ser aplicados nas avaliações de 2018.

Fonte: Agência Brasil

Destaque

UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Publicado

em

por

Vestibular UFPR 2024 Calendário

O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.

PSS ENEM

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Fatec Piracicaba 1º semestre de 2025 tem valor acessível para inscrição

Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro, e nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido para R$ 60,00. Os cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será realizado as 13 horas do dia 12 de janeiro de 2025, no prédio da Fatec Piracicaba.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br por meio preenchimento da ficha, do questionário socioeconômico e do pagamento da taxa. No momento da inscrição, é possível escolher cursos em primeira e segunda opções. Para o curso superior de tecnologia em Alimentos serão oferecidas 20 vagas; para o curso superior de tecnologia em Biocombustíveis serão oferecidas 24 vagas, para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial serão oferecidas 34 vagas para o turno matutino e 34 vagas para o turno noturno.

Acréscimo de pontuação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibular Fatec Piracicaba concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de acréscimo na pontuação. O candidato que desejar utilizar a nota da prova objetiva do Enem poderá colocar a opção no ato da inscrição. Todas as condições estão descritas no manual do candidato disponível no site de inscrição.

Serviço

Vestibular Fatec 1º semestre 2025

Período de inscrições: até as 15 horas do dia 12 de dezembro de 2024 pelo site  www.vestibular.fatec.sp.gov.br

Data do exame:  12 de janeiro de 2025 (às 13h no prédio da Fatec Piracicaba)

Informações: 19 3429-3600

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições para vestibular de Medicina na Suprema Juiz de Fora terminam dia 25/11

A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro

Publicado

em

por

Vestibular Suprema Juiz de Fora 2021 tem inscrições abertas
As inscrições para o vestibular de Medicina da Suprema – Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, campus Juiz de Fora, estão chegando ao fim. Quem ainda não garantiu participação no processo seletivo tem até o dia 25/11, segunda-feira, para se inscrever pelo site suprema.edu.br.
A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro, domingo, às 9h, à Alameda Salvaterra, 200. A taxa de inscrição é de R$ 490. Quem optar por utilizar a nota do Enem terá o valor reduzido para R$ 200. Para as duas modalidades, R$ 590. O resultado será divulgado no dia 11/12.
Além de Medicina na Suprema Juiz de Fora é possível escolher outros cursos. Ao todo, são 180 vagas para Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site suprema.edu.br, com prazo para garantir a participação até 27/03, para ingresso no primeiro semestre de 2025. A seleção pode ser pela nota do Enem ou prova on-line.
Os cursos da Suprema Juiz de Fora possuem conceito máximo (5) atribuído pelo MEC, oferecendo uma formação sólida e com grande potencial de empregabilidade. A faculdade dispõe de infraestrutura de excelência e conta com um hospital de ensino, onde os estudantes têm a oportunidade de atender pacientes sob a supervisão de professores mestres e doutores. Além disso, o Laboratório de Simulação Realística é um importante recurso, preparando os futuros médicos para lidar com procedimentos clínicos complexos.
Para facilitar o ingresso, a Suprema Juiz de Fora oferece programas de financiamento como o
Mensalidade Super Reduzida, que permite pagar 1/3 durante o curso e o restante após a formatura (válido para Enfermagem e Fisioterapia). Também está disponível o programa Mensalidade Reduzida, com 50% durante a graduação e o restante após a formação (válido para Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia). Além disso, Fies e Prouni são aceitos.
Já para Medicina na Suprema Três Rios/RJ, curso que também possui conceito máximo pelo MEC, as inscrições terminam na próxima segunda-feira, 18/11. São 25 vagas, e a seleção acontece através da prova presencial, marcada para 24/11, às 9h30, no campus da rua Isaltino Silveira, 1470, Cantagalo. A taxa de inscrição é de R$ 490. As inscrições podem ser feitas pelo site suprema.edu.br, e o resultado será divulgado no dia 4/12.
Vestibular Suprema: Formação Sólida, Sucesso Garantido.
Campus Juiz de Fora/MG > Medicina: inscrições até 25/11 > Ingresso: Enem e/ou prova presencial em 1/12.
Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia > ingresso com a nota do Enem ou prova on-line.
Campus Três Rios/RJ > Medicina: inscrições até 18/11 > Ingresso: prova presencial em 24/11.
Continue lendo