Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Censo mostra que graduação a distância (EaD) ganha espaço no ensino superior

Em 2019, as matrículas dos calouros representavam 43,8% do total

Publicado

em

Censo mostra que graduação a distância (EaD) ganha espaço no ensino superior

O Censo da Educação Superior de 2019, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que quatro a cada dez calouros no ensino superior optaram por se matricular em cursos de graduação a distância. O levantamento mostra que a educação a distância (EaD) tem ganhado cada vez mais espaço na educação superior, enquanto o ensino presencial tem reduzido as matrículas ano a ano.

Em 2009, as matrículas dos calouros em EaD representavam 16,1% do total. Em 2018, elas representavam 39,8% do total de estudantes que ingressaram nas instituições de ensino superior. No ano passado, eram 43,8%, o que equivale a cerca de 1,6 milhão do total de 3,6 milhões de novos estudantes.

Considerando apenas a rede privada, onde estão matriculados 76% do total de estudantes do ensino superior, a opção pela EaD foi ainda maior entre os calouros, chegando a pouco mais da metade dos alunos, 50,8%.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Já o ensino presencial teve redução. Passou de 60,1% das matrículas dos calouros em 2018 para 56,2%, em 2019. Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o número de ingressantes em EaD deve aumentar ainda mais, de acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Os dados de 2020 serão divulgados apenas no ano que vem.

“Eu acho que a pandemia vai acelerar essa tendência de migração para o ensino a distância ou ensino híbrido [com aulas presenciais e remotas]. Isso serve também como um ponto de alerta, como um ponto de observação, para o Ministério da Educação como um órgão regulador”, disse.

Diferenças

Os resultados das avaliações do ensino superior divulgados na terça-feira (20) mostram que os estudantes que se formam em cursos a distância têm desempenho inferior aos estudantes dos cursos presenciais. Mostram também que o perfil desses estudantes é diferente. A maioria dos estudantes de EaD, por exemplo, trabalha, enquanto os de cursos presenciais, não.

“Os resultados têm sido próximos. Não dá para dizer que o curso é melhor ou pior. Também tem que explorar um pouco mais os resultados porque são realidades diferentes”, disse Lopes. “Em relação a qualidade, não dá para afirmar que o curso EaD seja de menor qualidade”, acrescenta.

Matrículas

Segundo o censo, o número total de estudantes matriculados no ensino superior no Brasil segue aumentando. Ao todo, 8,6 milhões de estudantes estão matriculados no ensino superior no Brasil. Em 2018, eram 8,4 milhões. A maior parte, 6,5 milhões, o equivalente a 76%, está matriculada em instituições privadas.

Considerando todas as matrículas, não apenas os calouros, a EaD, com 2,4 milhões de estudantes, representa 28,4% do ensino superior no Brasil. Já a educação presencial, 71,6%, com 6,2 milhões.

Formação de professores

O censo aponta que um a cada cinco estudantes matriculados no ensino superior está em curso de licenciatura, o que possibilita que atue posteriormente como professor. A maior parte desses futuros profissionais, 53,3%, está sendo formada a distância, em cursos EaD. As instituições particulares concentram a maior parte das matrículas desses alunos, 64%. Nessas instituições, a maioria, 73,5%, faz cursos EaD.

Pedagogia lidera a porcentagem de matrículas, com 48,3% dos futuros professores. Em seguida, estão educação física, com 9,1%; matemática, com 5,7%, e história, com 5,3%.

“Os resultados ressaltam a responsabilidade da educação superior em formar os docentes que atuarão na educação básica [etapa que vai do ensino infantil ao ensino médio]”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

“Essa conexão entre as duas etapas de ensino se dá por meio do professor capacitado pela educação superior para ser o elemento central do desenvolvimento da educação básica. O professor é o grande protagonista da educação no Brasil”, ressalta o ministro.

Desistências

O Censo da Educação Superior mostrou que mais da metade dos estudantes, 59%, que ingressam no ensino superior em 2010 desistiram antes de terminar os estudos. Essa taxa foi um pouco maior, 63%, quando considerados apenas os cursos a distância.

Entre os futuros professores, as desistências daqueles que ingressaram em 2010 também são altas. Chegam a 75% dos estudantes que se formariam para lecionar física, por exemplo.

De acordo com o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, a pasta está, em parceria com instituições de ensino, desenvolvendo formas de prever as evasões e evitar que elas aconteçam. O projeto será inicialmente implementado em instituições federais, mas será disponibilizado também às particulares.

A pasta aposta ainda na implementação do novo ensino médio, que vai permitir aos estudantes escolher trajetórias para aprofundar a formação. Isso fará com que conheçam melhor as áreas de estudo antes de optarem por um curso superior.

Metas

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil precisa, até 2024, ampliar as matrículas, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior no país. De acordo com o PNE, até 2024 a taxa bruta de matrícula na educação superior deve ser 50% e a taxa líquida, 33%, da população de 18 a 24 anos de idade. Atualmente, essas taxas são, respectivamente, 37,4% e 25,5%.

“Na minha visão, o PNE é um sonho, um objetivo, que colocamos lá em cima, nas estrelas, mas temos um foco para buscar os parâmetros do PNE, e o Ministério da Educação está envolvido de corpo e alma nessa busca”, disse o ministro Milton Ribeiro.

“Com mais escolaridade faremos essa transformação econômica e social tão cara ao nosso país”.

Fonte: Agência Brasil

Destaque

UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Publicado

em

por

Vestibular UFPR 2024 Calendário

O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.

PSS ENEM

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).

A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Fatec Piracicaba 1º semestre de 2025 tem valor acessível para inscrição

Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro, e nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido para R$ 60,00. Os cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será realizado as 13 horas do dia 12 de janeiro de 2025, no prédio da Fatec Piracicaba.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br por meio preenchimento da ficha, do questionário socioeconômico e do pagamento da taxa. No momento da inscrição, é possível escolher cursos em primeira e segunda opções. Para o curso superior de tecnologia em Alimentos serão oferecidas 20 vagas; para o curso superior de tecnologia em Biocombustíveis serão oferecidas 24 vagas, para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial serão oferecidas 34 vagas para o turno matutino e 34 vagas para o turno noturno.

Acréscimo de pontuação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibular Fatec Piracicaba concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de acréscimo na pontuação. O candidato que desejar utilizar a nota da prova objetiva do Enem poderá colocar a opção no ato da inscrição. Todas as condições estão descritas no manual do candidato disponível no site de inscrição.

Serviço

Vestibular Fatec 1º semestre 2025

Período de inscrições: até as 15 horas do dia 12 de dezembro de 2024 pelo site  www.vestibular.fatec.sp.gov.br

Data do exame:  12 de janeiro de 2025 (às 13h no prédio da Fatec Piracicaba)

Informações: 19 3429-3600

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições para vestibular de Medicina na Suprema Juiz de Fora terminam dia 25/11

A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro

Publicado

em

por

Vestibular Suprema Juiz de Fora 2021 tem inscrições abertas
As inscrições para o vestibular de Medicina da Suprema – Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, campus Juiz de Fora, estão chegando ao fim. Quem ainda não garantiu participação no processo seletivo tem até o dia 25/11, segunda-feira, para se inscrever pelo site suprema.edu.br.
A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro, domingo, às 9h, à Alameda Salvaterra, 200. A taxa de inscrição é de R$ 490. Quem optar por utilizar a nota do Enem terá o valor reduzido para R$ 200. Para as duas modalidades, R$ 590. O resultado será divulgado no dia 11/12.
Além de Medicina na Suprema Juiz de Fora é possível escolher outros cursos. Ao todo, são 180 vagas para Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site suprema.edu.br, com prazo para garantir a participação até 27/03, para ingresso no primeiro semestre de 2025. A seleção pode ser pela nota do Enem ou prova on-line.
Os cursos da Suprema Juiz de Fora possuem conceito máximo (5) atribuído pelo MEC, oferecendo uma formação sólida e com grande potencial de empregabilidade. A faculdade dispõe de infraestrutura de excelência e conta com um hospital de ensino, onde os estudantes têm a oportunidade de atender pacientes sob a supervisão de professores mestres e doutores. Além disso, o Laboratório de Simulação Realística é um importante recurso, preparando os futuros médicos para lidar com procedimentos clínicos complexos.
Para facilitar o ingresso, a Suprema Juiz de Fora oferece programas de financiamento como o
Mensalidade Super Reduzida, que permite pagar 1/3 durante o curso e o restante após a formatura (válido para Enfermagem e Fisioterapia). Também está disponível o programa Mensalidade Reduzida, com 50% durante a graduação e o restante após a formação (válido para Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia). Além disso, Fies e Prouni são aceitos.
Já para Medicina na Suprema Três Rios/RJ, curso que também possui conceito máximo pelo MEC, as inscrições terminam na próxima segunda-feira, 18/11. São 25 vagas, e a seleção acontece através da prova presencial, marcada para 24/11, às 9h30, no campus da rua Isaltino Silveira, 1470, Cantagalo. A taxa de inscrição é de R$ 490. As inscrições podem ser feitas pelo site suprema.edu.br, e o resultado será divulgado no dia 4/12.
Vestibular Suprema: Formação Sólida, Sucesso Garantido.
Campus Juiz de Fora/MG > Medicina: inscrições até 25/11 > Ingresso: Enem e/ou prova presencial em 1/12.
Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia > ingresso com a nota do Enem ou prova on-line.
Campus Três Rios/RJ > Medicina: inscrições até 18/11 > Ingresso: prova presencial em 24/11.
Continue lendo