Dicas de Preparação
Aos 28 anos, farmacêutica decide mudar de carreira e é aprovada em Medicina na USP
Estudante foi monitora do Poliedro Curso por dois anos e conquistou bolsa integral por alto desempenho em 2020
Aos 28 anos, a farmacêutica Sarah Santos de Melo decidiu transformar a sua carreira e foi aprovada em Medicina na primeira lista de chamada da Fuvest. A estudante foi monitora do Poliedro Curso por dois anos, conquistou uma bolsa integral por alto desempenho em 2020 e alcançou a aprovação na universidade dos seus sonhos.
Sarah conta que o interesse na área de Medicina começou quando ainda era criança. “Desde os cinco anos sofro com um problema respiratório e, por isso, precisava frequentar hospitais com frequência. O Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, era quase como a minha segunda casa. Desde então, sempre me imaginei atuando como médica, ajudando a salvar vidas e cuidando de outras pessoas como fizeram comigo”.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A alta concorrência criou uma série de receios na estudante, que, ao longo do Ensino Médio, não conseguia se dedicar totalmente aos estudos por conta da necessidade de trabalhar para ajudar a família. “Neste momento, eu precisei fazer uma escolha e decidi parar tudo para me concentrar na universidade. Fiz um ano de cursinho e entrei em Farmácia, no Mackenzie. Me formei em 2015 e comecei a trabalhar no HC, meu objetivo naquele momento. Mas, no fundo, eu ainda não me sentia totalmente completa”.
A virada veio em 2018, quando Sarah decidiu que não queria continuar no setor. “Queria trabalhar com algo que eu gostasse e fizesse por amor. Queria algo que me fizesse levantar da cama disposta todos os dias. Então, optei por voltar a estudar. Entrei no processo seletivo para a monitoria do Poliedro Curso, que havia conhecido por meio de um amigo. Consegui passar e durante dois anos, 2018 e 2019, auxiliava os professores pela manhã, assistia às aulas e me dedicava às tardes para estudar”, diz.
A estudante conta que foi no Poliedro onde aprendeu toda a base do conteúdo necessário para ser aprovada. “Cheguei bastante crua. Muitos acham que, por ter feito faculdade, fica tudo mais fácil. Mas não! O conteúdo é diferente e eu já tinha saído do Ensino Médio há dez anos. Precisava remodelar tudo o que sabia”, explica Sarah.
Em 2020, Sarah prestou o Concurso de Bolsa e conquistou 100% de bolsa como aluna. Assim, conseguiu se dedicar integralmente à sua preparação para o curso de Medicina com uma rotina de estudos intensa, mas com pausas e respeitando limites. “Logo no início do ano, começou a pandemia. Foi um choque! A parte boa é que sempre fui muito disciplinada e o Poliedro ofereceu todo o suporte rapidamente. A Orientação Educacional me ajudou a criar um cronograma ideal, então, me esforçava para segui-lo à risca e cumprir o proposto para os dias, mas nunca perdi uma noite de sono. Era muito importante para manter meu rendimento”.
Por fim, Sarah ainda deixa uma recomendação a todos que estão passando pela preparação para o vestibular: “Minha maior dica é cuidar da saúde emocional. O conhecimento técnico a gente adquire, mas o que te faz entrar na faculdade é entender como a sua mente funciona e conseguir controlar a ansiedade e o nervosismo, que se sobressaem na hora da prova. Ter estratégia e autocontrole é tão importante quando se preparar ao longo do ano”, conclui.
Sobre o Poliedro Curso
Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Poliedro Curso tem nos resultados dos vestibulares a comprovação da excelência de sua metodologia.
No Vestibular 2020, obteve pelo quinto ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (74 aprovados) e 1.578 aprovações no Enem/Sisu 2020 (todos os cursos). No Vestibular 2021, o Poliedro obteve a maior aprovação do País na Medicina da Santa Casa (160 aprovados), e, novamente, a maior aprovação do Brasil no ITA (82 aprovados) e no IME (145 aprovados). Para mais informações, acesse o site https://cursopoliedro.com.br/
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
O que é preciso para fazer vestibular em 2024?
Veja como funciona um vestibular e quem pode participar do processo seletivo.
Quem for prestar vestibular em 2024 poderá optar por ingressar no 2º semestre deste ano ou no 1º semestre de 2025. Mas, afinal, o que é necessário para fazer vestibular em 2024?
Para os interessados no vestibular 2024/2, é fundamental já ter concluído o Ensino Médio. Sem isso, a matrícula não poderá ser realizada, mesmo que o candidato seja aprovado no vestibular.
O vestibular 2025 também é uma opção para quem está concluindo o Ensino Médio este ano.
O que é preciso para fazer vestibular em 2024?
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Um vestibular funciona da seguinte forma:
- Publicação do edital com as regras do processo seletivo, formas de ingresso, vagas, datas, valores das taxas e conteúdo programático (que é o que cai no vestibular);
- Período de inscrições;
- Confirmação das inscrições;
- Divulgação dos locais de prova;
- Aplicação das provas;
- Divulgação dos resultados;
- Matrículas.
Recomendamos que acompanhe as instituições de seu interesse, pois essas informações são sempre publicadas em seus sites.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vai prestar vestibular? Faça o seu melhor!
O que fazer, além de ter que dar conta num grande volume de conteúdo a ser estudado?
Muitas emoções e preocupações estão presentes na rotina de quem vai prestar vestibular, além de ter que dar conta de um grande volume de conteúdo a ser estudado. O que fazer?
Faça o seu melhor. Estude, se programe, treine com simulados, leia os livros recomendados e faça o vestibular. Se não der certo, veja onde errou, tente de novo. A disciplina é a chave para o sucesso.
Não é o fim do mundo não passar de primeira.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“Um sonho custa caro, mas desistir custa um sonho”.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Férias de Julho x Vestibular: o que o vestibulando deve fazer?
As férias de julho chegaram e, para muitos vestibulandos, a dúvida paira no ar: é hora de descansar ou focar nos estudos?
As férias de julho chegaram e, para muitos vestibulandos, a dúvida paira no ar: é hora de descansar ou focar nos estudos? A resposta, como você já deve imaginar, não é tão simples. O ideal é encontrar um equilíbrio entre as duas coisas, aproveitando esse período para recarregar as energias e, ao mesmo tempo, dar aquela turbinada na preparação para o vestibular.
Separamos algumas dicas para esse período:
1. Encontre o seu ritmo:
- Descanso é fundamental: Tire alguns dias para relaxar, curtir a família e os amigos, e se desligar um pouco dos livros. Dormir bem, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas são essenciais para manter o corpo e a mente em forma.
- Mantenha a mente ativa: Mesmo descansando, não deixe o cérebro enferrujar. Leia livros, assista a filmes e documentários, faça palavras cruzadas, jogue jogos de tabuleiro… tudo que te ajude a manter a mente afiada e o aprendizado em dia, de forma leve e descontraída.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2. Revise os conteúdos:
- Faça um plano de estudos: Defina quais conteúdos você precisa revisar com mais atenção e organize seus estudos por dia ou semana. Use técnicas de memorização, mapas mentais e resumos para facilitar o aprendizado.
- Pratique com simulados: Faça simulados online ou de seu cursinho para avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fortes e fracos. Essa é uma ótima maneira de se familiarizar com o formato da prova e treinar seu tempo.
3. Busque ajuda extra:
- Tire suas dúvidas: Se você está com dificuldade em algum conteúdo específico, procure ajuda de um professor, monitor ou colega. Participe de grupos de estudo online ou presenciais para trocar experiências e aprender uns com os outros.
- Explore recursos online: Existem diversos sites e canais no YouTube com videoaulas, exercícios e conteúdos gratuitos sobre os mais variados assuntos. Aproveite para complementar seus estudos e aprender de um jeito diferente.
4. Cuide da sua saúde mental:
- Mantenha o foco: É normal sentir ansiedade e pressão nessa época do ano, mas lembre-se que o vestibular não define o seu futuro. Mantenha o foco nos seus objetivos e acredite em seu potencial.
- Pratique técnicas de relaxamento: Yoga, meditação e exercícios de respiração podem te ajudar a controlar o estresse e a ansiedade. Tire um tempo para si mesmo todos os dias para relaxar e recarregar as energias.
5. Não perca tempo:
- Evite procrastinação: Deixe de lado as redes sociais, o celular e qualquer outra coisa que possa te distrair durante os horários de estudo. Foque em uma tarefa por vez e cumpra suas metas.
- Aproveite o tempo livre: As férias de julho são uma ótima oportunidade para fazer aquilo que você gosta. Mas lembre-se de ter moderação e não deixar de lado seus estudos completamente.
Lembre-se: as férias de julho são um período importante para o seu vestibular, mas também para você se divertir e descansar. Aproveite esse tempo da melhor forma possível e boa sorte nos estudos!