Destaque
8 motivos para você estudar Letras no Mackenzie
Estudante tem a oportunidade de se formar em bacharelado e licenciatura

Você gosta de escrever, ler e é apaixonado pelo universo da literatura, línguas, palavras e da educação? Se a resposta for sim, então a faculdade de Letras pode ser uma boa escolha para sua graduação.
Para saber mais sobre a grade curricular, oportunidades no mercado de trabalho e no mundo da pesquisa, conversamos com a Elaine Prado dos Santos, coordenadora do curso de Letras do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Separamos uma lista com 8 motivos para você fazer sua graduação no Mackenzie. Confira!
8 motivos para você estudar Letras no Mackenzie
1. Oferece Bacharelado e Licenciatura
O Curso de Letras do Mackenzie tem a duração de oito semestres. Durante esse período, o aluno pode cumprir os componentes curriculares apenas do Bacharelado ou também cumprir a grade da Licenciatura. Os dois possuem disciplinas voltadas para a Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Linguística, Teoria da Literatura, Literatura Comparada e diversas Literaturas. Na Licenciatura, o aluno cumpre créditos para ter autorização para ministrar aulas na Educação Básica brasileira.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“Vivemos em um país em que a formação de bons professores é algo emergencial para o desenvolvimento da nação e para que as pessoas vivam melhor”, explica a coordenadora.
O Bacharelado, por sua vez, também é indispensável porque todas as empresas necessitam de profissionais da área da comunicação, “principalmente hoje em dia, em que o universo virtual tornou as palavras tão velozes e virais”, diz.
2. Capacita profissionais preparados para o mercado
Nossos alunos contam com a orientação dos professores do curso e com propostas pedagógicas calcadas na autonomia e no protagonismo estudantil. Trata-se, portanto, de uma aprendizagem transformadora. Dessa forma, os educandos desenvolvem competências para ler textos com maior profundidade, analisar questões linguísticas e literárias nas obras em estudo e produzir textos para a realidade dos dias de hoje, incluindo nesses estudos o universo virtual. Os alunos da Licenciatura desenvolvem, ainda, competências para ministrar aulas dinâmicas, funcionais e multimidiáticas para alunos da Educação Básica brasileira, sempre com foco nas metodologias ativas.
3. Grade curricular atualizada
Na área de Letras, tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura, cresce o segmento voltado para o universo digital. Há inúmeros textos no ambiente virtual que precisam chegar ao público-alvo de uma forma clara, objetiva e convincente. Em função disso, nosso aluno é levado a pensar nos gêneros textuais da cultura digital, como posts em redes sociais, stories e podcasts, pois terão de produzir esses materiais ao longo de suas vidas profissionais. Além disso, é importante ressaltar que se expande de uma forma rápida o ensino a distância no Brasil e o número de escolas bilíngues, principalmente nos grandes centros urbanos. Nós garantimos o desenvolvimento dessas habilidades para que todos os mackenzistas possam atuar nesses segmentos.
4. Oportunidades dentro e fora do campus
Há uma associação dentro do campus que oferece, regularmente, oportunidades de estágio. Nossos alunos também podem participar de um projeto que envolve aulas em uma escola pública da capital. Por meio desse projeto, além de desenvolverem habilidades voltadas para a formação docente, nossos licenciandos buscam auxiliar na formação integral dos educandos da Educação Básica para os quais ministram aulas semanalmente.
Há, ainda, a possibilidade de os estudantes escreverem uma Iniciação Científica ou textos para eventos que são oferecidos pelo próprio Centro de Comunicação e Letras, como o Fórum de Pesquisa – evento anual, em que o aluno pode apresentar suas pesquisas publicamente. Também devemos destacar a Liga Acadêmica de Letras, grupo liderado e administrado pelos próprios alunos do curso, que, frequentemente, organiza eventos sobre os passos da pesquisa acadêmica. Há o “Fala, pesquisador”, no qual os alunos da graduação discutem os passos das pesquisas acadêmicas com outros discentes que estão desenvolvendo trabalhos de Iniciação Científica e com alguns professores convidados.
5. Profissionais que garantem uma formação de excelência
Nossos professores, além de sólida formação acadêmica e de sérias pesquisas em áreas específicas do universo da área de Letras, buscam rotineiramente aproximar teoria e prática e fazem uso das metodologias ativas constantemente. Além disso, mesmo depois de anos de experiência, todos buscam se atualizar e acompanhar, principalmente, as transformações na área da comunicação em função das tecnologias digitais e das mídias sociais, tão presentes na vida de todos os seres humanos na atualidade.
6. Alunos destaques
A dona do canal Redação e Gramática Zica, Pamella Brandão, mais conhecida na internet como prof. Pamba, tem mais de 1 milhão de inscritos no YouTube. Ela foi nossa aluna e agora é um sucesso no universo virtual. “Depois de 7 anos de trabalho, ela consegue mudar a vida de seus seguidores de forma descomplicada e divertida, ensinando algo que nós da Letras amamos: a Língua Portuguesa”, afirma Elaine.
Leyla Perrone Moisés, escritora, professora e crítica literária brasileira e antiga mackenzista, recebeu do Ministério da Educação da França as comendas de Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques e de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques. No Brasil, conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Estudos Literários, o Prêmio Alejandro José Cabassa, da União Brasileira de Escritores, e o Prêmio Fundação Bunge, na categoria Vida e Obra.
7. O curso é integrado aos da Pós-Graduação
A maioria dos professores da graduação também dão aulas na pós-graduação, por isso os docentes estão acostumados ao universo da especialização, além de ouvir sobre muitas pesquisas que ocorrem no mestrado e no doutorado. Da mesma forma, nossos mackenzistas são estimulados a darem continuidade às pesquisas que foram iniciadas ainda na graduação.
A Liga Acadêmica de Letras, com o “Projeto Interfaces”, busca aproximar os graduandos dos pós-graduandos. Para isso, semanalmente, um aluno do Mestrado, do Doutorado ou egresso do Programa de Pós-Graduação em Letras apresenta um recorte da sua pesquisa e compartilha algumas experiências da sua trajetória acadêmica.
8. Se importa com o uso das palavras
Segundo a coordenadora, a sociedade de forma geral tem refletido sobre a importância de saber dizer as coisas da melhor maneira possível. Isso faz com que o ambiente à nossa volta seja mais tranquilo e saudável. Contudo, vemos diariamente pessoas discutindo sem argumentos, com frases preconceituosas e ofensivas. “Quem entende desse universo, acaba por se destacar e, além de conseguir boa colocação profissional, ajuda o mundo a ser um lugar melhor para todos nós. Então, quem pretende mudar o mundo com palavras tem de vir para o curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie”, finaliza.
Vestibular Mackenzie
Quer fazer fazer Letras no Mackenzie? As inscrições para o vestibular 2020/1 já estão abertas, acesse clique aqui e inscreva-se no processo seletivo.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular Univesp 2025 terminam em 7 de abril
O Vestibular Univesp 2025 oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com as inscrições abertas para 22.935 vagas do Vestibular anual 2025, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral).
São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
As inscrições terminam no dia 07/04/25, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. O custo da inscrição é de R$ 47,50.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2022, 2023 e 2024, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.