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Notícias dos Vestibulares e Enem

71% das instituições federais atingem o máximo de qualidade

Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Norte são proporcionalmente os estados com melhores resultados no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019

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Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Norte são proporcionalmente os estados com melhores resultados no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019. O indicador, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (23), mede a qualidade das instituições de ensino superior.

No três estados, respectivamente, 9,2%, 6,7% e 4,2% de suas instituições de educação superior atingiram faixa 5, que é a máxima no indicador. Do total de 2.070 instituições avaliadas, apenas 2,2% alcançaram essa faixa.

Já na faixa 4, segunda maior do IGC, Rio Grande do Sul (39,4%), Ceará (33,3%) e Distrito Federal (30,6%) foram os que obtiveram, proporcionalmente, o maior número de instituições. Considerando o total das instituições de educação superior avaliadas, 21,64% se enquadraram nessa faixa.

Dados gerais

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Segundo o Inep, das 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.

Do total de instituições que participaram da pesquisa, 87,1% (1.801) são privadas e 12,9% (269), públicas. A maioria (73,1%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (15,6%) e das universidades (9,4%). Por fim, estão os institutos federais e centros federais de educação tecnológica, que, juntos, representam 1,9% das instituições de ensino com o índice atribuído nesta edição. A concentração na faixa 3 abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).

Os dados divulgados hoje revelam ainda que das 1.507 faculdades com IGC, 83,4% delas ficaram nas faixas igual ou acima de 3. Já quando se trata dos 326 centros universitários, o percentual correspondente às três faixas de maior desempenho é de 98,5% (321). No caso das 197 universidades, 99% (195) alcançaram desempenho nas faixas de 3 a 5. Dos 40 institutos federais e centros federais de educação tecnológica, 65% (26) ficaram na terceira e 35% (14) na quarta faixa do IGC.

Regiões

Quando levados em conta apenas valores absolutos, a Região Sudeste apresentou o maior número de instituições com faixa 5. A região também é a que tem mais instituições com o IGC calculado, destacando-se Minas Gerais (265) e São Paulo (509). Este último lidera o conjunto de instituições mais bem avaliadas: são 16 na faixa 5 e 84 na faixa 4.

No Nordeste, Bahia e Ceará são os estados com a maior quantidade de instituições nas faixas 4 e 5 do indicador, sendo 27 e 19 instituições, respectivamente, participando desse processo avaliativo.

Já no Sul, destacam-se, com conceitos nas faixas 4 e 5 do IGC 2019, os estados do Paraná (48) e do Rio Grande do Sul (46). Nenhuma das instituições avaliadas das regiões Centro-Oeste e Norte atingiu a faixa 5 nesta edição. Contudo, o Distrito Federal é destaque no Centro-Oeste, com 15 instituições na faixa 4, enquanto o Pará é o estado da região Norte com maior quantidade de instituições nessa faixa.

Cálculo

Para o cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.

A conta matemática para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do CPC, considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Aplicação

Iniciativas como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), utilizam o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção. Além disso, o indicador também é parâmetro para a distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior, além de orientar a autoavaliação das instituições de ensino.

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Destaque

Vestibular de Medicina da Faculdade FACERES recebe inscrições até 17/4

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados.

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Vestibular de Medicina Faceres

A Faculdade de Medicina FACERES se destaca pelo compromisso exclusivo com a formação de médicos altamente qualificados. A instituição é reconhecida pelo MEC com nota máxima (5) no recredenciamento.

A dedicação exclusiva ao curso de medicina proporciona um ambiente acadêmico voltado inteiramente para o desenvolvimento técnico e humano dos futuros médicos.

O curso de medicina da FACERES é reconhecido pelo SAEME (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela World Federation for Medical Education (WFME).

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A FACERES tem um alto índice de aprovação em residência médica, com 80% de resultados positivos anuais em instituições de todo o Brasil.

Seu projeto pedagógico moderno, alinhado às melhores práticas mundiais, inclui metodologias ativas de ensino, iniciação científica e formação em LIBRAS.

A instituição é pioneira no interior paulista ao obter a certificação ISO 9001 e está entre as quatro faculdades de medicina do Brasil a conquistar esse reconhecimento.

Infraestrutura de ponta e oportunidades internacionais

Com uma das mais completas infraestruturas do país, a FACERES possui 25 laboratórios projetados exclusivamente para o ensino médico, um dos maiores centros de simulação do Brasil e o 3º maior centro de capacitação em atendimento ao trauma pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS).

Além disso, conta com mais de 1.600 leitos disponíveis para estágios e internato, além de oito hospitais e quatro UPAs à disposição dos alunos.

A experiência internacional também é um diferencial, com programas de intercâmbio em universidades da Europa, América Latina e África, proporcionando uma visão global da medicina e ampliando as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Certificações internacionais que fazem a diferença

A FACERES oferece capacitações exclusivas a todos os formandos, incluindo certificações de suporte à vida pela American Heart Association (BLS, ACLS e PALS) e a certificação ATLS pelo American College of Surgeons.

Esses treinamentos são reconhecidos internacionalmente e já estão inseridos na matriz curricular, garantindo que o aluno se forme com habilidades essenciais para atuar em emergências e cuidados intensivos.

Localização privilegiada e inserção na prática médica desde o primeiro semestre

Situada em São José do Rio Preto, polo nacional de saúde, a Faculdade de Medicina FACERES oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a prática médica desde o início do curso, em UBSs, hospitais e centros especializados da região.

A cidade, considerada uma das melhores para se viver no Brasil, conta com uma ampla rede hospitalar e de atendimento à saúde, possibilitando uma formação prática de excelência.

Vestibular Medicina FACERES – inscrições abertas

Inscrições até 17 de abril de 2025.

Data da prova: 27 de abril de 2025.

Locais da prova: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

O processo seletivo é composto por questões objetivas na forma de teste de múltipla escolha e redação, com 60 vagas disponíveis.

Saiba mais e inscreva-se no site oficial da FACERES: https://faceres.com.br/cursos/medicina/vestibular

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Último dia de inscrições com desconto para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília)

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Vestibular de Medicina Unifenas 2021/2 tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte). A instituição oferece desconto na taxa para as inscrições realizadas até o dia 7 de abril.

Os interessados encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

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2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

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Candidatos do Vestibular Cederj 2025.2 já podem pedir de isenção, cota e ação afirmativa

O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página do Vestibular Cederj.

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vestibular cederj 2025

Os candidatos que desejam concorrer às vagas do Vestibular Cederj 2025.2 já podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição e fazer a pré-inscrição no sistema de cotas, ação afirmativa e reserva de vagas para professor da rede pública. O prazo vai até 13 de abril e deve ser realizado pela página https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/. O Vestibular Cederj é organizado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Vestibular Cederj 2025.2

O resultado da análise do pedido de isenção, cota ou ação afirmativa será publicado, no dia 30 de abril, na página do vestibular. Após a divulgação, aqueles que tiverem os requerimentos deferidos podem realizar a inscrição no processo seletivo no período de 30 de abril a 15 de maio. Os candidatos que não obtiveram a isenção têm até 16 de maio para realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 89,90.

Os candidatos inscritos no Vestibular Cederj 2025.2 vão concorrer a vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior do Consórcio Cederj: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Os cursos

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As vagas do Vestibular Cederj 2025.2 são oferecidas para o segundo semestre letivo de 2025 nos cursos: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo.

Inscrição ampla concorrência

O prazo de inscrição para os candidatos que não têm direito à cota ou ação afirmativa e que vão fazer o pagamento da taxa, é de 14 de abril a 15 de maio. A taxa é no valor de R$ 89,90 e deve ser paga até 16 de maio. O link para inscrição é https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2025-2/.

Ingressantes têm direito a chip de telefonia móvel

Os candidatos aprovados vão receber chips de telefonia móvel para facilitar o acesso à internet gratuita. O chip oferece tecnologia 3G/4G ou superior, cobertura nacional, ligações locais e interurbanas ilimitadas, 30 SMS diários e um aplicativo personalizado compatível com iOS e Android.

O objetivo é apoiar o aprendizado e reduzir a evasão escolar, garantindo a todos uma conexão de qualidade. Com esse chip, cerca de 180 mil pessoas, entre alunos e tutores de projetos educacionais da Fundação Cecierj, têm acesso à internet ilimitada para acessar as plataformas de aprendizagem, além de 2 gigabytes extras.

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