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4 motivos para fazer cursinho em 2022
São muitos os benefícios de estar matriculado em um cursinho. Confira 4 motivos principais!

O ano está chegando ao fim, e os vestibulandos aguardam ansiosamente os resultados do Enem e as próximas provas da 2ª fase dos principais vestibulares do País. Alguns estudantes já sabem que precisarão voltar para o curso Pré-vestibular, enquanto outros pensam em investir na matrícula como um “plano B”, caso não sejam aprovados. E há também aqueles que ainda não tiveram a experiência de preparação nesse tipo de curso e pretendem começar no próximo ano. Em todos os casos, o importante é evitar passar muito tempo parado para retomar o ritmo dos estudos, afinal, é comum que as coisas que não praticamos caiam no esquecimento.
O ideal para quem está procurando auxílio de uma instituição de ensino é começar os estudos em fevereiro. “Para conseguir abordar todos os conteúdos exigidos pelo edital de forma satisfatória, é preciso seguir um calendário à risca, que já começa logo no início do ano para contemplar todas as disciplinas, os simulados e demais atividades, além das pausas programadas, que são necessárias para que os estudantes descansem e consigam continuar com empenho para obter um bom rendimento”, explica Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso de São José dos Campos.
4 motivos para fazer cursinho em 2022
São muitos os benefícios de estar matriculado em um cursinho. Confira, abaixo, os quatro principais:
Proporciona preparação especializada
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Nos cursinhos, os vestibulandos passam por uma rotina de estudos focada na aprovação nos principais exames do País. A ideia é que absorvam o máximo de conteúdo possível, aprendam os formatos e as principais características de cada vestibular, desenvolvam o senso de organização e gerenciamento de tempo, assim como entendam quais são as melhores estratégias de execução de prova.
Oferece carga horária adequada ao perfil do aluno, contemplando todas as disciplinas
A escolha do cursinho deve levar em consideração que o estudante deve ter uma grade de horários composta por todas as disciplinas. Outro ponto a ser levado em conta é a disponibilidade de tempo que cada um vai ter para concluir sua trajetória de preparação. As turmas de Semiextensivo, por exemplo, foram criadas para estudantes que, por fatores diversos, perderam o primeiro semestre de aulas e ficaram com defasagens em relação ao conteúdo que será cobrado nos principais exames. As turmas de Extensivo já contemplam aulas ao longo de todo o ano. Também é possível fazer parte de outros grupos voltados para a aprovação em áreas específicas, que reforçam os conhecimentos necessários para a aprovação nos cursos mais concorridos.
Permite escolher estudar de forma on-line ou presencial
Se antes o ensino on-line era uma adaptação para o período de pandemia, hoje já é uma realidade para os estudantes, que de forma direta ou indireta, já tiveram suas primeiras experiências com as plataformas. Em 2022, com o retorno progressivo para um cenário de normalidade, algumas instituições de ensino optaram por manter suas turmas digitais como forma de oferecer maior flexibilidade para os estudantes que se adequaram a este formato.
O presencial tem a vantagem de ser tradicional para o estudante que esteve inserido na modalidade ao longo de toda a vida. A interação social entre colegas e professores, que tem grande relação com a dinâmica das aulas, também é bastante importante para estimular a continuidade dos estudos e aumentar o foco. Outro ponto positivo é a prática de simulados, que funciona como um treinamento para os vestibulandos.
Para alguém que tem maior disciplina e autonomia, o on-line é uma boa indicação. Nos casos em que há questões financeiras envolvidas, a modalidade pode reduzir um pouco os custos. Em outros, quando o estudante mora longe da instituição de ensino ou até mesmo em outra cidade ou estado, é uma possibilidade de não ter problemas com deslocamentos. No entanto, é importante que o estudante que optou por essa modalidade siga à risca a grade educacional proposta, caso contrário, pode sair do planejamento e não ter um rendimento adequado.
Possibilita a prática de simulados diversos, ferramentas importantes para treinar a execução de provas
O vestibular cobra conteúdos, mas também a capacidade de organização e estratégia, de lidar com adversidades e de gerenciamento de tempo. Para obter um bom desempenho na hora da prova, é preciso treinar esses comportamentos ao longo de todo o ano.
Para essa finalidade, os simulados são grandes ferramentas aplicadas pelo cursinho. A prática ajuda o aluno a entender qual a melhor estratégia de prova a seguir e a desenvolver maior capacidade de gerir o tempo para cada questão. Além disso, fazer exercícios é uma ótima forma de perceber o que está mais superficial e precisa ser ajustado antes do dia do exame, pois somente praticando é possível fixar o aprendizado. Um lembrete importante: é o momento de ser desafiado pelas questões! O estudante deve se concentrar nos conteúdos que tem mais dificuldade e que são mais recorrentes na prova que irá realizar.
Oferece suporte pedagógico e emocional
Além do suporte pedagógico, os cursinhos contam com equipes capacitadas para atuar no suporte emocional. É comum que os vestibulandos sintam maior pressão no período de preparação, o que pode aumentar a ansiedade e atrapalhar o rendimento. Então, é importante estabelecer canais de abertura e diálogo para auxiliá-los e para encaminhá-los quando uma ajuda especializada for necessária. Assim, é possível estabelecer ritmos de estudo adequados e amenizar os impactos psicológicos negativos que a fase possa proporcionar.
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Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 rebece pedidos de isenção e redução de 50% do valor da taxa
Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá, a partir de 7 de abril (segunda-feira), os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Meio de Ano 2025, cujo valor integral é de R$ 210. Os interessados poderão cadastrar os pedidos dos benefícios pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), até 13 de abril (domingo).
As inscrições para o exame serão realizadas de 14 de abril a 6 de maio, pela página da Vunesp. A oferta é de 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. As provas serão aplicadas nos dias 25 de maio (primeira fase) e 21 e 22 de junho (segunda fase), nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
Os pedidos de isenção do Vestibular Meio de Ano 2025 poderão ser feitos de duas formas, uma delas para vestibulandos cadastrados no CadÚNICO, ou seja, os que têm renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estes estudantes preencherão o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção.
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Também têm direito a pedir isenção os candidatos que concluíram ou concluirão até 7 de julho deste ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular. Estes vestibulandos precisam ainda ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de residir no Estado de São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 28 de abril, nos sites da Unesp e da Vunesp, nos endereços vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Os pedidos deferidos já significarão a efetivação da inscrição do solicitante.
O pedido de redução de 50% do valor da taxa destina-se a candidatos matriculados no ensino médio ou em curso pré-vestibular e que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estejam desempregados. O prazo é semelhante ao do pedido de isenção, até 13 de abril. O resultado dos pedidos de redução também será divulgado em 28 de abril.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp oferece ainda 16 vagas no Processo Seletivo Unesp-Enem Meio de Ano 2025, com opção para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica em Ilha Solteira. As inscrições serão feitas gratuitamente pelo site da Vunesp, de 14 de abril a 30 de maio. Podem se cadastrar os participantes do Enem em 2023 e 2024.
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Vestibular Unesp do meio do ano oferece 160 vagas para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica
Universidade oferece 144 vagas pelo Vestibular Meio de Ano e 16 para ingresso pelo Enem 2023 e 2024

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já publicou os editais do Vestibular Meio de Ano 2025 e do Processo Seletivo Unesp-Enem 2025, com 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira.
A oferta é de 144 vagas para o Vestibular Meio de Ano e de 16 vagas para a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024.
Os documentos estão disponíveis nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelas seleções.
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Os candidatos das duas seleções poderão se cadastrar pelo site da Vunesp. O prazo de inscrições do Vestibular, com taxa de R$ 210, vai até até 6 de maio. Os interessados no ingresso pelas notas do Enem poderão se inscrever gratuitamente até 30 de maio.
As provas do Vestibular serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos. O exame da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, acontecerá em 25 de maio, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 21 e 22 de junho, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. O resultado dos dois exames será divulgado em 11 de julho.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% destas vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
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UNICAMP divulga lista de obras de leitura para os próximos vestibulares
Entre as novas obras indicadas, estão autoras e autores como Gabriel Garcia Marquez, Raquel de Queiróz e Olinda Beja, dentre outros.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) anunciou as novas listas de leituras indicadas para os estudantes para os próximos três anos do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2027. A cada ano, são indicadas nove obras para leitura, sendo sempre três novas obras em relação ao ano anterior. O objetivo da divulgação com antecedência é permitir o planejamento às escolas e que os vestibulandos tenham um tempo maior para se preparar para as provas. As listas estão disponíveis na página da Comvest na internet (https://www.comvest.unicamp.br/lista-de-obras/) e apresentadas abaixo. A lista para o Vestibular 2026, a ser realizado este ano, já havia sido divulgada e também está disponível na página da Comvest.
Novas obras
Passam a fazer parte das próximas listas, nove novas obras de leitura obrigatória: para a edição de 2027, passam a integrar a lista, as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Canções escolhidas, de Paulo César Pinheiro e Os funerais da Mamãe Grande, de Gabriel Garcia Márquez. Para o Vestibular Unicamp 2028, as novas obras são: O direito à literatura (capítulo de Vários Escritos), de Antonio Candido; Os quinze, de Raquel de Queiróz e Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. No Vestibular Unicamp 2029, as novas obras selecionadas são: Broquéis, de Cruz e Souza; Lésbia, de Maria Benedita Bormann; Chá do príncipe, de Olinda Beja.
Sobre a presença de obras estrangeiras na lista, a banca de literatura destacou que a escolha dialoga com a perspectiva sinalizada pela Base Nacional Comum Curricular e explicou que, nesse sentido, tanto a literatura africana como a latino-americana, estão representadas por duas coleções de contos: Os funerais da Mamãe Grande, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, e Chá do príncipe, da escritora santomense Olinda Beja.
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Já em relação à adoção, no gênero poesia, das canções de Paulo César Pinheiro, de acordo com a banca, a ideia é expandir a experiência dos estudantes de ensino médio com a literatura, considerando, por exemplo, o lirismo intenso e uma profunda inquietação política e social presentes na obra e que mesclam um refinado trabalho com a linguagem a recursos da poesia popular e da oralidade.
Dentre as obras clássicas da literatura brasileira que passam a fazer parte das litas estão Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, considerada pela banca como um divisor de águas na obra de Machado de Assis e na própria literatura brasileira do século XIX; e O Quinze, romance de estreia de Rachel de Queiroz, publicado em 1930, considerada uma obra marcante naquilo que veio a ser a vertente regionalista do modernismo brasileiro.
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2027
*as obras em negrito são aquelas inseridas como novas
Autores | Obras |
Ailton Krenak | A vida não é útil |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Caio Fernando Abreu | Morangos mofados (Contos escolhidos)* |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Conceição Evaristo | Olhos d’água |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2028
Autores | Obras |
José Paulo Paes | Prosas seguidas de odes mínimas |
Lima Barreto | Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá |
Chimamanda Ngozi Adichie | No seu pescoço |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Lista de Obras Indicadas – Vestibular 2029
Autores | Obras |
Machado de Assis | Memórias Póstumas de Brás Cubas |
Paulo César Pinheiro | Canções escolhidas** |
Gabriel García Márquez | Os funerais da Mamãe Grande |
Antonio Candido | O direito à literatura |
Raquel de Queiróz | O quinze |
Maria Valéria Rezende | Quarenta dias |
Cruz e Souza | Broquéis |
Maria Benedita Bormann (Délia) | Lésbia |
Olinda Beja | Chá do príncipe |