Siga-nos!

Profissões

Matemática Aplicada

A disputa por melhores posições competitivas tem levado as empresas de uma maneira geral a utilizar tecnologias cada vez mais sofisticadas, apoiadas na implementação computacional de modelos matemáticos complexos.

Publicado

em

A disputa por melhores posições competitivas tem levado as empresas de uma maneira geral a utilizar tecnologias cada vez mais sofisticadas, apoiadas na implementação computacional de modelos matemáticos complexos. Os reflexos dessa política no mercado de trabalho são evidentes – aumenta a cada dia a demanda por profissionais com conhecimentos mais amplos e integrados de matemática, estatística, probabilidade e computação.

Matemática Aplicada

Sobre a profissão

Essa constatação é um fato em paises mais desenvolvidos e já está influenciando vários currículos, tanto de pós-graduação quanto de graduação. Como exemplo, o relatório preparado pela Sociedade Americana de Matemática Industrial Aplicada conclui que os setores comerciais, industriais, governamentais e financeiros não são apenas férteis para aplicações de matemática, mas também constituem mercado de trabalho para matemáticos altamente treinados. Ainda, de acordo com o relatório, matemáticos têm papel importante no tratamento de problemas reais, incluindo áreas como processamento de materiais, diagnósticos médicos, desenvolvimento de produtos financeiros, gerenciamento de redes de computadores, previsão de tempo, entre outras. Entretanto, ressalta que, nesses setores, o que se procura não é, em geral, o “matemático” como tal, mas sim, um profissional qualificado pelo seu conhecimento de métodos e técnicas para integrar equipes multidisciplinares na solução de problemas reais.

Esse novo curso será oferecido no período noturno (com um similar no diurno) – bacharelado em Matemática Aplicada, e tem como objetivo, além de formar um matemático em condições de seguir a carreira acadêmica, se assim o desejar, também preparar profissionais capazes de enfrentar novos desafios, dando-lhes uma formação sólida e direcionada para aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Para tanto, o curso terá um núcleo básico de matemática, computação e estatística, comum a todos os alunos e um núcleo caracterizado pela habilitação escolhida dentre as modalidades de gestão, ciência e tecnologia. Essas habilitações serão oferecidas por outras Unidades da USP, caracterizando o curso como interdisciplinar compreendendo as seguintes habilitações: Ciências Biológicas (IB), Fisiologia e Biofísica (ICB), Saúde Animal (FMVZ), Estatística Econômica (FEA), Sistemas e Controle (Poli), Mecatrônica e Sistemas (Poli), Comunicação Científica (ECA) e Saúde Pública (FSP).

O curso está atraindo várias empresas que já se manifestaram interesse pelos formandos, fornecendo estágios, projetos de final de curso e prêmios aos alunos. Caso o estudante queira, poderá, também prosseguir na área acadêmica de outras unidades da USP, sendo um elo importante em pesquisas aplicadas, com habilidades interdisciplinares.

(Fonte: “A Universidade e as Profissões”, catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Indicações

Profissões

Medicina

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Publicado

em

por

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Medicina

Sobre a profissão

O estudo das causas das enfermidades, a pesquisa dos meios para combate-las, a busca pela melhoria dos padrões de saúde da comunidade tornam o médico um profissional voltado à causa social que é a Saúde.

Através de exames, o médico pode prescrever ao paciente a medicação necessária ou submetê-lo a tratamentos mais intensos como as cirurgias.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O bom Médico não pára de estudar nunca. Vive em congressos, participa de pesquisas acadêmicas, escreve artigos científicos, faz cursos e leitura constante de revistas especializadas. Além do estudo e da especialização, é preciso ter o dom. Quem não tem mão, deve ficar longe dos bisturis. Quem acha que os exames resolvem tudo, talvez precise fazer um curso complementar de Psicologia, já que o bom Médico sabe interpretar o que ouve. Uma boa conversa pode valer mais do que um punhado de exames – de cada 10 diagnósticos, 08 podem ser resolvidos durante uma entrevista bem feita coisa que os recém formados só irão aprender com o tempo, pois o tempo faz o bom médico. Atualmente, com o aumento da expectativa devida, cresce a procura pelas especialidades relacionadas à velhice: Geriatria, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia. Outras áreas em expansão são aquelas sob o domínio de alta tecnologia como Oftalmologia e alguns tipos de cirurgia.

O profissional desta área precisa ter perseverança, dedicação ao próximo, interesse pela melhoria dos padrões de saúde, presteza no trato para com os pacientes, habilidade manual e cirúrgica e sociabilidade acentuada.

Modalidades

Medicina do Trabalho (cuida de enfermidades próprias do ambiente de trabalho) Medicina Sanitária (trabalha em postos e Programas de Saúde junto ás populações de baixa renda), Medicina Legal, Medicina Esportiva, Medicina Preventiva e Bioengenharia.

Especializações

Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Nefrologia, Pediatria, Psiquiatria, Cardiologia, Pneumologia, Ortopedia e Traumatologia, Anatomia Patológica, Otorrino-Laririgologia, Endoscopia, Oftalmologia, Análises Clínicas, Radiologia (diagnóstico por imagem), Medicina Nuclear, Anestesia, Genética, Dermatologia, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Plástica, Clínica Médica (Gastroenterologia, Proctologia, Neurologia, Geriatria, Oncologia, Endocrinologia)

Campos de atuação

Hospitais, Clínicas, Empresas Clubes, Escolas, Pesquisa.

Indicações

Continue lendo

Profissões

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Publicado

em

por

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Gestão Ambiental

Sobre a profissão

Muitas empresa, visando melhorar a competitividade pela busca da qualidade ambiental (através da certificação ISSO 14000 e do selo verde), procuram profissionais que, além de apresentar um bom desempenho nas atividades de administração, tenham conhecimentos que permitam gerenciar estudos sobre impactos ambientais e atender às responsabilidades sociais inerentes à moderna atividade empresarial.

Assim, tal profissional deve conhecer biologia, ecologia, sociologia, legislação ambiental, poluição, geoprocessamento, etc. atendendo essa demanda, o curso de Gestão Ambiental oferece uma formação que integra a função gerencial com as áreas da ciência ambiental. Na sua grade curricular, além das disciplinas básicas, há matérias de: economia, administração de recursos humanos, marketing, gestão turística, direito ambiental e também matérias relativas ao meio ambiente ( como: botânica, zoologia, ecologia, biodiversidade, geociência ambiental, controle de poluentes, tratamento de resíduos urbanos e agroindustriais e elaboração de relatórios de impactos ambientais).

Campo de atuação

O gestor ambiental poderá atuar como administrador no comércio, na indústria e em bancos, ou então exercer suas atividades em :

– departamentos de meio ambiente de empresas públicas ou particulares;

– prefeituras, ONGs, ou empresas hidroelétricas, petroquímicas ou de mineração, celulose ou de saneamento;

– consultorias

– estudos de impactos ambientais

– gestão de arques e reservas e

– recuperação de áreas degradadas

Atualmente, os profissionais que atuam na área de gestão ambiental são formados apenas através de cursos de especialização ou de pós graduação.

O curso de graduação em Gestão Ambiental será oferecido a partir do ano 2002, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, em Piracicaba, no período noturno.

(Fonte: “A Universidade e as Profissões”, catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Indicações

Continue lendo

Profissões

Ciências Econômicas

A formação do profissional de Ciências Econômicas abrange, além da preparação acadêmica, a informação sobre o que está ocorrendo no mundo.

Publicado

em

por

Nada tem mais destaque no noticiário diário que a realidade econômica. Crises e planos recheiam os jornais. Isto torna a carreira do economista não só interessante como de fundamental importância no presente cenário nacional. Saiba mais sobre o curso de Ciências Econômicas.

Ciências Econômicas

Sobre a profissão

A formação do profissional abrange, além da preparação acadêmica, a informação sobre o que está ocorrendo no país e no resto do mundo.

O Economista estuda todos os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens, quer envolvam dinheiro ou não. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em qualquer ramo da atividade humana, seja na Agricultura, na Indústria, no Comércio, no Setor de Serviços. Pode trabalhar com questões que atingem a sociedade, um país ou uma comunidade. Em escala mais reduzida, analisa os problemas econômicos de uma empresa ou do mercado específico de um determinado produto. A globalização da economia exige um profissional com agilidade cada vez maior para acompanhar as mudanças no cenário sócio- político- econômico nacional e internacional.

Ao contrário do que se pensa, o mercado financeiro não está saturado e é uma excelente opção de trabalho, tanto em bancos de investimentos, corretoras e distribuidoras, como em bancos comerciais tradicionais, que cada vez mais querem pessoas bem formadas para ocupar o lugar do “gerente pacato” que entende tudo de burocracia e nada de Economia. A procura pela carreira de Economia está em crescimento e um dos atrativos é o excelente salário. Só que a concorrência é grande com formados em Informática, Engenharia, Administração). A constante atualização, fluência em línguas para contatos internacionais, cursos de informática e especializações é que irão fazer o diferencial na hora da contratação.

Planejamento, projeção, programação e análise econômico-financeira de investimentos de qualquer natureza, estudos, análises e pareceres pertinentes à macro e microeconomia, perícia, avaliações e arbitramentos são atividades de um Economista. Espírito empreendedor e investigativo, habilidade matemática, boa capacidade de análise e avaliação, organização e liderança são requisitos da profissão.

Campos de atuação

Empresas, Bancos, Instituições Financeiras, Setor Público, Instituições de Pesquisa, Associações de Classe e Sindicatos, Magistério.

Especializações

Avaliação de Projetos, Comércio Internacional, Economia Agrícola, Economia Financeira, Economia dos Recursos Humanos, Economia do Trabalho, Economia Urbana, Macroeconomia, Teoria Econômica, Tecnologia e Desenvolvimento.

Indicações

Continue lendo