Siga-nos!

Profissões

Ciências Básicas da Saúde Humana

Publicado

em

Há possibilidade de qualquer estudante de graduação, das áreas de Ciências Biológicas ou Exatas, se tornar cientista em uma das áreas básicas da saúde humana – Anatomia, Biologia Celular e Molecular, Histologia e Embriologia, Fisiologia e Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.

Ciências Básicas da Saúde Humana

Sobre a profissão

Trata-se de uma carreira fascinante e indispensável para o desenvolvimento e bem estar da humanidade. Por meio das pesquisas desenvolvidas nessas áreas, além de se ter a idéia cada vez mais exata de como é e como funciona o corpo humano, é possível introduzir novas tecnologias para o combate de enfermidades e também, como os estudos de biotecnologia, contribuir para o aprimoramento da saúde ou aumento da produtividade agroindustrial.

Descobrindo que o estudo de uma dessas áreas é de seu interesse, a melhor maneira do estudante se tornar um cientista é fazer um estágio de Iniciação Científica no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), sob a orientação de um cientista, professor desse Instituto. Nesse estágio, o aluno participará do desenvolvimento de um plano de pesquisa científica e da apresentação, em reuniões científicas, dos resultados obtidos, havendo a possibilidade de obter bolsa subvencionada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ou pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Após concluir seu curso de graduação, o aluno deverá então incorporar-se a um programa de pós graduação do ICB, consolidando o seu aprendizado da metodologia e do rigor científico necessários a um cientista. Terminado o seu Doutorado, um estágio de Pós-Doutorado, no exterior, completará sua formação de cientista, ao mesmo tempo que lhe permitirá o estabelecimento de contatos internacionais, indispensáveis em qualquer área do conhecimento. Tanto seu Doutorado como Pós -Doutorado poderão ser subvencionados por bolsas da FAPESP ou CNPq, após aprovação de seus projetos de pesquisa.

Campo de atuação

As Universidades, os Institutos de Pesquisa e algumas indústrias constituem o mercado de trabalho dessa profissão, que deve ser cada vez mais valorizada, à semelhança do que ocorre no mundo desenvolvido.

(Fonte: “A Universidade e as Profissões”, catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Indicações

Profissões

Medicina

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Publicado

em

por

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Medicina

Sobre a profissão

O estudo das causas das enfermidades, a pesquisa dos meios para combate-las, a busca pela melhoria dos padrões de saúde da comunidade tornam o médico um profissional voltado à causa social que é a Saúde.

Através de exames, o médico pode prescrever ao paciente a medicação necessária ou submetê-lo a tratamentos mais intensos como as cirurgias.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O bom Médico não pára de estudar nunca. Vive em congressos, participa de pesquisas acadêmicas, escreve artigos científicos, faz cursos e leitura constante de revistas especializadas. Além do estudo e da especialização, é preciso ter o dom. Quem não tem mão, deve ficar longe dos bisturis. Quem acha que os exames resolvem tudo, talvez precise fazer um curso complementar de Psicologia, já que o bom Médico sabe interpretar o que ouve. Uma boa conversa pode valer mais do que um punhado de exames – de cada 10 diagnósticos, 08 podem ser resolvidos durante uma entrevista bem feita coisa que os recém formados só irão aprender com o tempo, pois o tempo faz o bom médico. Atualmente, com o aumento da expectativa devida, cresce a procura pelas especialidades relacionadas à velhice: Geriatria, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia. Outras áreas em expansão são aquelas sob o domínio de alta tecnologia como Oftalmologia e alguns tipos de cirurgia.

O profissional desta área precisa ter perseverança, dedicação ao próximo, interesse pela melhoria dos padrões de saúde, presteza no trato para com os pacientes, habilidade manual e cirúrgica e sociabilidade acentuada.

Modalidades

Medicina do Trabalho (cuida de enfermidades próprias do ambiente de trabalho) Medicina Sanitária (trabalha em postos e Programas de Saúde junto ás populações de baixa renda), Medicina Legal, Medicina Esportiva, Medicina Preventiva e Bioengenharia.

Especializações

Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Nefrologia, Pediatria, Psiquiatria, Cardiologia, Pneumologia, Ortopedia e Traumatologia, Anatomia Patológica, Otorrino-Laririgologia, Endoscopia, Oftalmologia, Análises Clínicas, Radiologia (diagnóstico por imagem), Medicina Nuclear, Anestesia, Genética, Dermatologia, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Plástica, Clínica Médica (Gastroenterologia, Proctologia, Neurologia, Geriatria, Oncologia, Endocrinologia)

Campos de atuação

Hospitais, Clínicas, Empresas Clubes, Escolas, Pesquisa.

Indicações

Continue lendo

Profissões

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Publicado

em

por

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Gestão Ambiental

Sobre a profissão

Muitas empresa, visando melhorar a competitividade pela busca da qualidade ambiental (através da certificação ISSO 14000 e do selo verde), procuram profissionais que, além de apresentar um bom desempenho nas atividades de administração, tenham conhecimentos que permitam gerenciar estudos sobre impactos ambientais e atender às responsabilidades sociais inerentes à moderna atividade empresarial.

Assim, tal profissional deve conhecer biologia, ecologia, sociologia, legislação ambiental, poluição, geoprocessamento, etc. atendendo essa demanda, o curso de Gestão Ambiental oferece uma formação que integra a função gerencial com as áreas da ciência ambiental. Na sua grade curricular, além das disciplinas básicas, há matérias de: economia, administração de recursos humanos, marketing, gestão turística, direito ambiental e também matérias relativas ao meio ambiente ( como: botânica, zoologia, ecologia, biodiversidade, geociência ambiental, controle de poluentes, tratamento de resíduos urbanos e agroindustriais e elaboração de relatórios de impactos ambientais).

Campo de atuação

O gestor ambiental poderá atuar como administrador no comércio, na indústria e em bancos, ou então exercer suas atividades em :

– departamentos de meio ambiente de empresas públicas ou particulares;

– prefeituras, ONGs, ou empresas hidroelétricas, petroquímicas ou de mineração, celulose ou de saneamento;

– consultorias

– estudos de impactos ambientais

– gestão de arques e reservas e

– recuperação de áreas degradadas

Atualmente, os profissionais que atuam na área de gestão ambiental são formados apenas através de cursos de especialização ou de pós graduação.

O curso de graduação em Gestão Ambiental será oferecido a partir do ano 2002, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, em Piracicaba, no período noturno.

(Fonte: “A Universidade e as Profissões”, catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Indicações

Continue lendo

Profissões

Relações Internacionais

O bacharel em Relações Internacionais realiza contatos com outros países, sonda mercados externos e auxilia na elaboração de acordos.

Publicado

em

por

Num mundo em que as ligações entre países e pessoas estão cada dia mais estreitas, especializar-se em um universo que envolve negócios, intercâmbio cultural e diplomacia significa enfrentar desafios complexos. Saiba mais sobre Relações Internacionais:

Relações Internacionais

Sobre a profissão

No atual processo de internacionalização, as empresas querem especialistas que saibam lidar com a diversidade dos países, já que o curso de Relações Internacionais envolve a condução das relações entre nações nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial ou de direito.

O bacharel em Relações Internacionais realiza contatos com outros países, sonda mercados externos, auxilia na elaboração de acordos bilaterais ou multinacionais, na correspondência entre nações e prepara textos e documentos de análise, presta assessoria para embaixadas, consulados, empresas e entidades de diversos setores sócio-econômicos, podendo assumir as funções de conselheiro, assessor, secretário ou intermediário em órgãos públicos, empresas privadas ou entidades não- governamentais.

Um exemplo da atuação profissional em Relações Internacionais é o assessor da área sindical, procurando soluções para enfrentar problemas econômicos e trabalhistas que possam ser causados pelo Mercosul. A entrada dos produtos argentinos no mercado brasileiro prejudica a venda da produção nacional. Em função disso, empresas podem quebrar, muita gente pode ficar sem emprego e temos que nos preparar para isso. Com esse objetivo, o assessor se informa sobre a situação política, econômica, trabalhista e sindical dos países que integram o Mercosul, faz a “ponte” entre sindicatos nacionais e estrangeiros, informa-se a respeito da legislação nos outros países e sugere medidas a serem defendidas pelos sindicalistas.

Domínio de línguas estrangeiras, boa capacidade de expressar idéias, habilidade em negociar, sociabilidade, raciocínio numérico rápido, criatividade, desembaraço, cultura geral e disponibilidade para viagens são requisitos da profissão.

Campos de atuação

Órgãos Públicos, Empresas Privadas, Entidades Não­ Governamentais, Embaixadas, Consulados, Agências de Desenvolvimento, Universidades, Entidades Empresariais e Sindicais, Partidos Políticos, Bancos, Órgãos de Desenvolvimento e Comunicação, Organizações Internacionais.

Especializações

Pesquisa, Assessoria em Áreas Técnicas, Diplomacia, Ensino.

Indicações

Continue lendo