Siga-nos!

Profissões

Agronomia

Como aproveitar melhor o solo e produzir mais é uma questão cada vez mais urgente no mundo moderno? É a Agronomia que responde a esta questão

Publicado

em

Não seria exagero dizer que as primeiras civilizações – Mesopotâmia, Índia, Egito – têm sua origem na Agricultura. Base histórica de praticamente todas as sociedades, a Agricultura sofreu poucas transformações até o início do século passado, quando começou a se modernizar, sobretudo com a aplicação de conhecimentos de outras áreas, como a mecânica, a química e a fisiologia vegetal e animal.

Agronomia

Sobre a profissão

Como aproveitar melhor o solo e produzir mais é uma questão cada vez mais urgente no mundo moderno. E é a Agronomia que responde a esta questão, com seu conjunto de técnicas sempre mais apuradas, racionalizando a utilização do solo e incrementando a produção vegetal. Num país extenso como o Brasil, a Agronomia tem papel importante e um vasto campo de atuação.

Quem optar por Agronomia precisa gostar de plantas e não ter pudor de colocar as mãos na terra. Até a virada da década de 90, antes da abertura da economia brasileira e o início do crescimento do setor Agroindustrial, a maioria dos estudantes vinha do interior e tinha raízes rurais. Hoje, às vésperas do século XXI, houve uma pequena revolução na tradicional Agronomia, exigindo do profissional o conhecimento sobre todas as etapas do negócio agrícola – planejamento, fertilização, plantação, colheita, armazenamento, processamento industrial, marketing e comercialização, avaliação de empréstimo bancário e bolsa de mercadorias. A Agronomia é profissão das mais promissoras. Com a globalização, torna-se necessário aumentar a produtividade e a assistência de um agrônomo é indispensável. Entender de finanças é tão importante quanto conseguir eliminar um fungo. Com isso, o agrônomo estende sua área de atuação às cadeias de supermercados, shopping centers, redes de restaurantes e indústrias de alimentos. Mas, para tanto, é necessário fazer estágios, cursos de atualização e especialização. Dinamismo, planejamento, dedicação constante, sociabilidade, boa comunicação, habilidade numérica, raciocínio verbal, mecânico e espacial, iniciativa, desembaraço são requisitos da profissão.

Campos de atuação

Administração de fazendas e cooperativas, empresas de consultoria, empresas de insumos e de alimentos, secretarias de abastecimento, agronomia e meio ambiente, bancos com crédito agrícola, sindicatos rurais, órgãos de pesquisa dos governos federal e estadual.

Especializações

Agrotecnia, silvicultura, agrometeorologia, economia agrícola, solos, engenharia rural, entomologia, fitotecnia, parques e jardins, zootecnia, melhoramento animal e vegetal, recursos naturais e ecologia, reflorestamento, tecnologia de transformação, topografia.

Indicações

Profissões

Medicina

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Publicado

em

por

A mais concorrida carreira da área de Biológicas, a Medicina é a mais nobre das profissões: a arte de prevenir e curar doenças.

Medicina

Sobre a profissão

O estudo das causas das enfermidades, a pesquisa dos meios para combate-las, a busca pela melhoria dos padrões de saúde da comunidade tornam o médico um profissional voltado à causa social que é a Saúde.

Através de exames, o médico pode prescrever ao paciente a medicação necessária ou submetê-lo a tratamentos mais intensos como as cirurgias.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O bom Médico não pára de estudar nunca. Vive em congressos, participa de pesquisas acadêmicas, escreve artigos científicos, faz cursos e leitura constante de revistas especializadas. Além do estudo e da especialização, é preciso ter o dom. Quem não tem mão, deve ficar longe dos bisturis. Quem acha que os exames resolvem tudo, talvez precise fazer um curso complementar de Psicologia, já que o bom Médico sabe interpretar o que ouve. Uma boa conversa pode valer mais do que um punhado de exames – de cada 10 diagnósticos, 08 podem ser resolvidos durante uma entrevista bem feita coisa que os recém formados só irão aprender com o tempo, pois o tempo faz o bom médico. Atualmente, com o aumento da expectativa devida, cresce a procura pelas especialidades relacionadas à velhice: Geriatria, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia. Outras áreas em expansão são aquelas sob o domínio de alta tecnologia como Oftalmologia e alguns tipos de cirurgia.

O profissional desta área precisa ter perseverança, dedicação ao próximo, interesse pela melhoria dos padrões de saúde, presteza no trato para com os pacientes, habilidade manual e cirúrgica e sociabilidade acentuada.

Modalidades

Medicina do Trabalho (cuida de enfermidades próprias do ambiente de trabalho) Medicina Sanitária (trabalha em postos e Programas de Saúde junto ás populações de baixa renda), Medicina Legal, Medicina Esportiva, Medicina Preventiva e Bioengenharia.

Especializações

Ginecologia e Obstetrícia, Urologia, Nefrologia, Pediatria, Psiquiatria, Cardiologia, Pneumologia, Ortopedia e Traumatologia, Anatomia Patológica, Otorrino-Laririgologia, Endoscopia, Oftalmologia, Análises Clínicas, Radiologia (diagnóstico por imagem), Medicina Nuclear, Anestesia, Genética, Dermatologia, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Plástica, Clínica Médica (Gastroenterologia, Proctologia, Neurologia, Geriatria, Oncologia, Endocrinologia)

Campos de atuação

Hospitais, Clínicas, Empresas Clubes, Escolas, Pesquisa.

Indicações

Continue lendo

Profissões

Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Publicado

em

por

A Gestão Ambiental é área que trata de assuntos relacionados ao meio ambiente envolve um mercado de trabalho em crescimento.

Gestão Ambiental

Sobre a profissão

Muitas empresa, visando melhorar a competitividade pela busca da qualidade ambiental (através da certificação ISSO 14000 e do selo verde), procuram profissionais que, além de apresentar um bom desempenho nas atividades de administração, tenham conhecimentos que permitam gerenciar estudos sobre impactos ambientais e atender às responsabilidades sociais inerentes à moderna atividade empresarial.

Assim, tal profissional deve conhecer biologia, ecologia, sociologia, legislação ambiental, poluição, geoprocessamento, etc. atendendo essa demanda, o curso de Gestão Ambiental oferece uma formação que integra a função gerencial com as áreas da ciência ambiental. Na sua grade curricular, além das disciplinas básicas, há matérias de: economia, administração de recursos humanos, marketing, gestão turística, direito ambiental e também matérias relativas ao meio ambiente ( como: botânica, zoologia, ecologia, biodiversidade, geociência ambiental, controle de poluentes, tratamento de resíduos urbanos e agroindustriais e elaboração de relatórios de impactos ambientais).

Campo de atuação

O gestor ambiental poderá atuar como administrador no comércio, na indústria e em bancos, ou então exercer suas atividades em :

– departamentos de meio ambiente de empresas públicas ou particulares;

– prefeituras, ONGs, ou empresas hidroelétricas, petroquímicas ou de mineração, celulose ou de saneamento;

– consultorias

– estudos de impactos ambientais

– gestão de arques e reservas e

– recuperação de áreas degradadas

Atualmente, os profissionais que atuam na área de gestão ambiental são formados apenas através de cursos de especialização ou de pós graduação.

O curso de graduação em Gestão Ambiental será oferecido a partir do ano 2002, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ, em Piracicaba, no período noturno.

(Fonte: “A Universidade e as Profissões”, catálogo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo)

Indicações

Continue lendo

Profissões

Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais, essencial num país moderno, consiste em três disciplinas básicas: Sociologia, Política e Antropologia.

Publicado

em

por

O curso de Ciências Sociais, essencial num país moderno, consiste em três disciplinas básicas: Sociologia, Política e Antropologia.

Ciências Sociais

Sobre a profissão

O cientista social, cujo mercado de trabalho vem se ampliando sensivelmente, está capacitado a gerenciar e levar a efeito pesquisas de opinião e análise das conjunturas econômica, social e política, tarefas cada vez mais necessárias às grandes e médias empresas.

Indicações

Continue lendo