Destaque
Saiba as principais diferenças entre as provas da Fuvest, Unicamp e Enem
O especialista do SAS lista um breve resumo do que o candidato pode esperar de cada uma das provas e explica a diferença entre elas.
Entre novembro e dezembro, milhares de jovens farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além dos testes da primeira fase da Fuvest e da Unicamp. Apesar de todas serem voltadas para o ingresso no Ensino Superior, seus formatos são bem distintos e é fundamental que o vestibulando conheça as principais diferenças para conseguir organizar os estudos e ter um bom desempenho.
“É importante que o aluno saiba que a prova do Enem tem um mesmo padrão de dificuldade de um ano para outro, o que não acontece com os testes da Fuvest e da Unicamp, que lançam novos editais e matrizes de conteúdo anualmente. Além disso, o banco de itens (questões) do Enem – que é utilizado para elaboração da prova – não é alimentado há alguns anos, então o jovem não deve esperar que caiam questões relacionadas à pandemia, retirada das tropas americanas do Iraque, Olimpíadas 2021, entre outros assuntos recentes. Já nas questões da Fuvest e Unicamp, estes temas devem estar presentes”, explica Caê Lavor, diretor de Avaliações e Pré-universitário do SAS.
O especialista do SAS lista um breve resumo do que o candidato pode esperar de cada uma das provas:
Enem
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Enem é corrigido por TRI (Teoria de Resposta ao Item), o que garante uma parametrização da prova ano a ano. A matriz de conteúdo que rege o teste foi proposta em 2009 e é mais genérica. Além disso, há muitas questões que abordam assuntos do Ensino Fundamental. “Para responder as questões do Enem, o aluno não precisa decorar fórmulas, pois ela cobra mais habilidades e conhecimentos práticos. As questões são contextualizadas e trazem informações que ajudam o estudante a resolvê-las”, explica Caê.
Fuvest
As provas da primeira fase para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) têm como base a teoria clássica de correção, ou seja, o número de questões acertadas indica a nota. Como um novo edital é lançado anualmente, o teste não tem o mesmo padrão de dificuldade ano a ano. Outra diferença em relação ao Enem é que a maioria das questões cobradas são do Ensino Médio e o aluno que decora fórmulas e acontecimentos históricos pode ter um desempenho melhor. “A prova da Fuvest é muito mais técnica e não tem a premissa de contextualizar as questões, como o Enem”, afirma o diretor do SAS.
Unicamp
As questões da primeira fase da Unicamp se assemelham às da Fuvest no que diz respeito ao grau de dificuldade, contudo são mais contextualizadas e trazem temas atuais com criticidade. A interdisciplinaridade é característica das provas da Universidade Estadual de Campinas. Caê Lavor explica que questões ambientais, econômicas e políticas costumam estar presentes nas provas.
Redações
Segundo o diretor do SAS, a redação das três provas também tem grandes diferenças: “O Enem cobra um texto dissertativo argumentativo desde 2009, então a única surpresa para o candidato é o tema que será proposto. Já a Fuvest e na Unicamp podem pedir diferentes gêneros textuais, então para ir mais preparado é importante conhecer todos eles”, indica.
A última diferença apontada pelo especialista é a cobrança de leituras obrigatórias para Fuvest e Unicamp. “Com relação às obras, vemos que a Fuvest tende a cobrar livros clássicos, enquanto a Unicamp pede composições mais modernas, como o álbum dos Racionais MC’s, no vestibular 2020”, finaliza Caê Lavor.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Último dia de inscrições para o Vestibular Tradicional de Medicina ENIAC
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC
Estão abertas as inscrições para o Vestibular do curso de medicina do Centro Universitário de Excelência ENIAC, de Guarulhos/SP.
Vestibular de Medicina ENIAC
São oferecidas as seguintes modalidades de ingresso:
Vestibular Tradicional
25 vagas
Inscrições até 21/11
Prova em 24/11 (domingo)
Enem
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
20 vagas
Inscrições até 22/11
Notas válidas: Enem 2016, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23
Segunda Graduação
15 vagas
Inscrições até 20/11 (encerradas)
Prova em 24/11 (domingo)
As inscrições deve ser feitas pelo site: https://www.eniac.edu.br/medicina
Sobre o Curso
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC e aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Combinando tecnologia de ponta e uma abordagem voltada para a comunidade, o curso oferece uma formação prática diferenciada através de parcerias estratégicas com campos de prática na região de Guarulhos e Alto Tietê. Os alunos contam com infraestrutura de última geração, incluindo simuladores de alta fidelidade e mais de 20 laboratórios de ponta, que proporcionam um aprendizado prático e eficaz, preparando-os para enfrentar os desafios da medicina moderna com segurança e competência.
O programa educacional é sustentado por uma equipe docente altamente qualificada, comprometida com a excelência e focada em formar médicos tecnicamente habilidosos e socialmente responsáveis. Com uma sólida base teórica e prática, o curso enfatiza a importância da integração com a comunidade, capacitando os futuros médicos a atenderem às necessidades da população com um olhar humanizado e tecnológico
No Eniac, o aprendizado vai além das salas de aula, preparando o aluno para ser um protagonista na área da saúde e um agente de transformação social.
Destaques:
ESTÁGIOS – O internato acontece durante o último ano do curso de Medicina. O Centro Universitário de Excelência ENIAC possui parcerias com diversas cidades e instituições para garantir que os alunos tenham acesso aos estágios.
ESTRUTURA – Tecnologia avançada preparando profissionais para desafios médicos complexos. O ENIAC tem mais de 20 laboratórios de ponta e robôs de simulação ultra realista.
prática intensiva – Preparamos alunos para situações reais, desenvolvendo habilidades clínicas fundamentais com práticas nos equipamentos médicos de saúde da escola SUS da região.
Experiência Real – São ferramentas valiosas para preparar os futuros médicos, proporcionando experiência prática pautada em tecnologia e inovação
Mais informações e inscrições: https://www.eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase do Vestibular da Fuvest?
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17). Veja quando sai a convocação para a próxima fase.
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17) e registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. No ano passado, a taxa foi de 8,68%. Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase?
Confira abaixo a programação divulgada pela Fuvest:
- 2 de Dezembro de 2024 – Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase
- 9 a 12 de Dezembro de 2024 – Provas de Competências Específicas – Música (São Paulo e Ribeirão Preto)
- 15 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Português e Redação
- 16 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida