Destaque
Especialista traz orientações para um bom desempenho nos vestibulares de meio de ano
Organizar o plano de estudos, pesquisar informações sobre as provas anteriores e preparar
o emocional são algumas dicas importantes para o estudante conquistar a aprovação
A partir do segundo semestre do ano, algumas universidades começam a oferecer seus processos seletivos para os vestibulares de meio de ano. Geralmente aplicados entre junho e julho, esses exames chegam como mais uma oportunidade, dentro do ano letivo, para o estudante tentar conquistar a tão sonhada vaga em uma instituição.
É importante lembrar que, assim como acontece durante o período de estudos para o vestibular tradicional, a preparação para os exames de meio de ano também exige organização, foco e dedicação por parte do vestibulando. Quem pensa que essas provas são mais fáceis, se engana. Elas não apresentam grandes diferenças em relação aos demais vestibulares; os temas abordados são referentes ao conteúdo de todo ano letivo; e, em algumas universidades, o número de vagas disponíveis pode ser menor.
“Não é uma preparação fácil, e o estudante precisa se dedicar bastante, já que o tempo envolvido para os estudos é menor”, explica Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso de São José dos Campos. “O vestibulando vai precisar abordar assuntos que, muitas vezes, não tratou ainda em sala de aula ou com os quais não tem contato há algum tempo. Por isso, é importante que ele adapte o seu plano de estudos, aumentando a carga horária para resgatar certos temas e agregar conteúdo, continue participando das aulas, e se prepare, por meio de simulados e provas anteriores da instituição escolhida, para conseguir responder ao que vai ser cobrado no vestibular”.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Márcio Guedes traz ainda outras dicas e orientações para auxiliar os candidatos:
Organize-se racional e emocionalmente! Seja organizado, pensando no plano A (o vestibular de final de ano) e no plano B (o vestibular de meio de ano), para os estudos e os exames. Tenha uma organização racional e emocional para não achar que o primeiro semestre “foi perdido” e se desestimular, caso não passe.
Monte um plano de estudos flexível! Quando não entramos em contato com certos assuntos, os esquecemos. Por isso, é importante tratar a preparação para a prova de forma estratégica e organizada, sempre observando o que costuma ser pedido nas provas (anteriores) da instituição para a qual vai prestar. Caso perceba que não está bem em alguma matéria, use a informação como feedback para melhorar nesse ponto.
Avalie a estatística ou “aposta racional” da prova! Ou seja, verifique a frequência daquele assunto na prova, nos últimos anos. Assim, é possível jogar esforço nas matérias adequadas — e não apenas naquelas em que não está tão bem. A estatística é a única informação disponível e os vestibulares tendem a seguir um padrão.
Não se cobre tanto! O resultado negativo nesses exames é normal, já que são poucas vagas e o tempo de preparação para a prova é menor. É um processo complexo, uma vez que é preciso resgatar o conteúdo de meses em semanas — e isso é audacioso. Não fique pessimista.
Não crie rótulos! Mesmo que resolva prestar a prova apenas como forma de vivenciar o ambiente, a relação com o relógio, a postura na hora da prova, entre outras questões, não se cobre se não for aprovado. Não crie rótulos, seja qual for o resultado, para não desistir do vestibular de final de ano.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Último dia de inscrições para o Vestibular Tradicional de Medicina ENIAC
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC
Estão abertas as inscrições para o Vestibular do curso de medicina do Centro Universitário de Excelência ENIAC, de Guarulhos/SP.
Vestibular de Medicina ENIAC
São oferecidas as seguintes modalidades de ingresso:
Vestibular Tradicional
25 vagas
Inscrições até 21/11
Prova em 24/11 (domingo)
Enem
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
20 vagas
Inscrições até 22/11
Notas válidas: Enem 2016, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23
Segunda Graduação
15 vagas
Inscrições até 20/11 (encerradas)
Prova em 24/11 (domingo)
As inscrições deve ser feitas pelo site: https://www.eniac.edu.br/medicina
Sobre o Curso
O curso de Medicina do Centro Universitário de Excelência Eniac é um dos mais inovadores e bem avaliados do país, com conceito máximo de qualidade pelo INEP/MEC e aprovação pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Combinando tecnologia de ponta e uma abordagem voltada para a comunidade, o curso oferece uma formação prática diferenciada através de parcerias estratégicas com campos de prática na região de Guarulhos e Alto Tietê. Os alunos contam com infraestrutura de última geração, incluindo simuladores de alta fidelidade e mais de 20 laboratórios de ponta, que proporcionam um aprendizado prático e eficaz, preparando-os para enfrentar os desafios da medicina moderna com segurança e competência.
O programa educacional é sustentado por uma equipe docente altamente qualificada, comprometida com a excelência e focada em formar médicos tecnicamente habilidosos e socialmente responsáveis. Com uma sólida base teórica e prática, o curso enfatiza a importância da integração com a comunidade, capacitando os futuros médicos a atenderem às necessidades da população com um olhar humanizado e tecnológico
No Eniac, o aprendizado vai além das salas de aula, preparando o aluno para ser um protagonista na área da saúde e um agente de transformação social.
Destaques:
ESTÁGIOS – O internato acontece durante o último ano do curso de Medicina. O Centro Universitário de Excelência ENIAC possui parcerias com diversas cidades e instituições para garantir que os alunos tenham acesso aos estágios.
ESTRUTURA – Tecnologia avançada preparando profissionais para desafios médicos complexos. O ENIAC tem mais de 20 laboratórios de ponta e robôs de simulação ultra realista.
prática intensiva – Preparamos alunos para situações reais, desenvolvendo habilidades clínicas fundamentais com práticas nos equipamentos médicos de saúde da escola SUS da região.
Experiência Real – São ferramentas valiosas para preparar os futuros médicos, proporcionando experiência prática pautada em tecnologia e inovação
Mais informações e inscrições: https://www.eniac.edu.br/medicina
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase do Vestibular da Fuvest?
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17). Veja quando sai a convocação para a próxima fase.
A primeira fase do vestibular Fuvest 2025, foi realizada no último domingo (17) e registrou a menor taxa de abstenção de sua história: 7,48%. Dos 107.333 inscritos, 8.031 não compareceram à prova. No ano passado, a taxa foi de 8,68%. Quando sai a lista de aprovados para a 2ª fase?
Confira abaixo a programação divulgada pela Fuvest:
- 2 de Dezembro de 2024 – Divulgação dos locais de prova da 2ª Fase e da lista de convocados para a 2ª Fase
- 9 a 12 de Dezembro de 2024 – Provas de Competências Específicas – Música (São Paulo e Ribeirão Preto)
- 15 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Português e Redação
- 16 de Dezembro de 2024 – às 13h – Provas da 2ª Fase – Disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida