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Como é calculada a nota do Enem – Método TRI

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O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 está chegando. São dois dias de provas: o primeiro no dia 03/11, com 90 questões e uma redação. No dia 10/11, haverá o segundo dia de teste, com mais 90 questões. E, nessa reta final, é comum que os estudantes tenham dúvidas em relação à metodologia da avaliação.

Como é calculada a nota do Enem

Método TRI

O método TRI (Teoria de resposta ao Item) é utilizado pelo Enem desde 2009 e é um dos tópicos que mais causam incertezas entre os estudantes. Dando um exemplo, se dois alunos acertaram 90, no total de 180 questões, provavelmente eles terão notas diferentes. Vinícius Freaza, Diretor de de Inovação Pedagógica da Evolucional, startup de educação baseada em dados, e que aplica o simulado do Enem, explica como isso é possível. Confira:

Como a TRI funciona

A metodologia de avaliação é utilizada em muitas partes do mundo, em exames como o ENEM e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no Brasil, e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o Scholastic Assessment Test (SAT), nos Estados Unidos. Diferente da Teoria Clássica dos Testes (TCT), que segue o princípio de que quanto mais itens um estudante acerta, maior é o seu conhecimento, o TRI tem como base o item, não a totalidade da prova. Ou seja, acertar 50% dos itens em uma avaliação não significa que a proficiência do aluno é igual a 50%: tudo depende de quais foram os itens respondidos.

TRI detecta os “chutes”

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Em uma prova de múltipla escolha, sempre é possível o acerto ao acaso, em que o estudante “chuta” uma das alternativas. A TRI leva esse aspecto em conta, com um conceito chamado de coerência pedagógica.

Para ilustrá-la, imagine uma prova com 10 itens, cada um com seus níveis de dificuldade conhecidos, e suponha que dois participantes, “A” e “B”, acertem, ambos, cinco questões cada um. No entanto, esses dois alunos não acertaram as mesmas questões.

Partindo do pressuposto de que o participante “A” acertou as questões mais fáceis e, a partir de um certo nível, passou a errar todas as outras, dizemos que esse é um comportamento esperado e, portanto, pedagogicamente coerente.

No entanto, o participante “B” errou as questões fáceis, mas acertou as mais difíceis da prova. Esse não é um comportamento coerente e podemos supor que os acertos das questões difíceis tenham sido casuais. Esses acertos também contribuirão para o incremento da nota final do Participante “B”, mas em menor medida do que se apresentassem coerência pedagógica, como os acertos do Aluno “A”.

Então é melhor deixar uma questão em branco ou “chutar”?

Uma interpretação equivocada do princípio da coerência pedagógica pode levar à conclusão de que é melhor deixar itens em branco do que escolher uma alternativa.

No entanto, o ENEM não aplica uma penalidade aos estudantes que acertam itens ao acaso: o que ele faz é diminuir a pontuação recebida por esses itens – que, mesmo assim, sempre será mais alta do que se ele tivesse deixado o item sem resposta.

Mitos da TRI

Diferentemente do que muitos acreditam, a nota calculada pelo ENEM em cada área do conhecimento não é um número que varia entre zero e 1000, com exceção da nota de redação, que não usa a TRI.

Na verdade, as notas podem assumir qualquer valor real, mas, dependendo das 45 questões que compõem a prova, cada edição do exame apresenta um nível mínimo e um máximo.

Fazendo uma simplificação didática, dizemos que, por exemplo, se a questão mais fácil da prova for de nível 200, um candidato que errou todas as questões provavelmente tem um nível menor do que 200, mas não podemos afirmar que é zero.

Usando a mesma simplificação para os níveis de proficiência mais altos, se a questão mais difícil da prova tem nível 800, afirmaremos que um candidato que acertou todas os itens da prova atingiu nível 800 ou mais.

Veja, na tabela a seguir, a relação das pontuações máximas e mínimas em algumas edições do ENEM e note que, em 2015, a nota máxima em Matemática extrapolou a marca dos 1000 pontos.

Pontuações máximas e mínimas em algumas edições do ENEM. Fonte: Radar ENEM (radarenem.com.br)

Tenha uma estratégia definida

Para maximizar seus resultados na prova, tenha em mente um plano de ação pré-estabelecido. Por exemplo, comece pelas questões mais fáceis (aquelas em que uma primeira leitura já é suficiente para dar uma boa indicação da resposta correta). Assim, você respeita a coerência pedagógica e, provavelmente, irá acertar as questões mais fáceis.

Deixe as perguntas mais difíceis, em que irá gastar de 10 a 15 minutos, para o final. Isso significa que você terá que ler a prova inteira e escolher os itens que irá resolver primeiro, em vez de simplesmente seguir a ordem em que eles aparecem. Mas o resultado tende a ser muito melhor com essa mudança de estratégia.

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Alunos de Jornalismo da PUC-SP têm experiências reais durante o curso

Os alunos são preparados para o mercado de trabalho de forma prática e dinâmica, alcançando grandes resultados

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Próximas edições serão nos dias 2 e 30/11, após o quadro Repórter CBN das 11h30

Muito conteúdo, trabalhos práticos, disciplinas voltadas para o mercado de trabalho e experiências reais. Assim é o curso de Jornalismo da PUC-SP. Lá, os alunos são preparados para o mercado de trabalho de forma prática e dinâmica, alcançando grandes resultados, tanto na sala de aula, quanto nas redações e emissoras de TV e rádio.

O projeto Universidades no Ar, da rádio CBN, consiste na elaboração de reportagens jornalísticas totalmente preparadas por estudantes para ir ao ar na rádio aos sábados. Os alunos são orientados pela profa. Mii Saki na elaboração das notícias, e as gravações são feitas no laboratório de rádio da PUC-SP.

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A segunda edição do programa, que abordou a influência do TikTok no mundo da música, contou com a participação da aluna Julia Takahashi e Thomaz Cintra. Os estudantes entrevistaram os produtores Rick Bonadio, Fabrício de Oliveira e a cantora Vânia Abreu.

Os alunos do último semestre do curso de Jornalismo Bruna Parrillo e Bruno Scaciotti desenvolveram o primeiro episódio do programa. Abordando a história da narração esportiva, os estudantes entrevistaram os jornalistas Vinicius Moura, Lucas Pereira e Leonardo Caporalini. Também abordaram o nascimento da função de narrador esportivo no Brasil e a importância das entonações durante as narrações.

Universidade no Ar é mais um projeto que evidencia que os estudantes de Jornalismo da PUC-SP aprendem na prática e contam com experiências reais. A Universidade dá prioridade para que os estudantes aprendam além da teoria, proporcionando práticas que conectam os conteúdos abordados em sala de aula com situações do mercado de trabalho.

Essa abordagem prática não só enriquece a formação acadêmica, mas também prepara os estudantes para os desafios profissionais, tornando-os mais competentes e confiantes em suas áreas de atuação. Ao final do curso, os alunos da PUC-SP saem prontos para fazer a diferença, munidos de uma bagagem teórica sólida e experiências práticas valiosas.

As próximas edições do programa serão nos dias 2 e 30/11, após o quadro Repórter CBN das 11h30.

Clique aqui e ouça a reportagem produzida pelos alunos Juia Takahishi e Thomaz Cintra.

Confira a reportagem da TVPUC: 

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Jornalismo.

Estudantes de todos os semestres do curso podem produzir reportagens e participar da agência de notícias Maurício Tragtenberg.

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Inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas vão até 21/10

Os interessados em ingressar no curso de medicina que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso.

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Vestibular de Medicina Unifenas 2021/2 tem inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 1º semestre de 2025 seguem abertas até o dia 21 de outubro. Os interessados em ingressar no curso que é oferecido em Alfenas e em Belo Horizonte encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

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3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 26 de outubro de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

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Locais de prova e horários – Vestibular UFPR 2025 – 1ª fase – Prova 20/10/24

Confira as recomendações e acesse os locais de prova da 1ª fase do vestibular da UFPR que acontece no próximo domingo (20/10).

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Vestibular UFPR 2024 Calendário

Candidatos inscritos para o Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem conferir o comprovante de ensalamento para a prova da primeira fase, que acontece no próximo domingo (20), a partir das 14h, em 11 cidades. O comprovante está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR) – www.nc.ufpr.br.

A recomendação do NC é para que os candidatos verifiquem seus locais de prova com antecedência e levem o comprovante de ensalamento impresso no dia da prova, evitando contratempos de última hora.

Horários

A prova será aplicada em 10 cidades do Paraná – Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo – e também em Joinville (SC).

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Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30. A prova terá início às 14h, mas os candidatos devem estar na sala no máximo às 13h40, para ouvir a leitura das instruções.

Estrutura da Prova

A prova da primeira fase terá 90 questões objetivas, de múltipla escolha, assim divididas: 18 questões de Português (12 de Língua Portuguesa e 6 relacionadas ao conteúdo de Literatura Brasileira); 8 de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano);  5 de Filosofia; 5 de Sociologia e 9 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

Estão inscritos para o Vestibular 2025 da UFPR 36.969 candidatos, dos quais, 2.317 são treineiros e 34.652 concorrem efetivamente a uma vaga. A grande maioria (27.345) fará a prova em Curitiba.

Neste vestibular, a UFPR oferece 5.254 vagas em 124 cursos, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

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