Siga-nos!

Dicas de Preparação

A vantagem de um curso tecnológico

Erra feio quem pensa que o curso tecnológico é inferior ou aquele que requer pouca capacidade intelectual

Publicado

em

Erra feio quem pensa que o curso tecnológico é inferior ou aquele que requer pouca capacidade intelectual

30/05/2008

* Por Juliana Ataíde

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Há quem ainda torça o nariz quando o assunto é um Curso Superior Tecnológico, por considerar que são cursos inferiores ou aquele que requer pouca capacidade intelectual. Infelizmente erra feio quem pensa assim, mas a razão de todo esse preconceito com estes cursos se deve ao fato do não conhecimento de sua estrutura e seu objetivo.

Os Cursos Superiores Tecnológicos (CST) tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver de forma plena e inovadora as atividades de um determinado eixo tecnológico e com capacidade de utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica. Estes cursos desenvolvem profissionais de perfis amplos, com capacidade de pensar em forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, que permita aos seus egressos prosseguirem seus estudos em nível de pós-graduação. Em outras palavras o CST alia o conhecimento às necessidades do mercado.

Estes cursos são constituídos de cultura, historicidade, atualidade e ética, tendo em vista o desenvolvimento social, integrado e sustentável da sociedade brasileira e a soberania nacional.

A grande vantagem do CST é o tempo de duração do curso, que em geral é de 2 a 3 anos, o que pode significar economia de tempo para aqueles que querem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, outra característica importante é o foco específico do curso onde o profissional estará certo de sua área de atuação.

A oferta de cursos tecnológicos superiores reflete a necessidade da sociedade, portanto sua denominação, carga horária, perfil do profissional egresso pode variar de uma região para outra do país, levando em consideração a vocação regional.

No começo da década houve um “boom” de CST oferecidos por instituições de ensino superior (IES) privadas em todo país, e para conter os abusos cometidos por algumas IES o Ministério da Educação criou o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia responsável por organizar e orientar a oferta destes cursos.

O Catálogo contempla as áreas de formação tecnológica em Agropecuária e Recursos Pesqueiros, Comércio e Gestão, Artes, Comunicação e Design, Construção Civil e Transportes, Lazer, Desenvolvimento Social e Turismo, Indústria, Química e Mineração, Informática e Telecomunicação e Meio Ambiente e Tecnologia de Saúde. Os cursos existentes que não se encaixam nessas áreas e nomes definidos pelo MEC devem mudar o currículo ou ficarão como cursos experimentais, até obterem “densidade tecnológica”, ou seja, serem aperfeiçoados até justificarem a criação de uma nova denominação.

A listagem de cursos apresentada neste Catálogo não esgota a possibilidade de novos cursos oferecidos no país, existe a possibilidade de inserção de novos cursos em experimentação que poderão futuramente integrar este Catálogo. Um Curso Superior Tecnológico também pode alterar sua denominação desde que ele cumpra com todas as adequações pertinentes ao Catálogo Nacional.

Para aqueles que se interessam e fazer um Curso Superior Tecnológico e não quer correr o risco de fazer um curso sem a certificação do MEC, é aconselhável pesquisar no site da instituição se existe menção a validade dos atos legais de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento que o regulam. A validade de um diploma de CST não está relacionada com a denominação do curso no Catálogo, portanto não se desespere se não encontrar referências de seu curso no Catálogo.

Estudos baseados no desenvolvimento da educação superior no Brasil mostram que menos de 1% dos estudantes buscam os cursos tecnológicos, e de certa forma isto é ruim para o desenvolvimento do país, pois nos países desenvolvidos o índice é de 29%. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em novembro de 2007, a indústria nacional não encontrou trabalhador qualificado para uma em cada quatro vagas abertas neste ano de 2007, pr

Destaque

O que é preciso para fazer vestibular em 2024?

Veja como funciona um vestibular e quem pode participar do processo seletivo.

Publicado

em

por

Quem for prestar vestibular em 2024 poderá optar por ingressar no 2º semestre deste ano ou no 1º semestre de 2025. Mas, afinal, o que é necessário para fazer vestibular em 2024?

Para os interessados no vestibular 2024/2, é fundamental já ter concluído o Ensino Médio. Sem isso, a matrícula não poderá ser realizada, mesmo que o candidato seja aprovado no vestibular.

O vestibular 2025 também é uma opção para quem está concluindo o Ensino Médio este ano.

O que é preciso para fazer vestibular em 2024?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Um vestibular funciona da seguinte forma:

  1. Publicação do edital com as regras do processo seletivo, formas de ingresso, vagas, datas, valores das taxas e conteúdo programático (que é o que cai no vestibular);
  2. Período de inscrições;
  3. Confirmação das inscrições;
  4. Divulgação dos locais de prova;
  5. Aplicação das provas;
  6. Divulgação dos resultados;
  7. Matrículas.

Recomendamos que acompanhe as instituições de seu interesse, pois essas informações são sempre publicadas em seus sites.

Continue lendo

Destaque

Vai prestar vestibular? Faça o seu melhor!

O que fazer, além de ter que dar conta num grande volume de conteúdo a ser estudado?

Publicado

em

por

vestibular

Muitas emoções e preocupações estão presentes na rotina de quem vai prestar vestibular, além de ter que dar conta de um grande volume de conteúdo a ser estudado. O que fazer?

Faça o seu melhor. Estude, se programe, treine com simulados, leia os livros recomendados e faça o vestibular. Se não der certo, veja onde errou, tente de novo. A disciplina é a chave para o sucesso.

Não é o fim do mundo não passar de primeira.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Um sonho custa caro, mas desistir custa um sonho”.

Continue lendo

Destaque

Férias de Julho x Vestibular: o que o vestibulando deve fazer?

As férias de julho chegaram e, para muitos vestibulandos, a dúvida paira no ar: é hora de descansar ou focar nos estudos?

Publicado

em

por

vestibular x férias de julho

As férias de julho chegaram e, para muitos vestibulandos, a dúvida paira no ar: é hora de descansar ou focar nos estudos? A resposta, como você já deve imaginar, não é tão simples. O ideal é encontrar um equilíbrio entre as duas coisas, aproveitando esse período para recarregar as energias e, ao mesmo tempo, dar aquela turbinada na preparação para o vestibular.

Separamos algumas dicas para esse período:

1. Encontre o seu ritmo:

  • Descanso é fundamental: Tire alguns dias para relaxar, curtir a família e os amigos, e se desligar um pouco dos livros. Dormir bem, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas são essenciais para manter o corpo e a mente em forma.
  • Mantenha a mente ativa: Mesmo descansando, não deixe o cérebro enferrujar. Leia livros, assista a filmes e documentários, faça palavras cruzadas, jogue jogos de tabuleiro… tudo que te ajude a manter a mente afiada e o aprendizado em dia, de forma leve e descontraída.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

2. Revise os conteúdos:

  • Faça um plano de estudos: Defina quais conteúdos você precisa revisar com mais atenção e organize seus estudos por dia ou semana. Use técnicas de memorização, mapas mentais e resumos para facilitar o aprendizado.
  • Pratique com simulados: Faça simulados online ou de seu cursinho para avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fortes e fracos. Essa é uma ótima maneira de se familiarizar com o formato da prova e treinar seu tempo.

3. Busque ajuda extra:

  • Tire suas dúvidas: Se você está com dificuldade em algum conteúdo específico, procure ajuda de um professor, monitor ou colega. Participe de grupos de estudo online ou presenciais para trocar experiências e aprender uns com os outros.
  • Explore recursos online: Existem diversos sites e canais no YouTube com videoaulas, exercícios e conteúdos gratuitos sobre os mais variados assuntos. Aproveite para complementar seus estudos e aprender de um jeito diferente.

4. Cuide da sua saúde mental:

  • Mantenha o foco: É normal sentir ansiedade e pressão nessa época do ano, mas lembre-se que o vestibular não define o seu futuro. Mantenha o foco nos seus objetivos e acredite em seu potencial.
  • Pratique técnicas de relaxamento: Yoga, meditação e exercícios de respiração podem te ajudar a controlar o estresse e a ansiedade. Tire um tempo para si mesmo todos os dias para relaxar e recarregar as energias.

5. Não perca tempo:

  • Evite procrastinação: Deixe de lado as redes sociais, o celular e qualquer outra coisa que possa te distrair durante os horários de estudo. Foque em uma tarefa por vez e cumpra suas metas.
  • Aproveite o tempo livre: As férias de julho são uma ótima oportunidade para fazer aquilo que você gosta. Mas lembre-se de ter moderação e não deixar de lado seus estudos completamente.

Lembre-se: as férias de julho são um período importante para o seu vestibular, mas também para você se divertir e descansar. Aproveite esse tempo da melhor forma possível e boa sorte nos estudos!

Continue lendo