Siga-nos!

Destaque

7 passos para escolher um cursinho pré-vestibular

Professores esclarecem principais dúvidas de pais e alunos sobre o que levar em conta na hora de escolher o curso pré-vestibular

Publicado

em

O ano de 2019 nem terminou e já iniciamos os planejamentos para 2020. Para estudantes que buscam passar no vestibular de cursos concorridos, os planos já precisam ser delineados, como a matrícula em cursos pré-vestibulares (cursinhos). São várias as dúvidas: Intensivo ou extensivo? Em qual momento investir em cada um deles? Depende do curso que quero seguir?

A seguir, Pollyana Fantini e Tatiana Carvalho, professoras da Salinha Bioquímica, especialistas em preparação para os vestibulares mais concorridos, esclarecem alguns desses questionamentos.

7 passos para escolher um cursinho pré-vestibular

1. O sucesso do aluno depende da qualidade do colégio/cursinho onde estuda?

É consenso que o protagonismo da vitória do aluno é sua própria disciplina e determinação. No entanto, fazer parte de escolas ou cursinhos de qualidade faz toda diferença. Quando a instituição de ensino é preparada, oferece ao aluno aulas de excelência e um material de qualidade que certamente aumentam as chances de sucesso do estudante.

2. Qual a principal variável que deve ser considerada na escolha da instituição de ensino?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre vários fatores, a equipe de professores é a que mais pesa na qualidade e motivação dos alunos ao longo do ano. Logo, essa é a variável mais importante. Vale buscar informações sobre o corpo docente e levar em consideração a experiência do grupo.

3. Quais outros aspectos devem ser avaliados?

Material utilizado e plantões são importantíssimos na fixação dos conteúdos aprendidos. Na Salinha Bioquímica, por exemplo, existem monitorias presenciais e pelo whatsapp, essa última com grande aceitação entre os alunos devido à praticidade. Não deixem de perguntar também a respeito dos simulados ao longo do curso.

A localização também deve ser levada em consideração. Muito tempo desperdiçado no trânsito ou esperando transporte levam o estudante à exaustão, diminuindo sua produtividade acadêmica.

4. E quanto ao número de alunos: salas pequenas ou grandes?

As duas trazem vantagens e desvantagens. Em salas maiores como acontece em pré-vestibulares é comum observar um grupo mais animado, com mais energia durante a aula.

Já em salas com pequeno número de alunos há maior chance de o professor avaliar o ritmo do aprendizado da turma uma vez que até aqueles mais tímidos se sentem mais a vontade em perguntar.

5. Quanto mais aula, melhor?

Não é bem assim. Cursinhos que oferecem pequena carga horária em sala de aula prejudicam o trabalho do professor, que precisa selecionar apenas alguns pontos para ensinar. Já a carga horária muito grande impede o aluno de estudar sozinho, ler o conteúdo e fazer exercícios, ações estas indispensáveis para o aprendizado. Logo, é preciso encontrar o equilíbrio.

6. Intensivo ou extensivo, qual modalidade escolher?

O intensivo é o curso no qual todo o conteúdo do ensino médio é revisado em cerca de 4 meses. É voltado para alunos que já tem uma boa base e muitas vezes só têm a oportunidade de estudar em um semestre.

O extensivo é o curso mais procurado. Ao longo de todo o ano, as matérias são passadas com maior riqueza de detalhes.

7. Quando devo investir em salinhas de disciplinas isoladas?

Para aqueles estudantes com boa base conteudista, geralmente que já estão tentando passar no vestibular há mais de um ano e que vão fazer Enem,além de outras provas, as salinhas de disciplinas isoladas são uma boa opção. Alunos que vão tentar Medicina, por exemplo, precisam de um conhecimento muito pesado em biologia e química para vestibulares específicos.

RECOMENDAMOS

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.

Publicado

em

por

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)

A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)

A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.

Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.

Continue lendo

Destaque

Unicamp encerra as inscrições do vestibular 2025 em 9 de setembro

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Unicamp, o Vestibular 2025 oferece 2.537 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos.

Publicado

em

por

vestibular unicamp 2025

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições para o Vestibular Unicamp 2025 até o dia 09 de setembro.

Vestibular Unicamp 2025

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página do Vestibular 2025. A taxa de inscrição é de 210,00 e a data de pagamento continua sendo a mesma: até dia 10 de setembro.

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Universidade, o Vestibular 2025 oferece 2.537 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2025 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. Uma das principais novidades do Vestibular Unicamp 2025 é que, pela primeira vez, as provas serão aplicadas no período da manhã, com início às 9 horas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2025 será realizada no dia 20 de outubro de 2024, e a segunda fase acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro de 2024. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 20 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 11 e 13 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2025 está disponível na página do Vestibular.

RECOMENDAMOS

Continue lendo