Siga-nos!

Destaque

Enem 2020: Veja os resultados de pedidos de isenção da taxa de inscrição

Quem justificou a ausência no Enem 2019 para solicitar o benefício também pode conferir os resultados.

Publicado

em

Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 - Exame Nacional do Ensino Médio

Os potenciais participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tenham pleiteado isenção da taxa de inscrição para a edição deste ano já podem consultar sua situação na Página do Participante.

Quem justificou a ausência no Enem 2019 para solicitar o benefício também pode conferir os resultados.

Enem 2020 resultados de pedidos de isenção

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisou os pedidos recebidos até o momento e deferiu todas as solicitações que comprovaram documentalmente os perfis de isenção definidos pelos editais do Enem.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O sistema segue aberto para envio de novos pedidos. Todas as justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas e futuros inscritos nesta situação já têm garantia a gratuidade de inscrição para o Enem 2020.

Agora, o Inep abre oportunidade para aqueles que não conseguiram comprovar pertencer ao perfil de isenção – e, portanto, tiveram seu pedido indeferido – de encaminhar documentação complementar para nova análise. A partir do dia 27 de abril, próxima segunda-feira, os interessados poderão enviar documentação que ateste a situação de solicitação de isenção, observando a opção escolhida, por meio da Página do Participante. Serão aceitos somente arquivos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. A lista com os documentos de comprovação aceitos está no final deste texto.

Os editais do Enem 2020 garantem gratuidade da taxa de inscrição para o participante que:

  • esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica; ou
  • tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei n. 12.799, de 10 de abril de 2013; ou
  • declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Inscrições para o Enem 2020 – É importante lembrar que a isenção não garante inscrição automática no exame. Todos os interessados deverão acessar a Página do Participante no período de 11 a 22 de maio e realizar sua inscrição para ter sua participação no Enem 2020 confirmada.

Durante as inscrições, o Inep irá conceder isenção, de ofício, para todos os inscritos que se encaixarem nos perfis descritos no edital, mesmo sem pedido formal durante a oportunidade aberta pelo instituto. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem Digital. Aqueles que não se encaixarem nos perfis de isenção deverão realizar a inscrição nos prazos e critérios estabelecidos e efetuar o pagamento da taxa para ter sua inscrição confirmada.

Destaque

Resultado – Prouni 2025 – 1ª chamada

Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025, foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) às 18h (horário de Brasília) desta terça-feira, 4 de fevereiro.

Os inscritos deverão conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Esta edição do programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905 são parciais.  

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Documentação– De acordo com oEdital nº 2/2025, o prazo para entrega da documentação dessa primeira chamada será de 4 a 17 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico.  

A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação fisicamentenos locais de oferta de curso em que houver candidatospré-selecionados,nos horários de funcionamento da instituição.  

Continue lendo

Destaque

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

O prazo começa nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).

Publicado

em

por

Candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 já podem efetuar sua inscrição. O prazo começa nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).

Gratuitas e em formato exclusivo pela internet, as inscrições devem ser realizadas por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, os resultados devem ser divulgados no próximo dia 18.

Ao todo, 67 mil vagas serão disponibilizadas, sendo 50% reservadas para o Fies Social, modalidade que atende estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“No dia 18 de fevereiro, será divulgado o resultado da pré-seleção na chamada única, quando será necessária a complementação da inscrição, que poderá ser preenchida dos dias 19 a 21 de fevereiro. Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do financiamento será formalizada”, informou o MEC.

Candidatos que não forem pré-selecionados, segundo a pasta, entram automaticamente na lista de espera, conforme a ordem de classificação. “Haverá novas pré-seleções da lista de espera no período de 25 de fevereiro a 9 de abril”.

Entenda

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

A modalidade Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, se destina ao atendimento de estudantes de baixa renda. A versão, de acordo com o MEC, visa a oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Destaque

Resultado – Vestibular Tradicional UnB 2025 – 1ª chamada

A Universidade de Brasília (UnB) divulga hoje, 3, a relação dos candidatos aprovados em primeira chamada no vestibular tradicional 2025.

Publicado

em

por

Vestibular Unb 2023

A Universidade de Brasília (UnB) divulga hoje, 3, a relação dos candidatos aprovados em primeira chamada no vestibular tradicional 2025.

Vestibular UnB 2025

A consulta aos nomes dos 2.112 aprovados pode ser feita por meio da página do Cebraspe, a partir das 17 horas.

As provas foram aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro de 2024.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

No dia 7 de fevereiro será publicada a relação de aprovados no PAS 3.

Continue lendo