Siga-nos!

Dicas de Preparação

Não vale desanimar

Prestou vestibular no ano passado e não foi chamado não desanime. Veja dicas para quem vai tentar o vestibular mais uma vez este ano

Publicado

em

Prestou vestibular no ano passado e não foi chamado não desanime. Veja dicas para quem vai tentar o vestibular mais uma vez este ano

25/02/2010

Por Prof. Dr. Maurício Gozzi

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Você que prestou vestibular no ano passado e não foi chamado não deve desanimar. Mas este ano, tome algumas precauções para que em seu novo ano de estudos consiga elevar os seus conhecimentos até o nível exigido pelo seu curso.

Em primeiro lugar, você deve ter em mente a nota necessária para ser aprovado em seu curso de interesse. Esta informação, que pode ser conseguida nos sites das próprias universidades, deve ser convertida em porcentagem, e este será o seu objetivo a ser alcançado.

Estatisticamente falando, vale mais a pena tirar notas médias em todas as matérias do que ir muito bem em uma matéria e ir muito mal em outra. Assim, o melhor a fazer é não negligenciar nenhuma das oito disciplinas que serão cobradas em sua prova. O que acontece normalmente é que, às vezes, o candidato tem facilidade em alguma matéria e por causa disso, deixa de estudá-la. Este é um erro grave! Pois é justamente esta matéria que, se bem preparada, dará ao candidato as maiores oportunidades de bom desempenho.

Você deve saber de antemão quantas horas de estudo você realmente poderá se dedicar por dia. Você que já passou por um ano de estudos, sabe, a esta altura, as coisas que lhe fazem descumprir o planejamento. Bem, fuja delas! Planeje (e cumpra…) estudar de segunda a sexta, e deixar o sábado para a leitura da literatura obrigatória. O domingo deve ser reservado para o descanso. Já para aqueles que só podem estudar nos finais de semana, deixe pelo menos, a tarde do domingo livre – não se esqueça que o estresse físico pode diminuir o seu rendimento.

Uma vez que o tempo de estudo está definido, você deve dividi-lo de forma a cobrir todas as disciplinas de sua prova, e dar uma certa ênfase -um pouco mais de tempo – àquelas que você tem mais dificuldade, que você poderá reconhecer como sendo aquelas que suas notas foram mais baixas no vestibular passado.

Se você está fazendo cursinho, siga o conteúdo na mesma velocidade e na mesma ordem de seu cursinho. Se estiver estudando por conta própria, comece do início do livro de cada disciplina, sem pular capítulos.

Faça, pelo menos uma vez por mês, um simulado de todas as matérias – neste momento, calcule em porcentagem o seu desempenho, compare com o seu objetivo e, se estiver abaixo, veja quais as matérias que diminuíram sua nota. Planeje novamente seus estudos mudando a ênfase – aquele tempinho a mais – para estas matérias. Não se satisfaça até que você tenha o desempenho necessário para passar em seu curso, individualmente em cada disciplina.

Se estiver fazendo cursinho, não se esqueça de entregar pelo menos uma redação a cada quinze dias, e se estiver estudando por conta própria, considere a possibilidade de contratar uma professora de Português para corrigir as suas redações e fazer comentários. Esta parte não dá para fazer sozinho.

Como dica complementar, procure exercer alguma atividade física regular, mesmo que leve, durante a semana. Esta prática irá diminuir seu nível de estresse, aumentar a oxigenação do seu cérebro e lhe proporcionará um sono de melhor qualidade, ou seja, restaurador. Não se esqueça de alimentar-se bem, sem ficar períodos muito longos sem comer e não deixe, em hipótese alguma, de acreditar na sua capacidade de alcançar o seu objetivo. O vestibular é mesmo um funil muito apertado, mas sempre haverá espaço para os candidatos realmente dedicados.

Boa sorte,
Prof. Dr. Maurício Gozzi

* O Prof. Dr. Maurício Gozzi é o Coordenador Pedagógico do Oficina do Estudante (www.oficinadoestudante.com.br).

Quer comentar esta matéria ou sugerir alguma idéia? Escreva para info@sejabixo.com.br.

Destaque

O que é preciso para fazer vestibular em 2024?

Veja como funciona um vestibular e quem pode participar do processo seletivo.

Publicado

em

por

Quem for prestar vestibular em 2024 poderá optar por ingressar no 2º semestre deste ano ou no 1º semestre de 2025. Mas, afinal, o que é necessário para fazer vestibular em 2024?

Para os interessados no vestibular 2024/2, é fundamental já ter concluído o Ensino Médio. Sem isso, a matrícula não poderá ser realizada, mesmo que o candidato seja aprovado no vestibular.

O vestibular 2025 também é uma opção para quem está concluindo o Ensino Médio este ano.

O que é preciso para fazer vestibular em 2024?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Um vestibular funciona da seguinte forma:

  1. Publicação do edital com as regras do processo seletivo, formas de ingresso, vagas, datas, valores das taxas e conteúdo programático (que é o que cai no vestibular);
  2. Período de inscrições;
  3. Confirmação das inscrições;
  4. Divulgação dos locais de prova;
  5. Aplicação das provas;
  6. Divulgação dos resultados;
  7. Matrículas.

Recomendamos que acompanhe as instituições de seu interesse, pois essas informações são sempre publicadas em seus sites.

Continue lendo

Destaque

Vai prestar vestibular? Faça o seu melhor!

O que fazer, além de ter que dar conta num grande volume de conteúdo a ser estudado?

Publicado

em

por

vestibular

Muitas emoções e preocupações estão presentes na rotina de quem vai prestar vestibular, além de ter que dar conta de um grande volume de conteúdo a ser estudado. O que fazer?

Faça o seu melhor. Estude, se programe, treine com simulados, leia os livros recomendados e faça o vestibular. Se não der certo, veja onde errou, tente de novo. A disciplina é a chave para o sucesso.

Não é o fim do mundo não passar de primeira.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Um sonho custa caro, mas desistir custa um sonho”.

Continue lendo

Destaque

Férias de Julho x Vestibular: o que o vestibulando deve fazer?

As férias de julho chegaram e, para muitos vestibulandos, a dúvida paira no ar: é hora de descansar ou focar nos estudos?

Publicado

em

por

vestibular x férias de julho

As férias de julho chegaram e, para muitos vestibulandos, a dúvida paira no ar: é hora de descansar ou focar nos estudos? A resposta, como você já deve imaginar, não é tão simples. O ideal é encontrar um equilíbrio entre as duas coisas, aproveitando esse período para recarregar as energias e, ao mesmo tempo, dar aquela turbinada na preparação para o vestibular.

Separamos algumas dicas para esse período:

1. Encontre o seu ritmo:

  • Descanso é fundamental: Tire alguns dias para relaxar, curtir a família e os amigos, e se desligar um pouco dos livros. Dormir bem, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas são essenciais para manter o corpo e a mente em forma.
  • Mantenha a mente ativa: Mesmo descansando, não deixe o cérebro enferrujar. Leia livros, assista a filmes e documentários, faça palavras cruzadas, jogue jogos de tabuleiro… tudo que te ajude a manter a mente afiada e o aprendizado em dia, de forma leve e descontraída.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

2. Revise os conteúdos:

  • Faça um plano de estudos: Defina quais conteúdos você precisa revisar com mais atenção e organize seus estudos por dia ou semana. Use técnicas de memorização, mapas mentais e resumos para facilitar o aprendizado.
  • Pratique com simulados: Faça simulados online ou de seu cursinho para avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fortes e fracos. Essa é uma ótima maneira de se familiarizar com o formato da prova e treinar seu tempo.

3. Busque ajuda extra:

  • Tire suas dúvidas: Se você está com dificuldade em algum conteúdo específico, procure ajuda de um professor, monitor ou colega. Participe de grupos de estudo online ou presenciais para trocar experiências e aprender uns com os outros.
  • Explore recursos online: Existem diversos sites e canais no YouTube com videoaulas, exercícios e conteúdos gratuitos sobre os mais variados assuntos. Aproveite para complementar seus estudos e aprender de um jeito diferente.

4. Cuide da sua saúde mental:

  • Mantenha o foco: É normal sentir ansiedade e pressão nessa época do ano, mas lembre-se que o vestibular não define o seu futuro. Mantenha o foco nos seus objetivos e acredite em seu potencial.
  • Pratique técnicas de relaxamento: Yoga, meditação e exercícios de respiração podem te ajudar a controlar o estresse e a ansiedade. Tire um tempo para si mesmo todos os dias para relaxar e recarregar as energias.

5. Não perca tempo:

  • Evite procrastinação: Deixe de lado as redes sociais, o celular e qualquer outra coisa que possa te distrair durante os horários de estudo. Foque em uma tarefa por vez e cumpra suas metas.
  • Aproveite o tempo livre: As férias de julho são uma ótima oportunidade para fazer aquilo que você gosta. Mas lembre-se de ter moderação e não deixar de lado seus estudos completamente.

Lembre-se: as férias de julho são um período importante para o seu vestibular, mas também para você se divertir e descansar. Aproveite esse tempo da melhor forma possível e boa sorte nos estudos!

Continue lendo