Blog do Vestibulando
Como pagar a faculdade
por Marina Ogawa
Você passou no vestibular de uma universidade particular e o próximo passo a se pensar é: “como pagar a faculdade?”. Infelizmente, existem cursos que possuem mensalidades muito altas, o que impossibilita alguns estudantes de prosseguirem com os estudos ou até mesmo de iniciá-los. Para isso, é bom realizar um planejamento financeiro e decidir quais as opções que mais se adequam ao seu perfil (e ao seu bolso).
As opções de financiamentos existentes são: ProUni, FIES e financiamento de instituições privadas, como os bancos, por exemplo.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ProUni é o mais vantajoso, por isso, verifique se você se encaixa no perfil solicitado pelo programa. Caso seu perfil não seja o solicitado, procure pelo FIES e depois por financiamentos de instituições privadas.
ProUni (Programa Universidade para Todos)
O que é
Programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Tipo de bolsas
O ProUni oferece dois tipos de bolsas, a integral (estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio) e a parcial (estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos)
FIES (Financiamento Estudantil)
O que é
Programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Com o FIES, o aluno passa a pagar seu curso apenas depois de formado.
Tipos de bolsas
Existem três situações:
I – Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 salários mínimos:
a) até 100% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60%;
b) até 75% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% e menor de 60%;
c) até 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
II – Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 10 salários mínimos e menor ou igual a 15 salários mínimos:
a) até 75% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40%;
b) de 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
III – Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 15 salários mínimos e menor ou igual a 20 salários mínimos:
a) de 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20%.
Financiamento de instituições privadas
Algumas instituições de ensino possuem parcerias com bancos ou programas de créditos (como o Pra Valer), que variam de empresa para empresa.
Consulte se a instituição na qual você está ingressando possui algum tipo de convênio, e caso você possua conta em banco, pergunte ao seu gerente sobre possíveis financiamentos para universitários.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Blog do Vestibulando
Dá para fazer faculdade pagando até 150 reais de mensalidade? Sim!
Fizemos uma pesquisa no Quero Bolsa e descobrimos que existem opções de R$ 150
A economia tá difícil, a grana anda curta, mas você tem vontade (e necessidade) de fazer faculdade. Como equilibrar tudo isso? Fizemos uma pesquisa no Quero Bolsa e descobrimos que existem opções de cursos de graduação que custam até 150 reais de mensalidade. Isso mesmo!
Clique aqui para fazer sua consulta no site do Quero Bolsa.
Como conseguir seu curso com Bolsa no Quero Bolsa
Se liga no nosso tutorial para conseguir seu curso com desconto:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa reúne bolsas de estudo em mais de 6.000 parceiros entre faculdades e escolas de todo o Brasil. Pra conseguir sua bolsa com a gente, não é necessário comprovar renda ou analisar crédito e também não é necessário ter a nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
Você também não paga mais nada depois de se formar, nós não somos um financiamento.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Blog do Vestibulando
10 cursos mais concorridos nos vestibulares
O sejabixo! realizou uma pesquisa com informações dos vestibulares de 33 faculdades de todo o Brasil para chegar aos cursos mais concorridos. Veja abaixo o resultado:
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Blog do Vestibulando
Como funciona um curso de Graduação a Distância?
Graduação a Distância
Segundo o Ministério da Educação não há um modelo único de educação a distância. Os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos.
A natureza do curso e as reais condições do cotidiano e necessidades dos estudantes são os elementos que irão definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada, bem como a definição dos momentos presenciais necessários e obrigatórios.
A maioria das instituições que oferecem cursos de graduação a distância utilizam o sistema de tele-aulas e o aluno deve se dirigir ao pólo presencial, pelo menos uma vez por semana, para assistir as aulas, realizar atividades e provas. Tutores são disponibilizados para orientar e ajudar os alunos em qualquer dúvida.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os cursos de graduação a distância exigem muita dedicação e organização dos alunos, pois também são solicitadas semanalmente leituras e tarefas complementares.
Desde que a instituição seja credenciada pelo MEC para oferecer os cursos a distância, o diploma é válido da mesma maneira que o diploma de um curso presencial.
PREÇO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Além da flexibilidade, outra vantagem está no baixo valor da mensalidade. No curso de Administração, por exemplo, o valor da mensalidade do curso EAD pode custar 30% do valor da mensalidade do curso presencial. Nas instituições públicas e vinculadas a UAB (Universidade Aberta do Brasil) não são cobradas mensalidades.
ONDE FAZER UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA?
Selecionamos abaixo algumas instituições que oferecem cursos de graduação a distância:
Universidade Anhembi Morumbi (www.anhembi.br)
Universidade Metodista de São Paulo (www.metodista.br)
Universidade Estácio de Sá (www.estacio.br)
Universidade Federal de São Carlos (www.uab.ufscar.br)
Universidade Luterana do Brasil (www.ulbra.br)