Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular UFSC 2020.2 e 2021 – livros e programa de disciplinas
O Vestibular 2020.2 tem provas previstas para julho e o Vestibular 2021 será realizado em dezembro
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a lista de leituras obrigatórias para os próximos dois concursos vestibulares (Vestibular UFSC 2020.2 e Vestibular UFSC 2021).
O Vestibular 2020.2, com provas previstas para julho, e o Vestibular 2021, que será realizado no mês de dezembro deste ano, ainda não possuem edital, mas as obras obrigatórias e o Programa de Disciplinas para ambos os processos seletivos já podem ser acessados. O Programa de Disciplinas é o documento com o conteúdo programático utilizado na elaboração das provas.
Para os livros obrigatórios, a Coperve recomenda a leitura integral das obras, bem como o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação de textos e o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros. É indicado também que o candidato conheça o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra. Confira as listas, abaixo:
Leituras para o Vestibular UFSC 2020.2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Obra / Autor / Editora
Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira
Leituras para o Vestibular UFSC 2021
Obra / Autor / Editora
Cemitério dos vivos (romance) / Lima Barreto / Disponível online
De amor e amizade (crônicas) / Clarice Lispector / Rocco
Fazenda Modelo (novela) / Chico Buarque / Civilização Brasileira
Negro (Org. Zilma Gesser Nunes) / Cruz e Sousa / Caminho de dentro
Boca do inferno (romance biográfico) / Ana Miranda / Cia das Letras
Ânsia eterna (contos) / Júlia Lopes de Almeida / Disponível online
Conteúdo programático
O Programa das Disciplinas é baseado nas disposições legais para a realização do Concurso Vestibular UFSC/2020.2 da UFSC, para a seleção de alunos para ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2020, e do Concurso Vestibular UFSC/2021, para ingresso no ano letivo de 2021 que tem os seguintes objetivos:
> Língua portuguesa e literária brasileira
A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pretende verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação, bem como a capacidade de análise de recursos linguísticos em diferentes contextos de uso.
> Redação (produção textual)
A redação tem como objetivo avaliar a produção textual escrita do candidato a partir de um tema articulado a um texto (verbal e/ou visual) motivador, de acordo com o gênero textual/discursivo solicitado, seja ele crônica, conto, carta, artigo de opinião, dissertação escolar etc. Diante das propostas apresentadas, cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema definido e escolher a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos linguísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção textual: a redação de vestibular.
Espera-se que o candidato não só identifique e desenvolva o tema de acordo com o gênero textual/discursivo proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados e informações, elaborar argumentos, ou expressar-se subjetivamente, em conformidade com a proposta escolhida.
> Segunda língua
A prova da segunda língua (Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão e também, apenas para o Vestibular 2021, Libras) prioriza o uso da linguagem através de textos autênticos e/ou didáticos; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico e literário. Tendo em vista a prioridade dada à compreensão textual, o candidato deverá mostrar domínio do vocabulário e da estrutura da língua. Os aspectos gramaticais serão avaliados preferencialmente através da compreensão dos textos.
> Matemática
A prova de Matemática visa avaliar o domínio da linguagem básica e a compreensão dos conceitos fundamentais da Matemática, assim como sua aplicação em situações-problema diversas, o relacionamento entre eles e com outras áreas de conhecimento.
> Biologia
Baseado na análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o aprendizado a ser avaliado em Biologia deve permitir a compreensão da natureza viva e dos limites dos diferentes sistemas explicativos, a contraposição entre os mesmos e a compreensão de que a ciência não tem respostas definitivas para tudo, sendo uma de suas características a possibilidade de ser questionada e de se transformar.
> História
Com o presente programa pretende-se oferecer ao vestibulando um elenco de temas históricos significativos que possam servir de guia para os seus estudos. Para a prova de História, o Vestibular requer do candidato estar habilitado para identificar, analisar, interpretar e relacionar os acontecimentos históricos, nos quais os grupos sociais e os resultados das suas ações são mais representativos que os indivíduos isoladamente.
> Geografia
Os conhecimentos apresentados têm como objetivo básico permitir a compreensão da gênese e das transformações das diferentes organizações territoriais e os múltiplos fatores que neles intervêm, como produto das relações de poder. O domínio dos saberes fundamentais da Geografia deve contribuir para analisar e comparar, interdisciplinarmente, as relações entre a preservação e degradação da vida na Terra, tendo em vista o conhecimento da sua dinâmica e a globalização dos fenômenos nas diferentes escalas.
> Filosofia
O presente programa expõe as competências e conhecimentos em filosofia demandados para a realização do vestibular e fundamenta-se na compreensão de dois clássicos:
– Platão: A República (livro I e II)
– Kant: Prefácio à segunda edição e Introdução da obra: Crítica da razão pura.
> Sociologia
O presente programa expõe as competências e conhecimentos em sociologia demandados para a realização do vestibular. Entende-se que a sociologia é a ciência das relações dos seres humanos entre si e com seu ambiente em suas formas de manifestação coletiva, gerando influências sobre as dimensões individual, institucional e social. Entende-se ainda que as competências e conhecimentos de sociologia devam permitir aos estudantes do Ensino Médio analisar, interpretar e compreender criticamente a natureza do mundo social no qual se encontram, mobilizando para isso diferentes perspectivas. O programa se baseia no reflexo desta compreensão sobre os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de sociologia.
> Física
A Física é uma das mais antigas ciências da natureza e tem por objetivo aprofundar o conhecimento do homem sobre a realidade que o cerca, procurando representar e descrever os fenômenos naturais, através de modelos conceituais – da estrutura da matéria à do Universo –, que constituem suas leis fundamentais. As leis físicas traduzem as relações entre as grandezas físicas envolvidas nos fenômenos naturais e são expressas em linguagem matemática, uma das linguagens da Física. Espera-se dos candidatos que sejam capazes de compreender as leis fundamentais da Física, como representação de modelos que procuram traduzir a harmonia e a organização do Universo, e que dominem as operações fundamentais da matemática, necessárias para a compreensão e a aplicação das leis físicas na solução de questões em nível do seu estudo no Ensino Médio.
> Química
A Química é uma ciência que estuda as substâncias, sua composição, estrutura e propriedades. Dentre as propriedades, ressalta-se a obtenção de materiais essenciais para o progresso científico e tecnológico da sociedade contemporânea. As discussões associadas a conceitos e fenômenos químicos permeiam temas como tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, alimentos e energia, dentre muitos outros, que propiciam aos estudantes:
– analisar elementos, relações ou princípios aplicados a contextos atuais da ciência e da tecnologia;
– utilizar códigos, representações e nomenclaturas da Química para caracterizar materiais, substâncias
e suas transformações;
– avaliar implicações ambientais, econômicas e sociais relacionadas à produção e consumo de recursos
energéticos.
Os detalhes sobre o conteúdo podem ser lidas no Edital do Vestibular 2020-2 ou do Vestibular 2021.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
UFPR abre inscrições do Processo Seletivo Simplificado Enem
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
O Processo Seletivo Simplificado Enem (PSS Enem) é um mecanismo alternativo de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As vagas ofertadas por meio desse processo são remanescentes do Vestibular e visam facilitar o acesso de estudantes e reduzir o número de vagas ociosas na universidade.
PSS ENEM
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2025, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
A seleção é feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem se inscrever estudantes que tenham realizado o Enem entre 2020 e 2024 e que concluam o Ensino Médio até o fim do prazo para envio dos documentos para registro acadêmico (10 de fevereiro).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As 704 vagas estão distribuídas em cursos da UFPR em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Vestibular Fatec Piracicaba 1º semestre de 2025 tem valor acessível para inscrição
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro
Estão abertas as inscrições para o vestibular Fatec Piracicaba para o primeiro semestre de 2025 até as 15h do dia 12 de dezembro, e nesta edição, o valor da inscrição foi reduzido para R$ 60,00. Os cursos superiores gratuitos oferecidos pela unidade são: Alimentos, Biocombustíveis e Gestão Empresarial. O exame será realizado as 13 horas do dia 12 de janeiro de 2025, no prédio da Fatec Piracicaba.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br por meio preenchimento da ficha, do questionário socioeconômico e do pagamento da taxa. No momento da inscrição, é possível escolher cursos em primeira e segunda opções. Para o curso superior de tecnologia em Alimentos serão oferecidas 20 vagas; para o curso superior de tecnologia em Biocombustíveis serão oferecidas 24 vagas, para o curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial serão oferecidas 34 vagas para o turno matutino e 34 vagas para o turno noturno.
Acréscimo de pontuação
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibular Fatec Piracicaba concede acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% a afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública. Quem estiver nas duas situações, recebe 13% de acréscimo na pontuação. O candidato que desejar utilizar a nota da prova objetiva do Enem poderá colocar a opção no ato da inscrição. Todas as condições estão descritas no manual do candidato disponível no site de inscrição.
Serviço
Vestibular Fatec 1º semestre 2025
Período de inscrições: até as 15 horas do dia 12 de dezembro de 2024 pelo site www.vestibular.fatec.sp.gov.br
Data do exame: 12 de janeiro de 2025 (às 13h no prédio da Fatec Piracicaba)
Informações: 19 3429-3600
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições para vestibular de Medicina na Suprema Juiz de Fora terminam dia 25/11
A Suprema oferece 60 vagas para o curso de Medicina no campus mineiro, com prova presencial no dia 1o de dezembro