Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

O que pode cair no 2º dia de provas do Enem 2019

Professores da área de Exatas do Galois dão dicas sobre o que estudar na reta final do exame

Publicado

em

Enem 2019 - Exame Nacional do Ensino Médio

No próximo domingo, 10/11, acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, com a realização das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. Nesta reta final, nada como dicas preciosas para relembrar pontos importantes das matérias e se preparar para fazer o concurso com segurança.

Os professores de Física, Química, Biologia e Matemática do Colégio Galois separaram conteúdos relevantes que valem uma revisão nesses últimos momentos. Confira:

Enem 2019 – Dicas para a Prova 10/11

Matemática

O professor do Galois Daniel Wanzeller lembra que prova de Matemática do Enem tem abordado diversos assuntos, entre eles análise combinatória, probabilidade, estatística, geometria plana (circunferência, círculo, semelhança de triângulos), geometria espacial – principalmente prismas e pirâmides – equações, trigonometria do triângulo retângulo, funções de 1º e 2º graus, logaritmos e, em especial, grandezas proporcionais e porcentagem. “Esses dois últimos assuntos têm grande importância devido à quantidade de questões nas provas, em diferentes níveis de dificuldade. Em porcentagem, por exemplo, o candidato deve saber que ela representa um número que se refere a algum outro valor. Por isso, ele deve prestar muita atenção na interpretação do texto, pois a prova costuma tentar confundir o candidato. Na hora de estudar, é importante que o aluno sempre identifique a quem a porcentagem se refere, em cada um dos exercícios. Essa informação está sempre no texto da questão”. Além desses conteúdos, Wanzeller chama atenção para a Matemática Financeira, matéria presente nos últimos dois anos. “É bom ficar atento a como funciona o pagamento a prazo e em parcelas”, observa.

Física

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para um bom resultado na prova de Física, segundo o professor Marcus Vinicius, do Colégio Galois, é importante atenção especial ao enunciado das questões apresentadas, gráficos e contextos relacionados ao cotidiano. “As aplicações de Hidrostática e eletromagnetismo no cotidiano também são bem pertinentes na prova do Enem e caem com uma certa frequência. Por isso é interessante que o aluno faça uma revisão em temas como Princípio de Arquimedes, Princípio de Pascal e indução eletromagnética”, afirma Marcus.

Ele chama atenção ainda para o tema “energia”, que permeia várias frentes da Física, tais como: Termologia, Dinâmica, Ondulatória e Eletrodinâmica, entre outras. “Podemos destacar a Eletrodinâmica e a Ondulatória como dois assuntos de grande incidência nas últimas provas. Em Eletrodinâmica, os circuitos elétricos simples e o conceito de Potência Elétrica devem ser bem estudados pelos candidatos. Já em Ondulatória a parte sobre os Fenômenos Ondulatórios tem sido figurinha certa nessa coleção”, aposta.

Química

O professor Euclides Chacon, coordenador de Química do Colégio Galois, lembra que as questões do Enem exigem do aluno interpretação e propostas de intervenção para situações problemas. Porém, na Química ainda há questões que cobram o conteúdo puro e seco, assemelhando-se aos vestibulares tradicionais. “Os assuntos de Química que aparecem com maior frequência nas provas do Enem são Química Ambiental, Estequiometria, Termoquímica e Química Orgânica (identificação de funções e isomeria)”, destaca Chacon.

Biologia

Para Francisco Otaviano Nery – o Chico – professor de Biologia do Colégio Galois, é importante uma preparação com ênfase em Ecologia, Fisiologia Humana, Evolução, Citologia e Genética. “Minha que aposta ainda é na preparação mais completa, sem muita profundidade, mas conhecendo bem os conceitos básicos que possibilitam fazer uma inter-relação entre as várias áreas da Biologia”, ressalta. “Saúde Pública sempre é importante, reconhecendo as principais características das parasitoses que afetam humanos. Botânica e Zoologia têm sido cobradas, associadas a outros conteúdos. Neste assunto, é importante o reconhecimento dos principais grupos animais e vegetais”, afirma.

Em Ecologia, o professor alerta que os ciclos biogeoquímicos – como o ciclo da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio – estão caindo em várias questões do Enem e merecem atenção. “Eles são importantes processos que ocorrem na natureza para garantir a reciclagem e interação desses elementos com o meio ambiente e seres vivos, permitindo o funcionamento adequado de um ecossistema. Desta forma, é muito importante compreender bem esses ciclos, seus desdobramentos, aplicações e envolvimento nos impactos ambientais. Atenção ao ciclo do carbono, que está sendo muito cobrado na parte de aquecimento global e biocombustíveis, e ao do nitrogênio, que aparece muito em questões relacionadas à agricultura, como rotação de culturas e adubação verde”, explica.

Chico destaca ainda que vale uma revisão na parte da Genética. “É frequente que caiam questões principalmente de Genética Molecular. A interpretação do que é um gene, como funciona e como se expressa, as alterações que você pode propiciar modificando esse gene com inúmeros objetivos, como no caso da produção de transgênicos, medicamentos e criação de novos organismos. Tudo isso vem sendo abordado. O Enem sempre cobra essa parte, que envolve a aplicação de conhecimentos básicos de genética molecular. Não é tanto o processo em si, mas é preciso ter o conhecimento para interpretar corretamente a situação apresentada”, finaliza.

RECOMENDAMOS

Destaque

Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

Publicado

em

por

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.

Processo seletivo

O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
  • 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.

A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.

Sobre o curso

O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.

As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.

Programas de Residência Médica

Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.

Mais informações

Clique aqui para consultar o edital completo e obter mais detalhes

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Inscrições abertas para o Vestibular 2025.2 da FCMSCSP

Vestibular 2025.2 da Faculdade oferece 84 bolsas para cursos da área da saúde

Publicado

em

por

Faculdade da Santa Casa de São Paulo abre inscrições para o Vestibular 2022

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 – segundo semestre.

Os cursos disponíveis são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

Processo Seletivo

As inscrições vão até 26 de maio e podem ser feitas de três formas:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

– Nota do ENEM

– Segunda graduação

– Prova tradicional, que será realizada em 1º de junho, às 9h30, com o local divulgado na Área do Candidato a partir de 29 de maio.

Àqueles que optarem pela nota do ENEM devem enviar o Boletim Individual de Desempenho no ato da inscrição. Os candidatos que optarem pela segunda graduação devem enviar o histórico escolar no ato da inscrição.

Bolsas de estudo

A Faculdade oferece 84 bolsas de estudo filantrópicas, distribuídas entre as 594 vagas disponíveis. As bolsas são concedidas com base no perfil socioeconômico dos candidatos aprovados e classificados.

Para participar do processo de concessão da Bolsa Filantrópica, o candidato deve:

  • Indicar essa opção no momento da inscrição
  • Ser aprovado e classificado no processo seletivo
  • Atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital

Alguns dos requisitos, por exemplo, estão:

  • Renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%)
  • Renda de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)

Os candidatos interessados deverão preencher a ficha socioeconômica e enviar a documentação até o dia 26 de maio por meio.

Clique aqui para mais informações.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação

A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

Publicado

em

por

Vestibular Estadual 2021 UERJ - Horários, duração, locais de prova e outras informações

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.

De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.

A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.

Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.

Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação

Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.

Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.

O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.

RECOMENDAMOS

Continue lendo