Notícias dos Vestibulares e Enem
Você sabe como é a segurança da prova do Enem?
Operação para realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019 começa na sala segura, que guarda as provas, até a aplicação do exame

A cada ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avança no uso de tecnologia para que todas as etapas do exame sejam realizadas com a máxima segurança e sigilo. A implantação de novos processos e ferramentas tecnológicas também veio para facilitar a integração entre todos os parceiros institucionais da maior prova do ensino médio.
As ações de segurança são necessárias desde a elaboração de questões da prova na “sala segura”, um ambiente com rígido controle de acesso, até a aplicação do exame, que acontece em mais de 10 mil locais de exame para 5,1 milhões de pessoas inscritas.
Toda essa operação para realização do Enem é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para a edição deste ano, por exemplo, o Inep estabeleceu no edital do Enem que, se o celular emitir algum som durante a realização das provas, mesmo que esteja dentro da embalagem lacrada, o participante será eliminado.
A medida foi uma sugestão da Polícia Federal, uma das instituições parceiras no planejamento e operação do Enem. O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, lembra que “além de desligar o aparelho, o inscrito deve desativar todos os alarmes ligados”.
As inovações complementam outros procedimentos adotados ao longo dos anos. Em 2017, as provas e os cartões de resposta passaram a ser personalizados com informações de cada candidato. Além disso, nos locais de aplicação, equipamentos de detecção de ondas magnéticas vêm sendo usados com o objetivo de captar emissões de frequência de aparelhos eletrônicos.
Mussi lembra ainda que desde 2016, a digital de todos os participantes é colhida nos dois dias de aplicação de provas. “Essa é uma das principais medidas de segurança para evitar fraudes”, afirmou o diretor.
Longo caminho
A preparação do Enem começa muito antes de o participante chegar na sala de aplicação. São impressas 10,3 milhões de provas nominais, enviadas em 54 mil malotes, que seguem para as 11.227 coordenações em todo o território nacional. Só o transporte mobiliza 31 mil pessoas.
A primeira remessa de provas deixa a gráfica um mês antes do exame. A distribuição com antecedência garante que os malotes cheguem com segurança aos locais de mais difícil acesso.
Com o objetivo de auxiliar os parceiros institucionais na gestão dos recursos empregados nas atividades de segurança da aplicação dos exames, o Inep desenvolveu o Sistema Integrado de Gestão de Ativos de Segurança (Sigas). O aplicativo de celular integra os envolvidos na logística de distribuição e segurança na realização do Enem. O instituto prepara ainda manuais para a operação e capacitação presencial de operadores da ferramenta.
Logística
Além dos representantes do Inep, estão envolvidos na logística:
- Oficiais das polícias militares, responsáveis pelos Centros Integrados de Comando e Controle estaduais;
- Representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas;
- Polícia Federal;
- Polícia Rodoviária Federal;
- Coordenadores estaduais dos Correios;
- Coordenadores estaduais do consórcio aplicador, composto pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e;
- Ministério da Defesa, por meio do Exército Brasileiro.
“Nos últimos 10 anos, o Inep avançou em muitos quesitos. Todas essas entidades envolvidas, cada uma especializada em uma área, seja na distribuição, impressão ou logística, trouxeram mais segurança tanto para o participante quanto para o Inep”, completou o diretor do Inep.
Enem 2019
O Inep recomenda que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve os dois para a sala do exame. Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para realizar o exame, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina São Camilo está com inscrições abertas
As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025.

As inscrições para o curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo estarão abertas até o dia 15 de maio de 2025. O edital, que oferece 90 vagas, sendo duas reservadas para o Processo Seletivo – IB e duas para o ABITUR, já está disponível. O curso, com duração mínima de 12 semestres, terá início no 2º semestre de 2025, em período integral. Podem se candidatar aqueles que possuem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, e a seleção será baseada no desempenho no vestibular.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br. Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa de R$ 440,00, por meio de boleto bancário.
Processo seletivo
O exame será em única fase e a prova será realizada em 8 de junho de 2025, das 14h às 19h, em unidades do Centro Universitário. Os resultados serão divulgados nos sites da Vunesp (www.vunesp.com.br) e do Centro Universitário São Camilo (www.saocamilo-sp.br), conforme o seguinte cronograma:
- 1ª chamada: 8 de julho de 2025, a partir das 16h.
- 2ª chamada: 16 de julho de 2025, a partir das 16h.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Candidatos convocados na segunda chamada devem confirmar interesse em vagas remanescentes no site da Vunesp, entre 10h de 9 de julho e 18h de 11 de julho de 2025.
A confirmação de interesse por eventuais vagas remanescentes será considerada condição obrigatória para os candidatos que não foram convocados para a 1ª Chamada concorrerem às chamadas subsequentes, obedecidos a ordem de classificação e o termo de interesse de vaga.
Sobre o curso
O curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo é reconhecido pela excelência na formação médica. Com nota 4 no ENADE e conceito 4 no CC (segundo o MEC), o curso também foi acreditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) , recebendo um selo de prestígio internacional. Essa acreditação, reconhecida pela World Federation of Medical Education, permite que os egressos se candidatem a residências médicas na Europa, EUA e Canadá.
As aulas práticas começam já no 2º semestre, com atividades em laboratórios de alta tecnologia e estágios em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e centros de especialidades próprios e conveniados. Um dos destaques é a Clínica-escola PROMOVE São Camilo, que oferece assistência à população socioeconomicamente vulnerável e promove formação multiprofissional.
Programas de Residência Médica
Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece programas de Residência Médica em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Geriatria, Cirurgia Geral, Radiologia, Terapia Intensiva, Mastologia, Oncologia, Medicina Paliativa e Dor. Esses programas são aprovados pelo Ministério da Educação e incentivam a continuidade da formação dos egressos sob a base Camiliana.
Mais informações
Clique aqui para consultar o edital completo e obter mais detalhes
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições abertas para o Vestibular 2025.2 da FCMSCSP
Vestibular 2025.2 da Faculdade oferece 84 bolsas para cursos da área da saúde

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 – segundo semestre.
Os cursos disponíveis são: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.
Processo Seletivo
As inscrições vão até 26 de maio e podem ser feitas de três formas:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
– Nota do ENEM
– Segunda graduação
– Prova tradicional, que será realizada em 1º de junho, às 9h30, com o local divulgado na Área do Candidato a partir de 29 de maio.
Àqueles que optarem pela nota do ENEM devem enviar o Boletim Individual de Desempenho no ato da inscrição. Os candidatos que optarem pela segunda graduação devem enviar o histórico escolar no ato da inscrição.
Bolsas de estudo
A Faculdade oferece 84 bolsas de estudo filantrópicas, distribuídas entre as 594 vagas disponíveis. As bolsas são concedidas com base no perfil socioeconômico dos candidatos aprovados e classificados.
Para participar do processo de concessão da Bolsa Filantrópica, o candidato deve:
- Indicar essa opção no momento da inscrição
- Ser aprovado e classificado no processo seletivo
- Atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos em edital
Alguns dos requisitos, por exemplo, estão:
- Renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais (100%)
- Renda de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%)
Os candidatos interessados deverão preencher a ficha socioeconômica e enviar a documentação até o dia 26 de maio por meio.
Clique aqui para mais informações.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular Uerj 2026 abre inscrições para o 1º Exame de Qualificação
A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Uerj e acontece no dia 8 de junho.

A partir desta terça-feira (15), serão abertas as inscrições para o 1º Exame de Qualificação (EQ1) do Vestibular Estadual 2026. A prova faz parte do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e acontece no dia 8 de junho. Até o dia 6 de maio podem se candidatar os interessados que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio, pelo site do Vestibular Uerj.
De acordo com a diretora do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Marcia Gonçalves, os candidatos serão submetidos a uma prova sem “pegadinhas” ou “surpresas”, que pode ser um instrumento de aprendizagem aos estudantes que se dispõem a viver essa experiência. “Durante o exame, serão testadas habilidades e competências que investigam se os candidatos estão antenados com as questões mais significativas do mundo atual: seja a sociedade brasileira, sejam as relações internacionais”, adianta Marcia.
A seleção terá duas fases e seguirá o modelo tradicional adotado pela Universidade. A etapa inicial é composta pelos dois Exames de Qualificação, com questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Após aprovação nas primeiras provas, o candidato estará apto a realizar o Exame Discursivo, que engloba redação e dois testes específicos, selecionados de acordo com a opção de curso.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Além dos conteúdos das quatro áreas de conhecimento, o processo seletivo também aborda noções de livros de literatura, escolhidos a partir de consulta pública realizada na Revista Eletrônica do Vestibular Uerj. Para o 1º EQ, o conto indicado é “Amor”, presente no livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. Já para o 2º EQ, a obra indicada é “Senhora”, de José de Alencar.
Vale lembrar que, caso o candidato não obtenha aprovação no 1º EQ, poderá tentar novamente no 2º EQ. Apenas a maior nota será considerada para a etapa seguinte. Não é obrigatório participar dos dois EQs, mas, se o candidato quiser, deverá se inscrever nos dois exames separadamente.
Como se preparar para o 1º Exame de Qualificação
Uma importante fonte de estudo para os exames é a Revista Eletrônica do Vestibular Uerj, onde estão disponíveis todas as provas de vestibulares anteriores com questões comentadas. “São materiais fontes de inspiração para elaborar questões e simulados, como muitos cursos preparatórios fazem. Os candidatos podem fazer as provas e/ou checar se uma questão ‘difícil’, na realidade, foi ‘fácil’, por exemplo”, indica a diretora do Dsea.
Outra forma de preparação para o 1º EQ é acompanhar o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual. Produzida pelo Dsea desde 2017, a iniciativa promove debates gratuitos sobre os livros indicados para o processo seletivo. A primeira palestra será sobre o conto “Amor”, de Clarice Lispector, ministrada pelo professor Flávio Carneiro, no dia 27 de maio, às 15h, no Auditório 11, no 1º andar do campus Maracanã.
O Ciclo de Palestras será transmitido e gravado pela TV Uerj, ficando à disposição dos interessados a partir de então. Próximo a cada evento, abrem-se inscrições online para a participação presencial.