Siga-nos!

Enem e Pré-vestibular: dois em cada três alunos sofrem de ansiedade

Tecnologia brasileira pode ser aliada dos jovens para aumentar em até 40% a capacidade de concentração

Publicado

em

Faltam três meses para prova do Enem e para os vestibulares mais importantes do país e os estudantes já buscam algumas táticas para se dar bem nas provas. A escolha da profissão, faculdades concorridas, pressão familiar, autoestima e rotina intensa de estudos, são situações enfrentadas por jovens que buscam vagas nas faculdades mais disputadas do Brasil, em busca de uma oportunidade para seguir carreira.

Segundo levantamento feito com 1.046 vestibulandos do Rio Grande do Sul, 56,3% deles apresentam sintomas de ansiedade, em maior ou menor grau. Outro estudo com 141 alunos demonstrou que aproximadamente 61,7% sentem-se estressados, sendo o desgaste psicológico o mais predominante, seguido de mal-estar físico. Um terço dos jovens pode desenvolver problemas psiquiátricos que poderá prejudicar sua vida profissional.

Outra consequência do estresse e da ansiedade excessiva é afetar o desempenho do aluno durante as provas. “O mal pode prejudicar áreas nobres do cérebro, como o córtex pré-frontal. Se um estudante sabe muito sobre a matéria que será avaliada no Enem ou no vestibular, mas está em desgaste emocional, físico e mental, provavelmente terá dificuldades em exibir seu conhecimento. Pode dar o famoso ‘branco’ durante as provas”, explica Marco Fábio Coghi, químico, fisioterapeuta e um dos maiores especialistas em biofeedback do país. “Estudos realizados nos Estados Unidos demostram que os resultados obtidos é inversamente proporcional à ansiedade: quanto maior a ansiedade durante as provas, pior é o resultado obtido”.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Game contra o estresse

Dicas comuns para controle de estresse nem sempre trazem resultado entre os jovens. Em um momento em que tudo está acontecendo ao mesmo tempo, recomendar exercícios físicos, práticas de ioga e pensamento positivo são alternativas que os jovens têm dificuldade em apostar. Pra isso, a tecnologia e os games – que atraem tanto a garotada – são aliados mais eficazes.

“Os jovens se identificam com jogos no computador e, por isso, os softwares de biofeedback – que apresentam resultados comprovados contra o estresse e ansiedade – podem ser muito úteis nesta fase”, explica Coghi.

No país, foi desenvolvido pela NPT – Neuropsicotronics, incubada do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de São Paulo, uma tecnologia pioneira denominada cardioEmotion que mede as respostas fisiológicas do coração e, por meio de um programa de computador com 9 jogos interativos, auxilia no reequilíbrio das emoções. Os games propõem dinâmicas simples controladas pela concentração, atenção focada, imaginação criativa e pela respiração, que ajudam a promover a variabilidade da frequência cardíaca. Ao jogar, a pessoa recebe notas de 0 a 10 conforme o desempenho alcançado. Quanto menor a nota, maior o estado de desequilíbrio do sistema nervoso autônomo. “A resposta dos exercícios é imediata e vista em tempo real. Recomendamos práticas diárias de 20 minutos como ferramenta complementar-integrativa que vai ajudar o organismo a se reequilibrar para esta fase tão difícil”, completa Marco.

RECOMENDAMOS

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias dos Vestibulares e Enem

IBMR inscreve para o vestibular de 19/10

Biomedicina, Veterinária e Nutrição estão entre os cursos com vagas abertas para o Vestibular 2025 do IBMR, no RJ, neste sábado (19)

Publicado

em

por

Ainda dá tempo de se inscrever para o Vestibular 2025 do Centro Universitário IBMR. A prova poderá ser feita online no próximo fim de semana (19/10), das 9h às 20h30.

Integrante do Ecossistema Ânima, o IBMR tem inscrições abertas para ingresso no Ensino Superior por meio de nota do Vestibular Tradicional. Os candidatos vão concorrer às vagas para estudar nas três unidades do IBMR localizadas na Barra, no Catete e em Botafogo. O candidato pode fazer a inscrição através do site da instituição.

Neste semestre, o IBMR oferece vagas para cursos de graduação como Psicologia, Biomedicina, Direito, Medicina Veterinária, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Ciência da Computação, Administração, entre outros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O centro universitário oferece cursos de graduação nas modalidades de bacharelado ou tecnólogo. A diferença é que o bacharelado é mais longo e possui disciplinas mais teóricas. Já na modalidade de tecnólogo, a duração é mais curta, com foco na parte prática.

O IBMR possui nota 5 no Ministério da Educação (MEC), que é a nota máxima. E conta com infraestrutura e laboratórios de última geração, clínica escola para diversos cursos da área da Saúde, que promovem a parte prática do ensino, corpo docente qualificado, alguns professores com capacitações internacionais, e projeto acadêmico com foco no empreendedorismo dos alunos.

Vestibular IBMR

Inscrições: até 19 de outubro

Informações: ibmr.br 

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Alunos de Jornalismo da PUC-SP têm experiências reais durante o curso

Os alunos são preparados para o mercado de trabalho de forma prática e dinâmica, alcançando grandes resultados

Publicado

em

por

Próximas edições serão nos dias 2 e 30/11, após o quadro Repórter CBN das 11h30

Muito conteúdo, trabalhos práticos, disciplinas voltadas para o mercado de trabalho e experiências reais. Assim é o curso de Jornalismo da PUC-SP. Lá, os alunos são preparados para o mercado de trabalho de forma prática e dinâmica, alcançando grandes resultados, tanto na sala de aula, quanto nas redações e emissoras de TV e rádio.

O projeto Universidades no Ar, da rádio CBN, consiste na elaboração de reportagens jornalísticas totalmente preparadas por estudantes para ir ao ar na rádio aos sábados. Os alunos são orientados pela profa. Mii Saki na elaboração das notícias, e as gravações são feitas no laboratório de rádio da PUC-SP.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A segunda edição do programa, que abordou a influência do TikTok no mundo da música, contou com a participação da aluna Julia Takahashi e Thomaz Cintra. Os estudantes entrevistaram os produtores Rick Bonadio, Fabrício de Oliveira e a cantora Vânia Abreu.

Os alunos do último semestre do curso de Jornalismo Bruna Parrillo e Bruno Scaciotti desenvolveram o primeiro episódio do programa. Abordando a história da narração esportiva, os estudantes entrevistaram os jornalistas Vinicius Moura, Lucas Pereira e Leonardo Caporalini. Também abordaram o nascimento da função de narrador esportivo no Brasil e a importância das entonações durante as narrações.

Universidade no Ar é mais um projeto que evidencia que os estudantes de Jornalismo da PUC-SP aprendem na prática e contam com experiências reais. A Universidade dá prioridade para que os estudantes aprendam além da teoria, proporcionando práticas que conectam os conteúdos abordados em sala de aula com situações do mercado de trabalho.

Essa abordagem prática não só enriquece a formação acadêmica, mas também prepara os estudantes para os desafios profissionais, tornando-os mais competentes e confiantes em suas áreas de atuação. Ao final do curso, os alunos da PUC-SP saem prontos para fazer a diferença, munidos de uma bagagem teórica sólida e experiências práticas valiosas.

As próximas edições do programa serão nos dias 2 e 30/11, após o quadro Repórter CBN das 11h30.

Clique aqui e ouça a reportagem produzida pelos alunos Juia Takahishi e Thomaz Cintra.

Confira a reportagem da TVPUC: 

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Jornalismo.

Estudantes de todos os semestres do curso podem produzir reportagens e participar da agência de notícias Maurício Tragtenberg.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Prazo final para usar a nota do ENEM no curso de Medicina da FMP termina nesta quinta

Após essa data, os candidatos ainda podem se inscrever no vestibular, que será realizado no dia 24 de novembro.

Publicado

em

por

Os interessados em ingressar no curso de medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), concorrendo a uma vaga através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), precisam registrar o interesse até o final desta quinta-feira (17/10).

A Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) se destaca por sua abordagem inovadora, que alia excelência acadêmica e uma formação profundamente humanizada e tecnológica. Com quase 60 anos de história e mais de 5 mil médicos formados, a instituição não apenas prepara profissionais tecnicamente capacitados, mas também agentes de transformação social, comprometidos com o cuidado integral ao paciente e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nossos cursos de graduação, pós-graduação e residência médica, multiprofissional e em área profissional da saúde se sustentam no SUS. Além disso, temos cinco equipes de Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada de atendimento e manutenção da saúde das pessoas. O SUS justifica a forma como ensinamos até hoje. Essa é a nossa luta e o nosso maior valor”, destaca a diretora geral da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Há também a possibilidade de os candidatos efetuarem as inscrições para o vestibular de Medicina da UNIFASE/FMP, que seguem abertas até o dia 14 de novembro e devem ser feitas no site: www.unifase-rj.edu.br/vestibular-fmp-medicina. A prova será aplicada em 24 de novembro. É possível obter mais informações sobre a UNIFASE/FMP no site: www.unifase-rj.edu.br.

RECOMENDAMOS

Continue lendo