Siga-nos!

Revisão bem feita pode fazer a diferença na hora do vestibular, afirma especialista

Organização e rotina de estudos auxiliam na reta final de preparação

Publicado

em

A menos de um mês do Enem e com a aproximação dos principais vestibulares, revisar o conteúdo visto pode ser decisivo no desempenho dos estudantes nas provas. Entretanto, é necessário seguir algumas orientações para aproveitar ao máximo os últimos momentos de aprendizado.

Especialista em vestibulares e diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo destaca a importância de os estudantes se organizem e criarem uma rotina para revisar todas as disciplinas.

“Na primeira fase dos vestibulares todas as matérias são exigidas, portanto, é fundamental que não deixem de lado nenhuma disciplina, mesmo aquelas que o aluno já esteja seguro. Selecionar as matérias que devem ser estudadas em cada dia pode ajudar na organização e captação de conteúdos revistos”, afirma Tasinafo.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Como o cérebro humano aprende por repetição e condicionamento, outra dica que pode auxiliar os estudantes, é destacar nos livros e apostilas o que de mais importante foi estudado e que merece ser lido outras vezes.

Método prático de revisão, criar o hábito de refazer as provas dos anos anteriores também pode ajudar. Segundo Tasinafo, essa é uma forma de conhecer as particularidades e sentir o nível de exigência de cada prova.

“Solucionar provas antigas dos vestibulares é um recurso que leva a revisar um conteúdo e nível muito parecido com o que estudante irá encontrar no momento dos testes. Além disso, realizar os simulados preparatórios frequentemente, permite que o aluno administre o tempo e desenvolva a paciência e controle da ansiedade, que podem fazer a diferença na prova”.

Precauções

Apesar de ser uma prática positiva, é preciso tomar cuidado para que o processo de revisão não sobrecarregue a preparação e acabe influenciando negativamente no desempenho nas provas.

“Revisão é muito importante, mas precisa ser feita conscientemente para não prejudicar os diversos meses de aprendizado. Os alunos que deixaram para última hora e entram em uma verdadeira batalha contra o tempo são os que correm mais riscos de não conseguir administrar e estudar os conteúdos essenciais das provas”, alerta Tasinafo.

Maior vestibular do país desde 2009, a prova do Enem será aplicado no dia 26 e 27 de outubro. Logo em seguida, no dia 10 de novembro, será a vez da Unicamp, uma das mais importantes universidades do Brasil. Duas semanas depois, no dia 24, é a vez do segundo maior vestibular do país, a Fuvest, que conta com cerca de 150 mil inscritos anualmente.

Assessoria de Imprensa – Oficina do Estudantewww.oficinadoestudante.com.br

Sobre a Oficina

A Oficina do Estudante foi fundada em 1995, na cidade de Campinas-SP, com a proposta inicial de atender a estudantes que buscavam melhorar o desempenho escolar ou aprofundar conhecimentos. Já em seu segundo ano de vida, foi aberta a primeira turma Pré-Vestibular da Oficina, com uma proposta inovadora para a época: salas com número reduzido de alunos, com o propósito de facilitar a integração entre estudantes e professores. Desde então, os resultados alcançados tem sido surpreendentes, com excelentes índices de aprovação nas principais Universidades públicas do Brasil, sobretudo na Unicamp.

Atualmente, a Oficina do Estudante é referência nacional em qualidade de ensino, utilizando o Sistema Didático Etapa e contando com professores formados nas melhores Universidades do Brasil, muitos deles com título de mestre e/ou doutor. Nos últimos 5 anos, oferecendo carga horária diferenciada de plantões de dúvidas e simulados periódicos, a instituição conseguiu contribuir para aprovação de mais de 3.000 jovens nas melhores Universidades públicas, com destaque para Unicamp – 5% das vagas oferecidas anualmente por essa universidade são ocupadas por ex-alunos da Oficina do Estudante, todos eles provenientes de sua única unidade localizada

RECOMENDAMOS

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Horários, locais e orientações – Vestibular Estadual Uerj 2025 – 2º Exame de qualificação

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida.

Publicado

em

por

vestibular uerj 2023

Acontece, neste domingo (8/9), o 2º Exame de Qualificação para o Vestibular 2025 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A informação foi confirmada pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da instituição, que, ao lado da Reitoria, garantiu, em negociações com o movimento estudantil, a segurança dos candidatos no decorrer do processo seletivo nos três campi ocupados – Maracanã, Faculdade de Formação de Professores (FFP) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – e nas demais unidades.

“As negociações foram feitas no sentido de assegurar que nesses três locais as provas aconteçam seguindo os princípios de tranquilidade e segurança dos candidatos, resguardando a lisura do processo seletivo na totalidade. Também está garantida a acessibilidade dos atendimentos especiais oferecidos”, afirma a diretora do Dsea, Marcia Gonçalves.

A prova é uma segunda chance para quem não fez o primeiro Exame, ocorrido em junho, ou deseja melhorar a pontuação obtida. De acordo com o Dsea, há 41.152 candidatos inscritos para esta prova, que terá 60 questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos aprovados em pelo menos um dos Exames de Qualificação estarão aptos a se inscrever no Exame Discursivo, a segunda fase do Vestibular, composto por uma redação e dois testes específicos, a partir da opção de curso.

Orientações e Locais de Prova

Os portões abrem às 8h e a prova começa às 9h. Não será permitida a entrada de candidatos após esse horário. O acesso ao campus Maracanã será pelo Portão 5, na Rua São Francisco Xavier. Já a entrada no Pavilhão João Lyra Filho se dará pela porta principal do prédio, bem em frente ao portão.

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto, o cartão de confirmação de inscrição (CCI) e caneta esferográfica preta ou azul de corpo transparente.

Para consultar os locais de prova e acessar o cartão de inscrição, acesse https://www.vestibular.uerj.br/?page_id=14286. Mais informações pelo telefone (21) 2334-0669 ou pelo e-mail vestibular@dsea.uerj.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vai prestar engenharia? Veja uma lista com 5 das melhores faculdades de São Paulo

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores.

Publicado

em

por

Escolher uma boa faculdade de engenharia é uma decisão importante e envolve a consideração de vários fatores. Aqui está uma lista com 5 das melhores faculdades de engenharia no estado de São Paulo:

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP)

Localizada na capital, a POLI-USP é a mais prestigiada faculdade de engenharia do Brasil, com cursos em diversas áreas e forte foco em pesquisa e inovação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP)

A UNESP possui diversos campi, e o campus de Guaratinguetá é especialmente reconhecido pela sua qualidade na área de engenharia, com cursos de alto nível e boa infraestrutura.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Localizado em São José dos Campos, o ITA é uma referência internacional em engenharia aeronáutica, mecânica e eletrônica. É uma das instituições mais difíceis de ingressar devido ao seu alto nível de exigência.

Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM-UNICAMP)

A UNICAMP, localizada em Campinas, é uma das principais universidades do país e oferece uma excelente formação em engenharia, especialmente nas áreas de mecânica, elétrica e computação.

Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)

Com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, o Instituto Mauá é uma instituição privada renomada, com forte enfoque na formação prática e ligação com o mercado de trabalho, destacando-se em engenharia mecânica, elétrica e civil.

Essas faculdades são altamente reconhecidas pela qualidade do ensino, infraestrutura e a proximidade com o mercado e a pesquisa científica.

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Prazo para inscrição no vestibular 2025 da Unicentro vai até este domingo (8/9)

São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação

Publicado

em

por

Vestibular Unicentro 2022 terá novo formato

O prazo de inscrição para o Vestibular 2025 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está chegando ao fim. Os interessados podem se inscrever até este domingo, 8 de setembro. São ofertadas 1.140 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação, nos câmpus universitários de Guarapuava – Santa Cruz e Cedeteg, Irati e nos câmpus avançados de Chopinzinho, Pitanga, Prudentópolis e Coronel Vivida.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página do Vestibular da universidade. Depois de preencher o formulário com os dados pessoais, o candidato deve pagar a taxa no valor de R$ 170.

Uma novidade no Vestibular 2025 da Unicentro vai facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior: A partir desta edição, os candidatos aos cursos de graduação na modalidade Licenciatura são isentos da taxa de inscrição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O pedido de isenção também pode ser feito até 8 de setembro. Para ter direito ao benefício, o candidato deve comprovar, no ato da inscrição, que concluiu ou que está matriculado na última série do Ensino Médio, anexando documento comprobatório.

COTAS – Das vagas ofertadas, 20% são reservadas para estudantes de escola pública; 5% para autodeclarados negros e 5% para Pessoa com Deficiência (PcD). Todas as orientações, documentação necessária e modelos de autodeclaração e laudos também estão disponíveis no Manual do Candidato.

PROVAS – As provas do Vestibular Unicentro 2025 serão realizadas em 13 de outubro de 2024, nas cidades de Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis. Na avaliação, os candidatos respondem um total de 60 questões, além da redação.

RECOMENDAMOS

Continue lendo